Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Técnicos

Cursos Técnicos

Imprimir

TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO:

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA/ Eletrotécnica)

É um curso que visa preparar profissionais eletrotécnicos para o mundo do trabalho de forma que possam ser capazes de se adaptarem com flexibilidade às novas condições de  ocupação ou aperfeiçoamento posteriores, com capacidade de compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no aprendizado das bases tecnológicas organizadas através de módulos, nos quais serão desenvolvidas as habilidades para a construção das competências requeridas para o mundo do trabalho moderno.

 

Mecânica

O técnico mecânico atua no aperfeiçoamento de máquinas-ferramentas, motores, veículos, aeronaves e embarcações.  Com formação e capacitação para trabalhar em empresas de construção, montagem,  manutenção e reparo de equipamentos mecânicos, o técnico mecânico também atua no aperfeiçoamento de máquinas-ferramentas, motores, veículos, aeronaves e embarcações.Ele deve estar preparado para supervisionar o controle de equipamentos mecânicos, materiais e  produtos nos locais de produção ou em laboratórios especializados. Emprega instrumentos de precisão para aferir as condições de produção e providenciar a correção de possíveis falhas. Pode, ainda, prestar assistência técnica à compra, venda e utilização de máquinas e de outros equipamentos especializados.

Acesse aqui o projeto do curso.

Automação Industrial

Tendo em vista os constantes avanços tecnológicos na área industrial, tornaram-se necessárias mudanças na filosofia de qualificação e requalificação de profissionais oriundos de instituições de ensino, bem como, atender aos quesitos da legislação vigente sobre educação profissional.

Identificada à necessidade de mudanças, buscou-se comprovação na análise de mercado através de estudos realizados pelo Observatório do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica – Centro-Oeste e em entrevistas não estruturadas com empresários e indústrias locais. A fim de contemplar o mercado atual com a demanda das indústrias que possuem processos automatizados e a perspectivas de ampliação do parque industrial, formulou estudos visando à criação do Curso Técnico em Automação Industrial.

Acesse aqui o projeto do curso