Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus apresenta soluções para o transporte público de Itumbiara hoje, no Plenário da Câmara
soluções cidadãs

O IFG é uma das instituições participantes do projeto Soluções Cidadãs, uma iniciativa da Câmara e Ministério Público

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2017, 08h34
  • Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 11h24

O IFG Câmpus Itumbiara apresenta hoje propostas de melhoria para o transporte público do município, às 20h, no Plenário da Câmara Municipal, durante o quinto encontro do projeto Soluções Cidadãs: a Câmara de Vereadores e o Ministério Público ouvem a Universidade e Você. O estudo será apresentado pelos professores Nelson Ney Dantas Cruz, Ricardo Soares Oliveira e mais três estudantes do Técnico Integrado.

Entre as propostas que serão apresentadas pelo IFG, está a criação de um sistema integrado por uma estação central no Espaço Arraiá (região de grande circulação na cidade); construção de um bicicletário e adaptação dos coletivos para o embarque das bicicletas no espaço interno e suporte externo do ônibus (possibilitando ao usuário percorrer parte do trecho com a bicicleta) e integração temporal (permitindo ao passageiro o tempo mínimo de 30 minutos para desembarque em um ponto e embarque noutro coletivo sem a cobrança adicional de passagem).

Apesar de os custos de implantação ainda não terem sido calculados, o projeto não aumentaria o custo das passagens. Isto porque o transporte coletivo se tornando mais funcional atrairia um maior número de passageiros, contribuindo diretamente com o aumento na arrecadação da empresa.

Cenário atual
De acordo com dados levantados durante pesquisa sobre o transporte público, constatou-se que as 13 linhas de ônibus da cidade transportam diariamente cerca de 4.000 usuários, o que representam menos de 10% da população. Sendo que todas essas rotas cruzam as principais ruas do centro da cidade, o que contribui para o congestionamento do trânsito. Quanto ao tempo de espera, os passageiros aguardam em média cerca de 1 hora e 15 minutos pelo coletivo. E para que o transporte seja considerado atrativo e viável, explica o prof. Nelson, o passageiro deveria esperar no máximo 20 minutos no ponto e andar menos de 500 metros entre um ponto e outro.

Escritório Geográfico
O tema do transporte público foi debatido pela primeira vez com os alunos do ensino médio em 2016, ocasião em que, juntamente com o professor Nelson, a turma viajou até a cidade de Uberlândia (MG) para conhecer o modelo de transporte coletivo implantado na região. Posteriormente, o tema foi novamente discutido “pela necessidade de haver uma linha de ônibus mais frequente para atender o Campus Itumbiara, já que a linha atual possui uma intermitência de 1h15 a 2h30, não podendo atender com eficiência o público de alunos da escola”, explica o professor.

Assim, Nelson idealizou o projeto Escritório Geográfico: transporte humano e cidadania no município de Itumbiara-GO com o objetivo de diagnosticar sistematicamente os problemas relacionados ao transporte coletivo na cidade e propor uma solução para o reordenamento do transporte.
Além de Nelson Ney, também colabora com o desenvolvimento do estudo que será apresentado hoje o técnico em audiovisual, Fabiano Lúcio Peres, e os estudantes: Adrieli Bueno da Silva, Aline de Souza Sodré, Anna Carla Alves Pereira, Bruno Renan Lino da Silva, Fábia Lara Santos Souza, Hacácio Roberto Alves Santos, Maria Eduarda Barroso Marques, Maria Eduarda Ferreira Naves, Matheus Valentim Arruda, Nathália Soares da Silva, Suliane França Ribeiro, Suliene França Ribeiro, Victor Hugo R. dos Santos e Yasmim Ednólia Silva de Oliveira.

Alunos trançaram novas rotas para linhas do transporte coletivo da cidade

Soluções Cidadãs
O projeto, idealizado pelo promotor Reuder Cavalcante Motta, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Itumbiara, busca tornar o conhecimento produzido nas unidades de ensino superior do município que esteja associado a problemas da cidade tema de discussão com a sociedade, para a proposição de políticas públicas em benefício da população.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara, com informações da Assessoria de Comunicação do MP-GO.