divulgação científica

Revista IFG Faz Ciência chega à segunda edição

  • Imprimir
Publicado: Terça, 03 de Fevereiro de 2026, 06h29 | Última atualização em Terça, 03 de Fevereiro de 2026, 06h29

Nova série de reportagens sobre as pesquisas desenvolvidas no IFG estão reunidas na publicação

 

imagem sem descrição.

 

Uma nova edição da revista IFG Faz Ciência - Um projeto para divulgar o conhecimento chega nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, ao público. Ela dá continuidade ao Programa de Divulgação e Popularização da Ciência, criado para socializar com as comunidades interna e externa os diversos projetos de pesquisa já desenvolvidos ou em desenvolvimento na Instituição.

A segunda edição da revista traz cinco reportagens especiais, publicadas nos meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026, que apresentaram ao público cinco projetos de pesquisa/extensão, revelando a diversidade do saber científico.

A primeira reportagem apresentou o mundo das abelhas e a criação de uma rede de intercâmbio que une conhecimento científico e saber popular, para apoiar e valorizar a diversidade da produção apícola na região do corredor Anápolis-Brasília.

Na segunda reportagem, o assunto foi o ensino da química no ensino médio. O projeto desenvolvido no IFG comprovou que simplificar o ensino e aproximá-lo da vida cotidiana é o caminho para desmistificar a disciplina que é temida por muitos.

Já a terceira reportagem da segunda edição da série IFG Faz Ciência abordou uma investigação da relação entre cursos ofertados e o alcance geográfico do Câmpus Valparaíso.

Na quarta reportagem, os leitores conheceram uma pesquisa que resultou na criação de um sistema inteligente para a detecção de problemas em painéis fotovoltaicos, o que facilita a manutenção das usinas solares e aumenta a eficiência energética.

Na quinta e última reportagem da segunda série IFG Faz Ciência, a questão energética continuou em pauta, com uma pesquisa sobre a matriz energética do estado de Goiás. O projeto, que ainda está em desenvolvimento, quer chegar à organização de dados para ajudar na construção de políticas públicas para o setor energético.

 

Acesse a revista.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.