Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia convida comunidade para programação comemorativa dos seus 80 anos
Início do conteúdo da página
80 ANOS CÂMPUS GOIÂNIA

Câmpus Goiânia convida comunidade para programação comemorativa dos seus 80 anos

Evento será realizado no domingo, 3 de julho, e contará com caminhada por pontos históricos na região central, apresentações culturais, premiações, exposição fotográfica e muito mais

  • Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 15h32
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 08h05
Pórtico do câmpus marcou a entrada da comunidade às atividades do Batismo Cultural de Goiânia, realizado em 5 de julho de 1942
Pórtico do câmpus marcou a entrada da comunidade às atividades do Batismo Cultural de Goiânia, realizado em 5 de julho de 1942

No próximo domingo, dia 3 de julho, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), em parceria com a prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agetul), realiza uma programação especial aberta a toda comunidade em comemoração aos seus 80 anos. O evento dá início às festividades em celebração à inauguração do câmpus, ocorrida em 5 de julho de 1942, data em que também foi realizado o Batismo Cultural de Goiânia, evento que apresentou a nova capital de Goiás para o Brasil e teve parte da sua programação realizada no prédio do câmpus.

A programação inicia às 7 horas, com a realização de uma caminhada por pontos turísticos e históricos de Goiânia, localizados na região central da cidade. A concentração ocorrerá no Câmpus Goiânia. Serão visitados monumentos históricos e que compõem o acervo arquitetônico e urbanístico da Capital, como a Estação Rodoviária, Teatro Goiânia, Grande Hotel, entre outros. O percurso passará também pelo Mercado Popular da Rua 74, Rua do Lazer, Praça do Bandeirante, Praça Cívica e Bosque dos Buritis. Para participar da caminhada, é preciso fazer uma inscrição prévia (inscreva-se). A equipe organizadora recomenda o uso de protetor solar durante o trajeto. O uso de máscaras durante a permanência nas instalações do Câmpus Goiânia é obrigatório. O retorno da caminhada está previsto o fim da manhã.

No pátio do Câmpus Goiânia serão realizadas mais celebrações. A cerimônia de comemoração será às 11h30. A programação contará com apresentações culturais, feira de alimentos e artesanatos, exposição fotográfica, premiação de concurso de fotografia (promovido entre o Câmpus Goiânia, Prefeitura de Goiânia e Agetul), premiação da arte do selo comemorativo dos 80 anos e distribuição de mudas de plantas típicas do cerrado, cedidas pela AMMA (Agência Municipal de Meio Ambiente).

Além dessa programação, outras ações estão sendo planejadas para a comunidade. A perspectiva da comissão organizadora é que as celebrações do aniversário do Câmpus Goiânia ocorram durante um ano, com encerramento em 5 de julho de 2023.

História e Patrimônio

O Câmpus Goiânia do IFG foi inaugurado em 5 de julho de 1942, data em que a Escola de Aprendizes Artífices – que foi instaurada na então capital do Estado, Vila Boa, atualmente Cidade de Goiás – teve sua transferência concretizada para Goiânia durante as festividades do Batismo Cultural da nova capital de Goiás. Neste momento a Instituição passou a ser chamada Escola Técnica de Goiânia, que depois passaria a ser denominada como Escola Técnica de Federal de Goiás (ETFG, em 1965); Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO, em 1999) e, em 2008, Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás. Neste ano, a Instituição celebra 80 anos de atuação na Capital, sendo uma importante unidade de ensino público e que hoje oferta 35 cursos que vão desde o ensino médio integrado à capacitação técnica, passando pela formação técnica subsequente, graduação e pós-graduação.

Durante as festividades do Batismo Cultural de Goiânia, o Câmpus abrigou parte das atividades que fizeram parte da programação do evento. A entrada para a exposição que ocorreu nas dependências da Instituição foi pelo Pórtico, que junto com os blocos de salas de aula 100 e 200 e do Teatro do IFG, contam com traços da arquitetura Art Déco que marca o estilo da cidade na década de 1940. Por isso, essas edificações são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) como um bem isolado e edifício público que compõe o acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco da capital.

Confira mais sobre a história do Câmpus Goiânia.


Serviço

Comemorações dos 80 anos do Câmpus Goiânia do IFG e do Batismo Cultural de Goiânia

Data: 03/07/2022

Horário: das 7h às 13h (às 11h30 ocorre a cerimônia oficial com premiação)

Local: Câmpus Goiânia do IFG (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO)

Inscrições no link: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/0b663618-35e2-49ea-b4ee-a2298c3886bb/inscricao 

Confira o percurso da caminhada no mapa abaixo. Veja o detalhamento do percurso.

 


Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página