Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Apresentação

Apresentação

Imprimir

O Câmpus Valparaíso é a quarta unidade do Instituto Federal de Goiás (IFG), na região do Entorno de Brasília (DF), e veio para atender o município de Valparaíso de Goiás (GO) e cidades vizinhas, como Cidade Ocidental(GO) e Novo Gama (GO). A região goiana do Entorno de Brasília foi eleita como uma das prioridades do IFG por suas características geográficas e socioeconômicas: cidades em franco crescimento, com aumento acelerado da população, mas sem a devida oferta de serviços essenciais, como educação.

O Câmpus Valparaíso oferece ensino técnico e superior de forma gratuita à comunidade. Atua também em cursos de extensão e na educação a distância (EAD). A unidade foi criada dentro da 4ª fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, sob a lógica da promoção do desenvolvimento regional, com inclusão social.

O terreno no qual foi construído possui uma área total de 53 mil m², e, atualmente, a extensão da área construída é de cerca de 5,5 mil m² (que é composta por dois blocos acadêmicos, com 12 salas de aulas, seis laboratórios, biblioteca, sete salas administrativas). O Câmpus Valparaíso também possui um auditório com capacidade para 173 pessoas. A previsão é de que até o final de 2016 haverá a inauguração do refeitório, da quadra poliesportiva coberta e do galpão tecnológico.

A aula inaugural do Câmpus Valparaíso ocorreu no dia 29 de setembro de 2014, com a primeira turma do curso técnico integrado em Eletrotécnica-EJA. Desde o mês de dezembro de 2014, estão sendo disponibilizados cursos de educação a distância, na modalidade Profuncionário. No mês de março de 2015, foram iniciadas as turmas dos cursos técnico integrado em Automação Industrial, técnico integrado em Mecânica e do curso de licenciatura em Matemática.