Pós-Graduação

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Criado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h42 | Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 10h48

 

Secretaria de Pós-Graduação

Coordenador do Mestrado ProfEPT: Prof° Dr. Wanderley Azevedo de Brito

 

Coordenadora da Secretaria do Mestrado ProfEPT:

Lucimar Alves de Oliveira

           

Sala: S-301

E-mail: 

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Telefones: 

(62) 3703-3359

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. Esses cursos são abertos a candidatos graduados que atendam às exigências dos editais da Instituição e da legislação nacional.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização, com duração mínima de 360 horas. 

Atualmente, o Câmpus Anápolis oferece apenas um programa stricto sensu, o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade semipresencial. 

Os demais Programas de Pós-Graduação ofertados pelo IFG, e os editais para bolsa e qualificação de servidores podem ser acompanhados na página da Diretoria de Pós-Graduação.

Horários de atendimento da Secretaria de Pós-Graduação do IFG Câmpus Anápolis:

ATENDIMENTO

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Secretaria

07hs às 12hs

12hs às 16hs

13hs às 17hs

18hs às 22hs

07h30min às 12hs

12hs às 16h30min

07hs às 12hs

12hs às 16hs

07hs às 11hs

12hs às 16hs

 


I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas e gestão

 A Coordenação Local do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) convida toda a comunidade interna e demais interessados para o I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica: teorias, práticas e gestão a ser realizado no dia 15 de junho de 2018, das 09 horas às 18 horas, no Teatro do IFG - Câmpus Anápolis. 

Confira aqui a programação oficial do evento e mais informações.

Inscrições e certificados digitais: https://computacaoifg.com.br/gci

 


Processo Seletivo ProfEPT 2020

Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional 2020

De 13/02 a 18/03/2020 estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) aos interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O exame será realizado em 17 de maio de 2020 no Câmpus Anápolis, polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e câmpus-sede das atividades presenciais do mestrado. 

Acesse aqui o edital.

Para realizar as inscrições, clique aqui.

Informações sobre Inscrições para PPI, clique aqui.

Para mais informações: (62) 3703-3356 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

1.1 - Comunicado Importante

Em função da Pandemia do novo coronavírus a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020)  ao mestrado ProfEPT - Edital 1/2020 Comunica aos candidatos/as  inscritos/as no ENA 2020 que a Prova de seleção  que ocorreria em 17 de maio esta  SUSPENSA.

A coordenação informa  que é necessário aguardar a definição do cenário nacional, pois o ProfEPT tem abrangência em todos os estados do país e a Prova deve ser realizada de forma isonômica e simultânea. Sendo assim, uma nova data para a Prova e o Cronograma atualizado serão divulgados com, no mínimo, quarenta dias de antecedência.  Ressalta-se que os demais itens do Edital, tais como referências, modo de avaliação, vagas, dentre outros, estão mantidos.

 

1.2 - Comunicado 

NOTA DO ENA:

MANUTENÇÃO DA SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO DO EXAME NACIONAL DE ACESSO AO ProfEPT


A Comissão Organizadora do Exame Nacional de Acesso (ENA) 2020, considerando o cenário atual de pandemia ocasionado pela Covid-19, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e considerando os termos do Edital ProfEPT 01/2020, informa aos candidatos inscritos que continuará analisando as possibilidades de aplicação do Exame nos termos do Edital, bem como comunicará mensalmente (todo dia 12) as decisões tomadas.

Conforme anunciado anteriormente, lembramos que o dia da prova será informado com uma antecedência de, no mínimo, 40 dias. Destacamos também que ao ser anunciado o dia de aplicação do Exame, o Sistema de Inscrições será liberado para alterações, tais como modalidade da vaga, IA de inscrição, município de realização da prova, condições especiais, dentre outras.

Ressaltamos que nosso objetivo é realizar o ENA o mais brevemente possível, mas somente quando tivermos condições sanitárias favoráveis em âmbito nacional. Agradecemos a compreensão de todos!


12 de Agosto de 2020.


Coordenação ENA
ProfEPT 

 Processo Seletivo ProfEPT 2019

Publicado Edital do Processo Seletivo 2019 para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

De 02 de fevereiro a 07 de março de 2019 estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) aos interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O exame será realizado em 05 de maio de 2019 no Câmpus Anápolis, polo do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e câmpus-sede das atividades presenciais do mestrado. 

Para conferir o edital clique aqui

Para realizar as inscrições clique aqui

Em caso de dúvidas: (62) 3612-2800/2806 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Comunicado

 

Processo Seletivo ProfEPT 2018

Matrículas para 2018/2: Novos Discentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)

O período de matrículas para os candidatos aprovados no Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) será do dia 19 de junho de 2018 (terça-feira) até 06 de julho de 2018 (sexta-feira) nos seguintes dias e horários:

> Segundas-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas;

> Terças-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas;

> Quintas-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas;

> Sextas-feiras: das 07 horas às 11horas/das 12 horas às 16 horas. 

OBS: Não serão realizadas matrículas às quartas-feiras (dias 20 e 27 de junho e 04 de julho). 

O local de realização das matrículas será no Bloco 300, Sala S-301 (Gepex) do Câmpus Anápolis do IFG, localizado na Avenida Pedro Ludovico, s/n, Residencial Reny Cury, em Anápolis-GO. 

Os candidatos aprovados devem comparecer ao local de matrículas, no período informado, portando os seguintes documentos

Em caso de dúvidas, procurar a Secretaria de Pós-Graduação. Tel.: (62) 3310-2806.

Resultado Final - Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica (2018/1)

Confira a Listagem dos Candidatos Aprovados no Mestrado em Educação, Profissional e Tecnológica (2018/1) do ProfEPT.

Mais informações sobre o processo seletivo de 2018/1. 

 


 

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)

Idealizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Nesse âmbito, o IFG Câmpus Anápolis atua como uma das 18 Instituições Associadas (IAs), sediando assim as atividades presenciais do programa. As matrículas da primeira turma já foram realizadas entre 20 e 23 de junho de 2017. O início das aulas está marcado para o mês de agosto. Para outras informações, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 


 

O câmpus Anápolis está trabalhando em projetos de Pós-Graduação Lato sensu (Especializações) nas grandes áreas em que atua. Aguarde novidades em breve.

 


 

O IFG oferece bolsas de pós-graduação para alunos e participa do processo de qualificação de servidores. Esses programas são coordenados pela Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores (PIQS), criado em 2008, tem por objetivo viabilizar a qualificação, em nível de mestrado e doutorado, dos servidores docentes e técnico-administrativos do IFG, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da educação ofertada em todos os níveis, desde os cursos técnicos até a pós-graduação, e para a consolidação do IFG como um centro de referência em pesquisa e pós-graduação.

Já o Programa Institucional de Bolsas para alunos de Pós-Graduação (PIQ-Aluno) objetiva apoiar a formação de recurso humanos qualificados em nível de pós-graduação; fortalecendo os Programas de Pós-Graduação do IFG com a concessão de bolsas a alunos de mestrado e contribuindo para a consolidação do Instituto Federal de Goiás como um centro de referência em pesquisa e pós-graduação.

PIQS - Programa Institucional de Bolsas de Qualificação de Servidores do IFG

PIQ-Aluno - Programa Institucional de Bolsas para alunos de Pós-Graduação

 


Coordenação
Coordenador: Prof° Dr. Wanderley Azevedo de Brito
Telefone: (62) 3703-3359 (quinta e sexta, das 9h às 17h)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

Secretaria
Secretária: Lucimar Alves de Oliveira
Telefone: (62) 3703-5559
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

 


A primeira turma do mestrado ProfEPT foi em 2017, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2019. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com  títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no ProfEPT, também estão listados na aba Produtos educacionais

 Dissertações defendidas em 2019

Avaliação da Aprendizagem e Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Práticas Educativas no IFPA/Câmpus Industrial de Marabá

Autor: Elielson Souza da Silva

Orientador: Dr. Wanderley de Azevedo Brito

 

Entre Tempos e Espaços de Formação: Plano de Estudo e Formação Integrada na Escola Família Agrícola

Autora: Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz

Orientadora: Dra. Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro

 

A “Travessia”: A Formação Omnilateral no Curso Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

 Autora: Karla Rodrigues Mota

Orientadora: Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo

 

Inclusão Escolar e Formação Integral da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista: Caminhos Possíveis

Autora: Gláucia Tomaz Marques Pereira

Orientador: Dr. Wanderley Azevedo de Brito

 

Um Estudo do Conselho de Câmpus do Instituto Federal de Goiás- Câmpus Valparaíso - A Gestão Democrática Como Pressuposto de Efetividade

Autor: Lauce Noriyo De Moraes Nozaki

Orientador: Dr. Adelino Candido Pimenta

 

Formação Continuada dos Docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Como Entendem e Como A Fazem?

Autor: Januário Neto Pereira Sarmento

Orientador: Dr. Alcyr Alves Viana Neto

 

Percepções Sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação Inicial de Professores de Ciências da Natureza: Limites e Possibilidades de Uma Ação Didático-Formativa

Autora: Loryne Viana De Oliveira

Orientador: Dr. Adelino Candido Pimenta

 

Educação de Jovens e Adultos e Possibilidades de Emancipação das Juventudes: Um Estudo de Caso

Autor: Lucas Manoel Andrade

Orientadora: Dra. Gizele Geralda Parreira

 

A Constituição do Discurso Pedagógico das Relações Entre Educação e Tecnologia na Produção Científica (2007-2017)

Autor: Luiz Carlos De Paiva

Orientadora: Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo

 

Uso de um Aplicativo Móvel como Recurso para Aprendizagem sobre Educação Ambiental

Autora: Marília Castro De Melo

Orientadora: Gizele Geralda Parreira

 

Dos Pressupostos ao Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico: Um Documentário da Narrativa da Escola Classe 16 de Planaltina-DF

Autora: Mônica Angélica Barbosa De Almeida

Orientadora: Dra. Daniella de Souza Bezerra

 

Relação Escola-Família, Ética e Violência: Análise Sobre Levantamentos Realizados no Período De 2013 A 2018 no Brasil

Autor: Paulo Roberto De Oliveira Santos

Orientador: Dr. Alcyr Alves Viana Neto

 

A Convergência das Mídias como Estratégia Instigadora do Pensamento Reflexivo na Educação de Jovens e  Adultos

Autora: Regina Aparecida Magnabosco De Sousa Marques

 Orientador: Dra. Gizele Geralda Parreira

 

Ensino de Literatura: Metodologias na Perspectiva Vygotskyana para o Ensino Médio Público e no Contexto Das TIC

Autora: Sara Maria Souza Nogueira

Orientador:  Dr. Wanderley Azevedo de Brito

 

Juventudes e Escolarização: O Ensino Médio e o Desafio da Formação Crítica de Jovens Pertencentes a Comunidades Empobrecidas

Autora: Suzana Medeiros De Souza Aguiar

Orientadora: Dra. Luciana Campos de Oliveira Dias

 

O Trabalho do Pedagogo TAE na Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente do Instituto Federal de Goiás: Reflexões, Desafios e Possibilidades

Autor: Wallace Pereira Sant Ana

Orientador: Dr. Glen Cézar Lemos

 

 

 


Produtos Educacionais

Nesta seção, estão disponíveis os produtos educacionais elaborados no Programa de Mestrado ProfEPT.  Com esse tipo de divulgação, o Programa de Pós-Graduação espera auxiliar professores e outros profissionais ligados ao ensino, considerando que os produtos educacionais disponibilizados podem servir de instrumento e apoio no processo de ensino-aprendizagem em diversas áreas. 

 Nesta seção, estão disponíveis os produtos educacionais elaborados no Programa de Pós-Graduação. Acreditamos que este tipo de divulgação, auxiliará professores e outros profissionais ligados ao ensino, considerando que os produtos educacionais disponibilizados podem servir de instrumento e apoio no processo de ensino-aprendizagem na Educação.

Turma de 2017-Defesas realizadas em 2019

Aluno: Elielson Souza da Silva 

Tema: Plano de Curso de avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: pressupostos teóricos e metodológicos
Marabá-PA 2019
 

 

Aluna: Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz

Tema: O processo educativo na Escola Família Agrícola de Natalândia - MG

 

Aluna: Karla Rodrigues Mota

Tema: Material didático-formativo: proposições acerca da educação profissional integrada ao ensino médio na perspectiva da escola unitária gramsciana

 

Aluna: Gláucia Tomaz Marques Pereira

Inclusão Escolar e Formação Integral da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista: caminhos possíveis

 

Aluno: Lauce Noriyo de Moraes Nozaki

Produto Educacional – Blog – Gestão Democrática na EPT

 

Aluno: Januário Neto Pereira Sarmento

Blog EPT em Pauta - Discutindo a formação continuada docente

Acesse o Link: 

https://educapes.capes.gov.br/html/capes/433019/Blog%20EPT%20em%20Pauta.html

 

Aluna: Loryne Viana De Oliveira

 Tópicos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

 

Aluno: Lucas Manoel Andrade

Cartilha  Juventudes

 

Aluno: Luiz Carlos de Paiva

Educação e Tecnologia na Educação Profissional E Tecnológica: Um Material Didático-Formativo

 

Aluna: Marília Castro de Melo

Educa Terra

 

Aluna: Mônica Angélica Barbosa de Almeida

Pedagogia histórico-critica: um guia para o planejamento do trabalho pedagógico- Monica

 

Aluna: Regina Aparecida Magnabosco de Sousa Marques

Sequência Didática Blog: Uma proposta para a EJA

 

Aluna: Rafaela Soares Mendonça

 Memórias de Um Clube de Leitura Juvenil: da Concepção às Práticas Sociais

 

Aluna: Sara Maria Souza Nogueira

Sequência Didática Para O Ensino De Literatura No Ensino Médio

 

Aluna: Suzana Medeiros de Souza Aguiar

 Sequência Didática: Uma Proposta De Formação Crítica Para A Juventude Pobre Baseada Na Pedagogia Histórico-Crítica

 

 Aluno: Wallace Pereira Sant’Ana

Manual de integração da CAPD