Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Hábitos de vida são determinantes para a prevenção e o combate ao câncer

Hábitos de vida são determinantes para a prevenção e o combate ao câncer

Em mais uma atividade em comemoração ao Dia do Servidor, nutróloga falou sobre a importância das escolhas que fazemos, entre elas a opção por alimentos saudáveis

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 16h41
  • Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h11
O reitor Jerônimo Rodrigues da Silva participou da confraternização no hall da Reitoria

Servidores e servidoras do Instituto Federal de Goiás (IFG), lotados na Reitoria, partilharam hoje à tarde de momentos de reflexão e de confraternização. A reflexão foi provocada pela médica Paula Figueiredo, nutróloga com prática ortomolecular, que fez uma palestra sobre Alimentos e Hábitos Protetores para a Prevenção do Câncer. A confraternização, no hall de entrada, foi animada pela música do servidor Carlos Alberto Freire Dias, da Pró-Reitoria de Administração, e contou com a presença do reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.

O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro. Como o mês é dedicado também à prevenção do câncer de mama, as atividades na Reitoria e em vários câmpus do IFG mesclaram comemorações festivas e palestras relacionadas à prevenção da doença. A nutróloga Paula Figueiredo, que integra a equipe do SIAS IFG/IFGoiano, chamou a atenção dos servidores e servidoras para a importância da alimentação, como fator preventivo, e do rastreamento para a detecção precoce dos casos de câncer de mama e também de próstata.

Segundo explicou, mulheres podem fazer o rastreamento por meio do autoexame das mamas, dos exames clínicos (feitos pelos médicos) e de exames como a mamografia. Ela chamou a atenção para a importância do rastreamento também para os homens, que geralmente cuidam menos da saúde que as mulheres. Como 80% dos casos de câncer de próstata não apresentam sintomas, o rastreamento tem de ser feito por meio de exame de sangue (PSA) e/ou exame clínico (toque retal).

Investimento
Paula Figueiredo disse que ter saúde é uma questão de investimento e que todos, sem exceção, devem começar a investir no presente. Entre os investimentos necessários estão a prática de atividades físicas e a alimentação adequada, que deve conter carboidratos complexos, antioxidantes, vitaminas e minerais, como o selênio. Os carboidratos simples (açúcares e farinhas) devem ser consumidos com moderação.

Os alimentos para se obter essa alimentação saudável devem ser variados: vegetais, frutas, grãos, sementes, castanhas e carnes, especialmente os peixes. A nutróloga destacou o tomate, como alimento eficaz na prevenção do câncer de próstata, e outros alimentos como o abacate, alho, açafrão, gengibre e o brócolis pelos diversos benefícios que proporcionam à saúde humana. Segundo ela, os brasileiros precisam valorizar produtos como a graviola, acerola e amora, que podem ser cultivados nos quintais.

Paula Figueiredo falou ainda dos fatores de risco para o câncer, citando o tabagismo, o alcoolismo, a radiação, a exposição excessiva ao sol e o maior fator de risco: a alimentação. Ela disse que um terço dos casos são potencialmente evitáveis e que o controle da doença depende de políticas, controle social e hábitos de vida.

A nutróloga citou pesquisa feita pela equipe do SIASS IFG/IFGoiano que mostra que os servidores dos dois institutos estão melhores do que a média nacional em alguns quesitos (caso do tabagismo, em que a média nacional é de 10% e entre os servidores a porcentagem de fumantes é de 4%) e dentro da média nacional em outros, como o sobrepeso. Provocando os servidores, ela terminou sua palestra perguntando se estão todos conscientes e certos das escolhas que fazem.

Veja mais fotos e vídeos em nosso facebook: https://www.facebook.com/IFG.oficial/

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.