Câmpus Águas Lindas realiza sua XI Semana de Ciência e Tecnologia
Evento realizado entre os dias 26 e 29 de novembro aproximou a comunidade em prol da ciência e do meio ambiente
Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, foi realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, a XI Semana de Ciência e Tecnologia do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG).
Ao longo dos quatro dias de evento, a programação contou com palestras, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, cine debate e atividades culturais dedicadas à discussão sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas.
A solenidade de abertura foi realizada no miniauditório do Câmpus Águas Lindas, na tarde do dia 26. Compuseram a mesa diretiva da cerimônia a diretora-geral do câmpus, professora Mariana Magalhães Nóbrega; o gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, professor Herick Soares Santana; a gerente de Administração, Camila Roberta Estéfano; e o Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Paulo Alves da Silva.
Na palestra de abertura, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Garcia Cappelli, abordou sobre inovação e sustentabilidade nas indústrias do país. "Acabamos de sair da COP 30 e o Brasil sediou o maior encontro para debater sustentabilidade no planeta, afirmando o Brasil como líder global do debate sobre transição energética e mudanças climáticas, o que reforça o papel de nossas universidades e institutos federais, pois são deles que saem as inovações para transformar o Brasil e o mundo", declara.
Já no período noturno, a líder de pesquisa no WWF-Brasil, Helga Correa Wiederhecker, ministrou a palestra “Planeta Vivo”, que reforçou sobre o papel das escolas para a conservação da biodiversidade e sociobiodiversidade.
O coordenador-geral da XI Secitec e professor do Câmpus Águas Lindas, Herick Soares Santana, destacou que as atividades promoveram discussões essenciais sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e recursos hídricos.
Oficina "No Fundo do Mar", realizada pelos estudantes do curso técnico em Meio Ambiente
A programação do segundo dia (27) da XI Secitec iniciou pela manhã com a palestra "Educação Científica para a Conservação dos Recursos Hídricos", com a professora da Universidade Estadual de Goiás, Juliana Simião Ferreira, que discutiu sobre a importância da educação científica e ambiental como estratégia para preservação dos recursos naturais.
Na manhã do segundo dia também foram realizadas as oficinas "Aprendendo a definir palavras com inteligência artificial" e "automedida da pressão arterial". Enquanto o período vespertino foi reservado para o Dia de Portas Abertas, que permitiu à comunidade externa visitar as instalações, conhecer os cursos e as produções científicas e culturais da Instituição.
A programação do segundo dia finalizou com a palestra "Produção de camarões em sistemas bioflocos", proferida pelo professor André Freitas, em formato remoto.

As apresentações teatrais "Um Maluco no IF", "De Cima pra Baixo" e mostra de curtas abriram a programação do terceiro dia do evento (28), que reservou o período vespertino e noturno para a apresentação dos projetos de pesquisas desenvolvidos no câmpus e a realização da roda de conversa "Importância da participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão".
A programação finalizou no último sábado, 29, com oficinas e cine-debate com o filme "Lorax".
"Reconhecida como o maior evento científico de Águas Lindas de Goiás, nossa Secitec tem se consolidado como um espaço fundamental de diálogo, reflexão e avanços para a comunidade local, fortalecendo o papel do IFG como agente de transformação social e difusão do conhecimento científico", declara o professor Herick Santana.
Veja mais fotos no Instagram oficial da Secitec do câmpus.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
