Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lista de Obras Inspiradoras para o Dia da Mulher
Início do conteúdo da página
Dia da Mulher

Lista de Obras Inspiradoras para o Dia da Mulher

  • Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 11h27
  • Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 13h24
imagem sem descrição.

Para refletirmos sobre a importância social do Dia da Mulher, a Diretoria de Comunicação Social listou  algumas obras inspiradoras sobre o tema. Confira:

 

FILMES

  • O SORRISO DE MONA LISA (2003)
    Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora que se incomoda com o conservadorismo da sociedade e do colégio em que trabalha, e decide lutar contra estas normas, inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
  • MENINA DE OURO (2004)
    Maggie (Hilary Swank) é uma lutadora de boxe que trava um embate contra o conformismo e o preconceito do treinador Frankie (Clint Eastwood) que, a princípio, não quer ajudá-la a iniciar carreira.
  • VALENTE (2012)
    É uma animação que conta a história de uma princesa que queria se tornar uma arqueira de sucesso. Confrontando os desejos de sua mãe, ela toma uma atitude impensada que coloca em perigo o reino e sua família e, então, precisa lutar para consertar seu erro.
  • AS SUFRAGISTAS (2014)
    Conta a história das primeiras mulheres do início do movimento feminista, que eram forçadas a ficar no submundo para realizar um perigoso jogo contra um Estado cada vez mais brutal.
  • ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (2016)
    O filme conta a história do grupo de mulheres afro-americanas da NASA que foram parte fundamental para a trajetória dos Estados Unidos na corrida espacial.

 

LIVROS

  • AS BOAS MULHERES DA CHINA (Xue Xinran)
    O livro traz relatos tocantes e dramáticos de mulheres chinesas entrevistadas pela jornalista Xinran, entre 1989 e 1997. De questões ingênuas a histórias mais densas, a autora oferece um olhar firme e ao mesmo tempo delicado sobre as vidas dessas mulheres.
  • EU, MALALA (Malala Yousafzai / Christina Lamb)
    A obra conta, em primeira pessoa, a história de Malala Yousafzai. A paquistanesa, que foi baleada na cabeça por terroristas quando tinha apenas 15 anos, é Nobel da Paz, ativista dos direitos das mulheres e uma voz importante na defesa do direito à educação de todas as crianças.
  • HISTÓRIAS DE NINAR PARA GAROTAS REBELDES (Elena Favilli / Francesca Cavallo)
    O livro conta a história de 100 mulheres extraordinárias que superaram dificuldades e deixaram sua marca no mundo. As ilustrações foram feitas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro e, apesar do título específico, o livro merece ser lido por pessoas de todos os gêneros e idades.
  • DICIONÁRIO MULHERES DO BRASIL (obra coletiva)
    O livro reúne 900 nomes e resgata 500 anos de lutas e conquistas femininas. A escritora Clarice Lispector, a bióloga e líder feminista Bertha Lutz, a escrava Anastácia e a estilista Zuzu Angel são alguns nomes que fazem parte da obra.
  • MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS (Clarissa Pinkola)
    Analisando 19 mitos, lendas e histórias, a psicanalista e poetisa Clarissa afirma que as mulheres foram domesticadas e seus ciclos naturais foram alterados. Foi um dos livros mais vendidos dos Estados Unidos.

 

MÚSICAS

  • JUST BECAUSE I'M A WOMAN (Dolly Parton)
    A canção, de 1968, já tratava dos padrões sexistas enfrentados pelas mulheres e de igualdade de gênero: “meus erros não são piores que os seus só porque sou mulher”.
  • PAGU (Rita Lee e Zélia Duncan)
    A música homenageia Pagu (Patrícia Galvão), uma escritora, poetisa, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira, que foi considerada uma mulher à frente de sua época.
  • ESSA MULHER (Elis Regina)
    Interpretada por Elis Regina, a composição de Joyce e Ana Terra traduz o dilema da dupla jornada das mulheres, que trabalham fora e assumem os cuidados da casa e da família.
  • FOUR WOMEN (Nina Simone)
    A música trata dos arquétipos das mulheres negras e aborda questões de identidade desse grupo de mulheres nos Estados Unidos após sua emancipação. Assim como outras canções de Nina Simone, como “To Be Young”, “Gifted and Black” e “Ain´t Got No, I Got Life”, transmite uma potente mensagem feminista e de empoderamento.
  • SISTERS, O SISTERS (Yoko Ono)
    Esta canção pede às mulheres que tenham mais poder para se levantar e que ajudem suas irmãs oprimidas. A música faz parte do álbum “Some Time in New York City”, feito em conjunto com John Lennon.

 Escute no Spotify: https://open.spotify.com/user/12165212607/playlist/7GbzVfPKNWutA3hEEgbt4c

 

CAMPANHA
Movimento ElesPorElas está convidando pessoas do mundo inteiro para juntas criarem uma força visível e corajosa pela igualdade de gênero. E começa por agirmos imediatamente para criar um mundo de igualdade de gênero: http://www.heforshe.org/pt

 

PUBLICAÇÃO
Mais igualdade para as mulheres brasileiras: caminhos de transformação econômica e social: encarte Brasil baseado no Relatório “O Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016”: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2016/05/encarte-ONU-mulheres_2a-impressao_final.pdf

 

REVISTA DIGITAL
A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes, que tem a intenção de estabelecer um diálogo honesto, acessível e interessante de forma inclusiva, sem restrições de classe social, raça, orientação sexual, aparência física, ou qualquer outra forma de interesse.
http://www.revistacapitolina.com.br

 

APOIO PEDAGÓGICO
Iniciativa “O Valente não é Violento”, que atua pelo fim de estereótipos de gênero e comportamentos machistas, produz conteúdo pedagógico livre, para colaborar na formação de estudantes no Brasil. Conteúdo pedagógico foi financiado pela União Europeia e revisado pela Unesco: http://www.onumulheres.org.br/noticias/onu-mulheres-e-uniao-europeia-lancam-curriculo-e-planos-de-aulas-para-o-ensino-fundamental-sobre-igualdade-de-genero-e-enfrentamento-a-violencia-contra-as-mulheres-e-meninas/

 

VÍDEO
Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gêneros" (Libras e áudio descrição): https://www.youtube.com/watch?v=LBBo29RxJA0&list=PLvMXkb8tWg0gQZ3u-KgpRaDDycUEhZgUe

 

 

Fim do conteúdo da página