Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

V SECITEC - 21/10

Imprimir

Segundo dia da V SECITEC conta com apresentações de trabalhos científicos e programação diversificada

O segundo dia da V SECITEC começou às 9h, com quatro atividades ocorrendo simultaneamente. Os participantes no evento puderam acompanhar a mesa redonda do Cine com Ciência, projeto que debate questões científicas a partir da análise de filmes, o minicurso de chinês mandarim, com o aluno do Câmpus Uruaçu e ex-intercambista na China, Pedro Henrique Godoi, e as oficinas de Reciclagem e de Alimentação Saudável.

Das 14 às 16h, pesquisadores docentes do Câmpus Uruaçu e alunos de projetos de iniciação científica tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos para a comunidade acadêmica. Ao todo, foram apresentadas 14 pesquisas, nas áreas de informática, educação física, construção civil, química e temáticas diversas.

O professor de engenharia e edificações do câmpus, Gustavo Quirino, foi um dos docentes com trabalhos na SECITEC. Sua pesquisa, Relação do estudante de engenharia civil do IFG – Uruaçu com os programas de iniciação científica, busca observar quais são os entraves e soluções para o melhor envolvimento dos alunos com a iniciação científica.

De acordo com Quirino, “segundo dados preliminares, apenas 20 porcento dos acadêmicos participam de programas de iniciação científica”. Para o pesquisador, diversos fatores dificultam o acesso do aluno a estes programas, como pouco incentivo por parte dos docentes e falta de divulgação.

Já no campo tecnológico, a professora de química do Câmpus Uruaçu, Fabiana Vieira, apresentou os resultados de sua pesquisa de mestrado em nanotecnologia, Avaliação citotóxica de nanopartículas de óxido de níquel em células de fibroblastos e queratinócitos.

De acordo com Vieira, seu objetivo de pesquisa era verificar se a formação de nanopartículas de níquel, que são formadas acidentalmente em sítios de extração do minério, apresentam riscos para as pessoas envolvidas no processo de mineração. “Nós avaliamos que as células expostas às nanopartículas de níquel sofreram prejuízos frente ao tratamento”, confirma a pesquisadora, salientando que “os testes foram feitos com células de pele humana e de macaco murina”.

Programação desta noite

A programação da V SECITEC continua no período noturno, com diversas atividades que serão desenvolvidas a partir das 19h. A palestra Experimentação na Produção de Alimentos, com a pesquisadora convidada do Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres, Flávia Oliveira Abrão Pessoa, será realizada no pátio do câmpus.

Também às 19h, nas salas 4S03 e 4S02, serão ministrados, respectivamente, os cursos de Atendimento, a qualidade faz a diferença, com o professor Paulo César Campos, e de Microorganismos causadores de doenças de origem alimentar, com a professora Fabiana Aparecida Couto.

O III Encontro de Egressos do Câmpus Uruaçu será às 19h30, no prédio do refeitório, como parte da programação da V SECITEC. Durante o Encontro, ex-alunos do IFG poderão matar as saudades dos colegas de turma e servidores do câmpus.

A SECITEC também receberá o Recital de violão do IFG – Câmpus Goiânia. O espetáculo será realizado no auditório do Câmpus Uruaçu, às 20h40, com duração de uma hora e vinte minutos. As vagas são limitadas.

E para finalizar a segunda noite do evento, foram convidadas as bandas de rock formadas por alunos e servidores do Câmpus Uruaçu, assim como de membros da comunidade em geral. As apresentações serão das bandas W.C, Winchester 22, Casulo Fantasma, Os Rolhas, C.W.L. e Ideologia. Os shows começam a partir das 22h.

Confira a programação da V SECITEC.


Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Uruaçu.