Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Representantes do IFG, UFG, IF Goiano e UEG realizam reunião sobre projeto de formação para a inclusão
Inclusão

O projeto terá materiais digitais com acessibilidade para pessoas com deficiência

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2017, 14h17
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h45
Representantes das instituições tratam de projeto e da divulgação

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 23 de maio, nova reunião com representantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) para tratar de um projeto de formação para inclusão. Além do grupo que está trabalhando no projeto, participaram deste encontro representantes dos setores de comunicação do IFG, IF Goiano e UFG, que conheceram a proposta de identidade visual para o projeto e que irão, em conjunto, elaborar e executar as ações de divulgação.

Na proposta de identidade visual apresentada por bolsistas do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), toda a concepção está focada na acessibilidade. A identidade visual apresenta, desde os detalhes como a escolha das cores, da tipologia e das mídias integradas, além da presença em destaque da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conceitos da acessibilidade informacional. Nessa perspectiva, o conteúdo é trabalhado de maneira com que não haja a uma prevalência ou um grau de importância maior para o texto do que para os elementos audiovisuais.
“Normalmente quando há um vídeo com tradução para Libras, ela fica em uma janela no cantinho. A proposta que apresentamos muda essa forma e não deixa a acessibilidade em segunda escala em relação ao texto”, ressalta o bolsista Mateus Francisco Feitosa, que junto com o bolsista Nicolás Gualtieri fez a apresentação da proposta do Ciar.
A diretora do Núcleo de Acessibilidade (SINACE/UFG), professora Vanessa Helena Santana Dalla Déa, informa que o projeto terá como público-alvo, num primeiro momento, os docentes. “Vamos ofertar um curso aberto online em massa em que, além de professores, estará aberto para quem tiver interesse no tema”. De acordo com Vanessa, “a partir de agora, que há cota para pessoas com deficiência, acreditamos que vai aumentar significativamente o número de alunos com alguma diversidade, seja baixa visão ou outra”.

Divulgação
A pedagoga Zildaelei Maria Santana, da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG), apresentou a necessidade dos setores de comunicação estarem integrados no projeto de agora em diante, para que os materiais de divulgação possam apresentar o projeto, o site que será desenvolvido e o um evento que as quatro instituições públicas de ensino vão realizar, possivelmente, no mês de setembro. Esse evento marcará o lançamento oficial dos materiais que estão sendo desenvolvidos.

Diversidade
O coordenador de Direitos Humanos e Diversidade da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) após conhecer a proposta visual, fez uma colocação acerca da importância da diversidade das pessoas com deficiência estar contemplada no projeto, sejam eles estudantes com deficiência física, visual, auditiva e intelectual, evitando-se a prevalência de um tipo.
Também participaram da reunião a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Inclusão Social do IF Goiano, Leigh Maria de Souza; o diretor da Diretoria de Educação a Distância do IFG, Júlio César dos Santos e o coordenador de Ensino do Centro de Ensino Aprendizagem em Rede (Cear) da UEG, Eude de Sousa Campos.

Acesse mais fotos.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG.