Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Portal do Egresso e Mundo do Trabalho oferta vagas de estágio e emprego para alunos e ex-alunos
Início do conteúdo da página
Extensão

Portal do Egresso e Mundo do Trabalho oferta vagas de estágio e emprego para alunos e ex-alunos

Lançamento da ferramenta foi realizado na manhã de hoje, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia

  • Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 11h38
  • Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 20h55
Lançamento do Portal do Egresso e Mundo do Trabalho

Adquirir experiência e a expectativa do primeiro emprego ao completar os estudos são duas coisas que os estudantes almejam quando pensam na profissão, na carreira que querem seguir. Para facilitar o acesso às vagas de estágio e também de trabalho para os que já se formaram no Instituto Federal de Goiás, é que o IFG lança seu Portal do Egresso e Mundo do Trabalho, ação que faz parte da Política de Egressos da Instituição. A ferramenta reúne vagas locais e do Estado, bem como colocações nacionais disponibilizadas para estudantes e egressos da Instituição. O lançamento foi realizado durante o II Encontro do Mundo do Trabalho, organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O portal, cujo endereço eletrônico é ifg.trabalhando.com, já foi lançado com 14 empresas goianas cadastradas, fora as de âmbito nacional, mais 14 ofertadas para estágio em Goiás e mais de 800 vagas em vários locais do País. O diferencial da ferramenta, segundo o coordenador de Estágio e Trabalho da Proex, Fabiano Paiva Vieira, é a facilidade de as empresas se cadastrarem, possibilidade de ofertarem vagas exclusivas para o IFG, pois elas podem fazer isso sozinhas, e a Proex em seguida autoriza a disponibilização da vaga, tudo via sistema. Além disso, ao ser postada uma vaga no portal, automaticamente o link com a informação vai para o aplicativo IFG Mobile, uma das principais ferramentas utilizada pelos alunos.

A diretora Executiva do IFG, Adriana dos Reis, afirma que “esse é um recomeço, até porque eu, como egressa, já estive neste auditório participando de eventos para egressos. É um momento histórico a retomada da Política de Egressos, preocupação sempre presente na nossa Instituição. Essa é uma ação que envolve todos, todas as pró-reitorias, câmpus e a comunidade acadêmica. Estamos abrindo novos ciclos para esse egresso, ele se torna tão importante quanto nosso estudante, que está dentro da nossa Instituição. É mais um espaço para agregar trabalhadores e trabalhadoras, importante pra nós e para a sociedade. Esse também é um momento importante porque passaremos pela avaliação do recredenciamento institucional”, destaca a professora.

“Para as empresas, o portal é uma ferramenta mais fácil e ágil nesse processo de divulgação das vagas. E para os interessados também fica mais fácil porque eles verão as vagas disponíveis na ferramenta, será uma grande mudança na divulgação. Queremos criar a cultura no IFG de acesso ao portal”, diz Fabiano.

Para concorrer às vagas ofertadas, tanto o estudante quanto o egresso precisam se cadastrar no portal, com seus dados pessoais e o currículo. Ao se interessar pela vaga, é preciso marcar no sistema o interesse e após as tratativas com a empresa, o fluxo de estágio segue normalmente como já funciona no IFG: é preciso providenciar o Termo de Compromisso de Estágio (TCE), firmado entre a empresa, a Instituição, por meio das coordenações de Interação Empresa-Escola (Cosiee), e o aluno. No portal ficam disponíveis junto às vagas, a empresa ofertante, o salário, o local de realização das atividades. “Ao ser preenchida, a vaga sai automaticamente do sistema porque já foi preenchida”, conta o coordenador.

O pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa, destaca que “Estamos aqui pra continuarmos o debate sobre o mundo do trabalho, mas também para efetivação da nossa Política de Egressos. Ela é relevante para nossa Instituição, estamos abrindo uma janela e que possamos olhar com mais cuidado pra isso, que essa interação com nossos egressos possa resultar em algo com qualidade maior do que já fazemos. O resultado concreto que queremos é na vida e no ingresso do nosso estudante no mundo do trabalho. É também importante que o evento esteja ocorrendo na semana do Trabalho. Conhecendo a realidade dos nossos estudantes, poderemos contribuir para a formação integral e total desses sujeitos”, destaca Daniel.

 

Evento

A abertura do II Encontro do Mundo do Trabalho contou com as presenças da diretora Executiva do IFG, Adriana dos Reis, que representou o reitor, Jerônimo Rodrigues da Silva, o pró-reitor de Extensão, Daniel Silva Barbosa, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, a diretora de Políticas em Educação Básica e Superior da Pró-reitoria de Ensino, Maria Valeska Viana, que representou a pró-reitora de Ensino, Oneida Cristina Gomes; a diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas da Proex, Waléria Rodovalho, o coordenador de Estágio Fabiano Paiva, demais diretores-gerais dos câmpus, gestores, servidores e estudantes do IFG.

“É um momento especial porque estamos dando um passo na consolidação dessa política de Egressos com a implantação do portal, que possui parceria com a Fundação Universa e o Conselho das Instituições da Rede Federal, o Conif, quem primeiro aderiu ao convênio. Queremos auxiliar nosso egresso a entrar no mundo do trabalho, que é um dos objetivos da Política”, comemora Waléria.

“O Portal do Egresso representa uma ferramenta valiosa na oferta de vagas aos nossos alunos e egressos. Parabenizamos a Proex por essa iniciativa que visa contribuir para o crescimento da nossa Instituição”, afirma Maria de Lourdes.

 Após a abertura oficial, foi realizada a mesa-redonda: O contexto regional da empregabilidade na atualidade: Chances de emprego e probabilidades de desemprego, com Clécia Ivânia Rosa Satel, e Evelyn de Castro Cruvinel, ambas do Instituto Mauro Borges, e mediada pelo professor Weber Tavares da Silva Júnior.

O evento segue à tarde, com programação voltada aos servidores dos câmpus que atuam na extensão e também nos Comitês de Acompanhamento de Egressos.

 

Programação

13:30

Apresentação: O contexto dos egressos do IFG e o seu acompanhamento.

Equipe Proex.

Discussão: sugestões para aumentar a participação dos egressos na pesquisa.

15:15

Intervalo

15:15

17:00

Apresentação “Acompanhamento de egressos: troca de experiências”.

Professor  Sirlon Carvalho e Professora Priscila Xavier.

Discussão: encaminhamentos para as próximas ações dos comitês.

17:00 - 17:30

Sugestões para o Simpeex e Encerramento.

 

17:30 -

18:00

Momento de diálogo com os candidatos a presidente e vice-presidente dos Comitês de Acompanhamento de Estágio.

 

Acesse o Portal do Egresso e Mundo do Trabalho.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página