Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura em História e Bacharelado em Sistemas de Informação são nota 4 no Enade 2021
Câmpus Goiânia

Outros quatro cursos do Câmpus Goiânia foram avaliados nessa edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes do Inep/MEC

• Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h19
  • Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 10h26

Já estão disponíveis os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2021, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da educação (MEC). Nessa edição, foram avaliados seis cursos do Câmpus Goiânia com as seguintes notas: Licenciatura em História e Bacharelado em Sistemas de Informação com nota 4; licenciaturas em Letras, Física e Matemática com nota 3 e Licenciatura em Música com nota 2. Ao todo 136 discentes concluintes dos cursos participaram do exame.

O Enade foi operacionalizado por meio de uma prova, do Questionário de Percepção sobre a Prova e do Questionário do Estudante. A finalidade da aplicação do Questionário do Estudante foi a de compor o perfil dos participantes, integrando informações do seu contexto às suas percepções e vivências, além de investigar a capacidade de compreensão desses discentes frente a sua trajetória no curso e na Instituição de Educação Superior (IES), por meio de questões objetivas que exploram a função social da profissão e os aspectos fundamentais da formação profissional.

O exame é um dos instrumentos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior no país. Os resultados do conceito Enade são apresentados numa escala que varia de 1 a 5, à medida que esses valores aumentam, melhor é desempenho no exame. A prova do ano de 2021 teve duração de 4 horas e apresentou um componente de avaliação de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas que corresponde a 25% da nota (10 questões), e um componente Específico de cada Área, responsável por 75% da nota final (30 questões). O Enade é obrigatório aos estudantes concluintes dos cursos de graduação e necessário para a obtenção do diploma.

Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, o exame é importante para a Instituição. “O Enade é uma importante ferramenta para obtermos uma avaliação externa de nossos cursos e referências para conhecer ainda mais a realidade institucional. Permite avaliar tanto o desempenho na formação geral quanto da formação específica, bem como, apresenta a percepção dos estudantes sobre a sua trajetória institucional e a relação do curso com o mundo do trabalho. Dessa forma, a Instituição pode aprimorar os seus Projetos Pedagógicos de Cursos na busca da melhoria da qualidade do curso e das formas de ensino. Para além disso, não deixa de ser uma referência para os candidatos que estão procurando por cursos de qualidade e bem avaliados”, resume.

O professor Paulo Miguel Moreira da Fonseca, coordenador da Licenciatura em História, acredita que o resultado é fruto do trabalho realizado pela equipe envolvida com o curso. “Entendo que o bom resultado reflete o comprometimento do colegiado de professores do curso e da Instituição de forma mais ampla com uma formação integral dos alunos, constituindo um perfil de egresso fundamentado da perspectiva de professor-pesquisador, onde a matriz curricular do curso estabelece Práticas como Componente Curricular (PCC's) que conduzem o percurso formativo dos futuros docentes”, enfatiza.

O coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Renan Rodrigues de Oliveira, também atribui o resultado obtido ao trabalho realizado por servidores e professores da área de Informática do Câmpus Goiânia e à dedicação dos estudantes. “A nota recebida está de acordo com a preocupação do Colegiado de Informática em formar não somente profissionais bem qualificados tecnicamente mas também cidadãos preocupados com o seu real papel na sociedade. Diante dos desafios do processo de ensino-aprendizagem marcados pela pandemia da Covid-19, destaco as ações institucionais que proporcionaram a permanência e êxito dos estudantes, bem como, a capacidade destes em aprender por meio o Sistema de Ensino Emergencial”, destaca.

Para acompanhar o resultado dos cursos do IFG no Enade 2021, acesse a página do Inep.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.