Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo
Início do conteúdo da página
SETEMBRO AMARELO

IFG Aparecida realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

A campanha mundial de prevenção ao suicídio instigou atividades pelas coordenações de Assistência Estudantil e da Biblioteca que estão envolvendo alunos e servidores do câmpus

  • Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 17h23
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 10h52
Caixinha construída pela CAE onde foram colocadas mensagens positivas a quem desejar retirar
Caixinha construída pela CAE onde foram colocadas mensagens positivas a quem desejar retirar

Duas ações estão sendo desenvolvidas no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia em alusão à Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Uma delas é a divulgação de alternativas para lidar com o sofrimento e poder superá-lo, sendo realizada pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), subordinada à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex); outra ação é a organização de momentos de relaxamento e meditação, que está sendo executada pela Coordenação da Biblioteca. A campanha Setembro Amarelo foi instituída em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina e neste ano de 2022 tem o tema “A vida é a melhor escolha!”.

Para a divulgação de informações sobre meios de lidar com o sofrimento, os serviços de Psicologia e de Serviço Social da CAE afixaram, em pontos estratégicos do câmpus, pequenas estruturas em papel, fitas e emborrachado EVA amarelos, com caixinhas simulando medicamentos com o nome “AmorPrazol - Pílulas de Autocuidado”. Das caixinhas e das folhas destacáveis, as pessoas que passam podem retirar pequenos bilhetes com mensagens positivas, como “Nenhuma tempestade dura para sempre”, “Você não é sua nota baixa”, “Não deixe transbordar o que te faz mal, procure ajuda!”, “Cuidar de si mesmo não é egoísmo”, “Respeite os dias em que você não estiver bem! Não se cobre”, entre várias outras. A divulgação inclui ainda o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV). As instalações foram colocadas na entrada da sala da CAE, no piso superior do bloco administrativo, no mural do Restaurante Estudantil e em outros murais do câmpus.

“O suicídio é um tema tabu. É preciso chamar a atenção e estimular quem sofre a falar, assim como falar com quem convive com as pessoas em risco”, afirma a psicóloga Iêda Vilela Machado, da Coordenação de Assistência Estudantil. Ela explica que os pensamentos ruminativos e repetitivos, quando não são exteriorizados, tomam forma e elevam o sofrimento. “Ao falar, a pessoa tira do pensamento aquela ideia e a coloca um pouco mais distante. A pessoa não quer morrer, ela quer é acabar com o sofrimento e precisa conhecer as alternativas para isso, precisa da ação do tempo para que o sofrimento se transforme em algo que faça sentido e, para isso, precisa se manter viva”, completa Iêda. A psicóloga destaca que a pessoa que sofre nem sempre procura ajuda, o que mostra a enorme importância de campanhas e outras ações que levem informações às pessoas.

O assistente social Rauler Ferreira dos Santos considera que o ponto mais positivo da ação Setembro Amarelo no IFG Aparecida é a conscientização dos estudantes em relação ao adoecimento mental, que perpassa os campos social, psicológico e econômico. “É importante eles saberem que não estão sozinhos, que a Instituição está aqui para acolher e dar o encaminhamento necessário e adequado”, comenta. Integra também a equipe de Serviço Social da CAE e está atuando na atividade, a assistente social Daniela Kedna Ferreira. Além dessa ação alusiva ao Setembro Amarelo, os serviços de Psicologia e Serviço Social da CAE realizam acompanhamentos no decorrer de todo o ano, num trabalho prioritariamente de prevenção e de encaminhamento a tratamentos ou terapias.

Meditação

A “Meditação na Biblioteca” compreende encontros semanais na Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia às sextas-feiras, abertos a estudantes e servidores, por um período de 15 minutos. O momento é de meditação guiada, por meio eletrônico, com vistas à redução do estresse e o alcance de outros benefícios da meditação, por meio da observação do praticante ao seu próprio corpo.

“Infelizmente quase 100% dos casos de suicídios estão relacionados com doenças mentais. E é por isso que precisamos priorizar os cuidados com a nossa mente, pois isso refletirá diretamente no nosso bem estar e na nossa saúde como um todo”, afirmou a bibliotecária Thalita Franco dos Santos Dutra no convite que fez à comunidade acadêmica para participar dos encontros. Ela está realizando o trabalho com a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca, Suzane Gonçalves Duarte Peixoto. Segundo Thalita, a atividade poderá ter continuidade após o mês de setembro, dependendo da adesão das pessoas.

Mostrando resultados

Os estudantes do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia relatam que a ação pela campanha Setembro Amarelo já está mostrando resultados. Leonora Acsa, aluna do 3º ano do curso Técnico Integrado em Alimentos, avalia que a participação dos estudantes está “muito assídua” aos locais onde estão colocadas as mensagens. “Muita gente fala que, dependendo de como está se sentindo, vem e pega um recadinho”, informa.

Pedro Augusto Teixeira, do 3º ano de Edificações, foi ao mural instalado na entrada da Coordenação de Assistência Estudantil a partir do convite de colegas. “Os próprios colegas estão incentivando muito a gente a passar aqui pra pegar um recado”, conta. Pedro Augusto pegou o seu e, ao fazer a leitura, abriu um sorriso. “Gostei!”, revelou.

A ação de Meditação também recebeu avaliação positiva dos primeiros participantes. A gerente de Administração do IFG Aparecida, Raíssa Régis da Silva, participou do primeiro encontro e diz que gostou muito do momento, por ser uma possibilidade de a pessoa sair da rotina e fazer uma pausa para reflexão. “Na correria grande do dia-a-dia, muitas vezes a gente se esquece de olhar para o próprio corpo, para um respiro relaxante mesmo”, afirmou.

 

Veja o álbum de fotos.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.

Fim do conteúdo da página