Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Internacionalização

Imprimir

IFG assina Protocolo de Intenções da Rede Goiana de Educação Internacional

Em solenidade presidida pelo Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, foi assinado o Protocolo de Intenções da Rede Goiana de educação Internacional (RGEI). O Instituto Federal de Goiás, representado pelo reitor em exercício e diretor executivo, Adelino Candido Pimenta, assinou o protocolo, bem como outras cinco instituições de ensino superior goianas.

“Essa parceria tem um papel significativo e relevante para as parcerias internacionais, pois essa articulação irá fortalecer todas as instituições envolvidas ao mesmo tempo, possibilitando que ofereçam aos seus estudantes cada vez mais oportunidades de mobilização internacional e conhecimento acadêmico”, destacou o professor Adelino Candido. Durante a solenidade, o Governador Marconi Perillo recomendou a Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Goiás que, a partir de agora, em todas as missões do Governo ao exterior, que estenda o convite às instituições da Rede para participação.

O Protocolo de Intenções objetiva a criação de um grupo de colaboração para promover e fomentar a cooperação internacional das instituições de ensino superior do Estado de Goiás com universidades e centros de pesquisas estrangeiros, por meio de ações conjuntas, troca de informações e experiências relacionadas à cooperação internacional. O grupo formado recebeu o nome de Rede Goiana de Educação Internacional (RGEI).

A iniciativa surgiu em razão de que os participantes consideram que as parcerias internacionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e ensino superior são importantes instrumentos nas estratégias de inserção dos países em desenvolvimento na economia global. Para tanto, também é essencial o reconhecimento, pelas partes, da importância da internacionalização do Ensino Superior de Goiás, principalmente no que se refere à mobilidade acadêmica dos alunos, professores e pesquisadores e a realização de pesquisa conjunta com instituições estrangeiras, além de outras ações que impulsionam a pesquisa de ponta e o acesso à Economia do Conhecimento. Há também o anseio das instituições de ensino superior goianas de se internacionalizarem e trocarem experiências sobre seus processos de contato com o exterior.

Também estiveram presentes na solenidade, secretários de Estado e os representantes das instituições que integram a RGEI: Carlos Hassel Mendes da Silva (Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA); Orlando Afonso Valle do Amaral (Reitor da UFG); Haroldo Reimer (Reitor da UEG); Wolmir Amado (Reitor da PUC Goiás) e Vicente Pereira de Almeida (Reitor do IF Goiano).

Assista a entrevista do reitor em exercício, Adelino Candido Pimenta, ao site de notícias A Redação: http://aredacao.com.br/noticias/78012/governo-assina-termo-para-criacao-da-rede-goiana-de-educacao-internacional



Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Fotografias: UniEvangélica.