Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes das engenharias dos câmpus Goiânia e Jataí podem pleitear vaga em intercâmbio
Intercâmbio

São três vagas, ao todo, destinadas aos alunos das Engenharias Mecânica, Elétrica e Controle e Automação das duas unidades

• Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 08h46
  • Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h16

O Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Goiânia publicou edital de seleção de estudantes das Engenharias para participar de intercâmbio e desenvolvimento de projetos multidisciplinares dentro do Programa Franco-Brasileiro de Engenharia para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (Brafitec), em instituições de ensino na França. Podem se inscrever estudantes das Engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica, dos Câmpus Goiânia e Jataí.

Consulte o Edital nº 001/2018 – Programa Capes/Brafitec

O programa Brafitec, da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo apoiar o intercâmbio entre instituições de educação superior brasileiras e francesas. Um dos propósitos é estimular a aproximação das estruturas curriculares, como a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes, na modalidade de graduação sanduíche. No Brasil, o IFG é uma das três instituições participantes do Brafitec, juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que coordena o programa, e o Instituto Federal Sul Rio –Grandense (IFSul).

O edital visa selecionar três alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle e Automação do IFG – Câmpus Goiânia e Engenharia Elétrica do IFG – Câmpus Jataí, para participarem de intercâmbio nas escolas de engenharia francesas École des Mines d’Alès e Sigma Clermont. Os estudantes selecionados receberão auxílios financeiros, para custeio das despesas, como: bolsa no exterior, auxílio instalação, seguro saúde, adicional localidade e auxílio descolamento.

A definição da instituição francesa de destino para o preenchimento das vagas será de responsabilidade da Comissão de Seleção do programa e será considerada afinidade do curso de engenharia do candidato e o perfil da instituição francesa vinculada ao programa.

Seleção
O prazo de inscrição vai de 26 de março a 6 de abril. Para participar, é necessário que o aluno atenda aos seguintes requisitos: Estar regularmente matriculado e cursando uma das Engenharias Mecânica, Elétrica, Controle e Automação; ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre os anos de 2009 e 2017, e obtido nota igual ou superior a 600 pontos na avaliação; atender aos requisitos da Resolução n° 004, de 23 de fevereiro de 2015 do IFG, que dispõe sobre as normas e procedimentos para a mobilidade acadêmica de estudantes dos cursos regulares; ter proficiência em língua francesa - nível mínimo - comprovada por meio de certificados reconhecidos internacionalmente, como Test de Connaissance du Français, DELF ou DALF; possuir coeficiente de progressão entre 50% e 80% e coeficiente de rendimento maior ou igual a 7, no histórico escolar.

O processo seletivo será desenvolvido em duas etapas: 1 – entrega da documentação e 2 – entrevista com a comissão de avaliação do programa. Os alunos interessados deverão preencher o formulário de inscrição ( disponível na página de editais de pesquisa no site do Câmpus Goiânia), apresentar o espelho do histórico escolar e entregar a documentação exigida no edital, via setor de protocolo do Câmpus Goiânia do IFG, com processo endereçado à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) da unidade, de 26 de março a 6 de abril.

As inscrições efetivadas passarão ainda por uma análise documental, marcada para ocorrer no dia 9 de abril. No dia 10, será divulgada a data e o horário das entrevistas dos candidatos, que serão realizadas nos dias 11 a 13 de abril. O resultado final da seleção será publicado no dia 14 de abril, e os classificados terão, entre 19 de abril e 31 de maio, para entregar o resultado exame de proficiência na língua francesa.

O Edital n° 001/2018 – Programa Capes/Brafitec e o formulário de inscrição estão disponíveis na página de Editais da Pesquisa e Pós-graduação do Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia