Inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Valparaíso

A partir desta sexta-feira,16, estão abertas as inscrições para a seleção dos cursos superiores do Instituto Federal de Goiás (IFG). São mais de 1300 vagas distribuídas por 12 Câmpus do Instituto, com diferentes opções de cursos. Para o Câmpus Valparaíso, estão sendo disponibilizadas 30 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática. Para se inscrever, somente pela internet, por meio do endereço eletrônico: www.ifg.edu.br/selecao. As inscrições vão até o dia 22 de janeiro. Para a classificação dos candidatos, será usada exclusivamente a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2014 ou 2015 ou 2016.

Da classificação dos candidatos

Para a classificação dos candidatos, será utilizada a nota do Enem. No ato da inscrição, o candidato deverá informar qual o ano do Exame Nacional do Ensino Médio usará para pontuar (2014 ou 2015 ou 2016). Será eliminado e não receberá nenhuma classificação, o candidato que teve pontuação zero em ao menos uma das áreas de conhecimento ou tiver obtido nota inferior a 300 pontos na prova de redação.

Da taxa de inscrição

O valor é de 30 reais. O IFG concede isenção da taxa de inscrição a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Também será concedida isenção, para aqueles que tenham sido bolsistas integrais em escolas da rede privada de ensino e que possuam e comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Período de solicitação de isenção: de 19 a 23 de dezembro. O IFG divulgará no dia 06 de janeiro a lista dos candidatos isentos da taxa de inscrição, aqueles que tiverem seus pedidos indeferidos deverão efetuar o pagamento da inscrição por meio do boleto bancário, até o dia 23 de janeiro. Para saber os procedimentos necessários para solicitar a isenção, veja o Edital completo aqui.

Da reserva de vagas

O IFG reserva no mínimo 50% das vagas a estudantes oriundos de escolas públicas. O candidato que optar por participar do processo seletivo pela reserva de vagas deverá obrigatoriamente:

-declarar que cursou integralmente o ensino médio em escola pública, mediante comprovação no ato da matrícula;

-optar por participar como membro de família com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (e neste caso comprovar essa declaração no ato da matrícula); ou optar por participar como membro de família com renda bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita;

-optar por participar como candidato autodeclarado preto, pardo ou indígeno (PPI) ou como demais candidatos (DC).

Das matrículas

Os classificados em primeira chamada deverão comparecer à Coordenação de Registro Acadêmicos e Escolares (Corae) do Câmpus, nos dias 17 ou 20 de fevereiro, das 8h às 13h, para entregar a documentação exigida no Edital para matrícula.

Para ver o Edital completo, acesse aqui.

Para mais informações, acompanhe a página eletrônica desta seleção no menu “Vestibular Enem” no site: www.ifg.edu.br/selecao .

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Valparaíso