Documentos do Ensino

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Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h42 | Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 11h51

Esse espaço é destinado às publicações dos documentos institucionais referentes à área de Ensino do Câmpus Anápolis.

A seção contém informações sobre os seguintes assuntos: Regulamentos, TCC, colação de grau, TCC's defendidos, CORAE, projeto pedagógico de curso e atividades complementares


 

REGULAMENTOS

Regulamento Acadêmico Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: RESOLUÇÃO Nº 22, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011 - Aprova o regulamento acadêmico dos cursos da educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Regulamento Acadêmico Cursos de Graduação:  RESOLUÇÃO Nº 19, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011 - Aprova o regulamento acadêmico dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 

Regulamento Cursos de graduação – Exame de ProficiênciaRESOLUÇÃO Nº 18, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011 - Aprova o regulamento do exame de proficiência dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Regulamento Atividades Complementares dos Cursos de GraduaçãoRESOLUÇÃO Nº 16, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011 - Aprova o regulamento das atividades complementares dos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Regulamento Visitas TécnicasRESOLUÇÃO Nº 55, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017 - Regulamento que dispõe sobre as visitas técnicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. 

Regulamento Programa de Monitoria: RESOLUÇÃO Nº14, DE 02 DE JUNHO DE 2014 - Aprova o regulamento relativo ao programa de monitoria de ensino do IFG. 

 


 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório dos cursos superiores oferecidos pelo IFG. Acesse aqui todos os documentos e informações sobre o TCC dos cursos:

Bacharelado em Ciência da Computação

Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade

Licenciatura em Química

Tecnologia em Logística

 

 


Regulamento das Sessões de Colação de Grau dos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Resolução nº 029, de 17 de outubro de 2016. (.pdf)

 

REQUISITOS:

Poderão solicitar colação de grau somente os alunos dos cursos de superiores que:

  • concluíram todos os componentes curriculares constantes do projeto pedagógico do curso;
  • cumpriram as exigências de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, estágio e atividades complementares previstas nos regulamentos institucionais;
  • estejam em situação acadêmica regular junto à instituição e ao ENADE;

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABERTURA DO PROCESSO:

1. Requerimento próprio preenchido

2. Parecer da coordenação de curso para sessão solene de colação de grau

3. Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento

4. Carteira de Identidade

5. Título de Eleitor com certidão de quitação eleitoral

6. CPF

7. Certificado de Dispensa de Incorporação,reservista, certificado de isenção

8. Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio

9. No caso de dispensa de alguma disciplina, Histórico Escolar da Instituição de origem

10. Se separado, averbação de divórcio

11. Se transferido, Histórico Escolar da Instituição de origem

12. Se Portador de Diploma, Diploma do CursoSuperior acompanhado do respectivo Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio acompanhado do respectivo Histórico Escolar

 

FORMULÁRIOS E DOCUMENTOS:

Anexo I - Requerimento para Colação de Grau 
 
Anexo II - Parecer do Coordenador para Colação de Grau
 
Anexo III - Requerimento para Colação de Grau Especial
 
Anexo IV - Lista de Documentos

 Licenciatura em Química

 


CORAE
  • Orientações sobre processos, bem como seus respectivos fluxos de tramitação e documentos necessários para sua abertura podem ser acessados AQUI.
  • Para solicitação de colação de grau, o aluno deverá realizar a comprovação de que não há pendências em seu nome dentro da instituição, utilizando o Comprovante de Nada Consta.

 

Esclarecimentos - certificação do ensino médio/ declaração de proficiência, com base no ENEM

O interessado em obter a certificação do ensino médio/ declaração de proficiência, com base no ENEM, deverá atender aos seguintes requisitos, de acordo com a Resolução nº 56/2014:

I - Obrigatoriamente, ter indicado no ato da inscrição do ENEM o Câmpus Anápolis do IFG como instituição certificadora;

II - Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da primeira prova do ENEM do respectivo ano;

III - Ter atingido o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM;

IV - Ter atingido o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.


E deverá fazer o requerimento no Setor de Protocolo do Câmpus, juntando os seguintes documentos (cópia e original):
a) Cópia da carteira de identidade;

b) Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

c) Cópia do CPF;

d) Cópia do comprovante de endereço com CEP;

e) Cópia do Título de Eleitor, acompanhado de comprovante de votação na última eleição ou declaração de quitação com a Justiça Eleitoral (esta declaração pode ser obtida aqui.);

f) Boletim Individual de resultado referente ao ENEM, expedido pelo INEP (para acessá-lo, clique aqui);

g) Requerimento de certificado (para candidatos que atingiram a pontuação exigida em todas as áreas):

h) Requerimento de declaração  (para candidatos que NÃO atingiram a pontuação exigida em todas as áreas):

i) Declaração de não conclusão do ensino médio

j) Autorização para uso da nota do Enem

 

 


 

Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores:

Bacharelado em Ciência da Computação

Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade

Tecnologia em Logística

Licenciatura em Química

Licenciatura em Ciências Sociais

Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos:

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Comércio Exterior

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química

Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos - modalidade de Educação de Jovens e Adultos:

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Secretaria Escolar - modalidade EJA

Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Transporte de Cargas - modalidade EJA


 

CONVALIDAÇÃO DE HORAS COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS SUPERIORES 

            As atividades complementares integram o currículo dos cursos de graduação e licenciatura do IFG compondo a carga horária total dos cursos, sendo obrigatória a sua proposição e o seu desenvolvimento pelas áreas acadêmicas da Instituição. O total de carga horária exigida para as atividades complementares dos cursos superiores são:

CURSO CARGA HORÁRIA 
Bacharelado em Ciência da Computação 154
Bacharelado em Engenharia Civil 150
Licenciatura em Ciências Sociais 200
Licenciatura em Química 200
Tecnologia em Logística 200

 

    * Os pedidos de convalidação e registro das atividades complementares deverão ser protocolados a partir do penúltimo período do curso *

 

CONVALIDAÇÃO DE HORAS COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS TÉCNICOS E EJA 

             O total de carga horária exigida para as atividades complementares dos cursos integrados ao ensino médio são:

- Técnico integrado ao ensino médio: 120 horas

- EJA em Transporte de Cargas e Secretaria Escolar: 120 horas

   * Os pedidos de convalidação e registro das atividades complementares deverão ser protocolados no terceiro ano (3º) dos cursos técnicos integrados Ensino Médio e a partir do penúltimo período dos cursos EJA *

 

PARA ABERTURA DO PROCESSO:

  • Documentos necessários:

  1- Requerimento na ordem cronológica dos certificados. Deverão ser utilizados quantos forem necessários;

  2- Cópias (frente e verso) dos certificados. Os originais também deverão ser apresentados para autenticação.

Obs.: Todos os certificados deverão estar assinados, caso exista o campo de assinatura do aluno

  • Fluxo do processo:

 - Requerente: entrega na Coordenação do Curso toda documentação organizada conforme sequência numérica da coluna documentos. O requerente deverá salvar os documentos em dispositivo reunindo todos os arquivos a serem entregues em um único arquivo digitalizado em formato PDF.

 - Coordenações dos Cursos: abertura de processo no SUAP. Convalidação das atividades entregue pelo aluno e encaminhamento à Coordenação Acadêmica.

 - Coordenação Acadêmica: registra atividades convalidadas no Sistema de Gestão Acadêmica e finaliza o processo.

 

Para maiores esclarecimentos, consultar:

• Regulamento das atividades complementares dos cursos técnicos.  RESOLUÇÃO N° 20, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011.

• Regulamento das atividades complementares dos cursos de graduação.  RESOLUÇÃO N° 16, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011.

 


 

Transferência/Aproveitamento de Disciplinas

Os alunos que desejarem se transferir para outra instituição de ensino ou que, após a conclusão do curso, quiserem solicitar o aproveitamento das disciplinas em outra instituição deverão:

1- Solicitar histórico escolar (com assinatura) na CORAE;

2- Imprimir os planos de ensino das disciplinas cursadas (vide relação abaixo) e procurar a Coordenação do seu curso para que sejam assinados e carimbados (se necessário).

 

RELAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO POR CURSO:

Bacharelado em Ciência da Computação

Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade

Licenciatura em Ciências Sociais

Licenciatura em Química

Tecnologia em Logística

 

 * Para esclarecimento de dúvidas ou solicitação de outros planos de ensino, favor procurar a Coordenação do Curso *

 


 

ABERTURA DE PROCESSOS
  • Orientações para Abertura de Processos

Apresentamos este informativo com o objetivo de orientar os estudantes, apresentar os fluxos dos processos que serão abertos e tramitados pelos servidores do IFG - Câmpus Anápolis através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), esclarecer as regras e demais procedimentos que devem ser efetuados para diversas solicitações,  e, consequentemente, contribuir com a celeridade dos trâmites.

Para visualizar a lista com os principais processos abertos no IFG, bem como seus respectivos fluxos de tramitação e documentos necessários para sua abertura, acesse aqui as Orientações para Abertura de Processos.

 

  • Formulários/Requerimentos:

Seguem abaixo todos os formulários/requerimentos (em formato editável) citados nas Orientações para Abertura de Processos:

1-Requerimento Geral

2-Formulário para indicação pelo estudante para análise de aproveitamento

3-Parecer de Aproveitamento de Disciplinas

4-Plano de Matrícula em Disciplinas

5-Formulário Plano de Estudos

6-Requerimento para Solicitação de Participação no Programa de Mobilidade Acadêmica

7-Formulário Termo de Compromisso - Mobilidade Acadêmica

8-Memorial de Atividades Desenvolvidas - Mobilidade Acadêmica

9-Autorização para utilizar o resultado do ENEM

10-Declaração de não conclusão do Ensino Médio

11-Requerimento Certificado ENEM

12-Requerimento para Declaração Parcial de Proficiência

13-Requerimento de Sessão Solene de Colação de Grau

14-Parecer da coordenação de curso para sessão solene de colação de grau

15-Requerimento de Sessão Especial de Colação de Grau

16-Requerimento para Convalidação e Registro das Atividades Complementares

17-Requerimento de Justificativa e Abono de Faltas

18-Requerimento para Reabertura de Matrícula

19-Requerimento para Trancamento de Matrícula

20-Formulário de Equiparação do Estágio Curricular Obrigatório

21-Formulário de Validação do Estágio Curricular Obrigatório

22-Autorização dos pais ou responsáveis legais, para menores de 18 anos - PROCAP

23-Formulário para solicitação de auxílio - PROCAP Estudantil

24-Formulário de Análise de Documentação PROCAP

25-Relatório de Atividades - PROCAP Estudantil

26-Carta de aceite do orientador

27-Ficha de inscrição no TCC

28-Modelo de documento padrão do IFG - Câmpus Anápolis