Software criado no IFG identifica problemas em painéis fotovoltaicos
A quarta reportagem da série IFG Faz Ciência apresenta um sistema inteligente que facilita a manutenção e aumenta a eficiência energética das usinas fotovoltaicas
A ciência – e em especial a ciência aplicada – busca resposta e soluções para problemas que a humanidade enfrenta, em sua organização e modo de produção cada vez mais complexos. E as soluções surgem do esforço de pesquisadores que se debruçam sobre questões que muitas vezes foram geradas pelas próprias criações humanas. É assim que a ciência e a inovação caminham.
Os painéis fotovoltaicos foram uma invenção humana que veio contribuir para a diversificação da matriz energética dos países que têm sol em abundância. A energia solar é limpa e renovável, o que a torna uma opção ecológica imprescindível para a transição energética. Mas as usinas fotovoltaicas também têm problemas, que precisam de respostas.
Para a detecção de problemas nos painéis fotovoltaicos pesquisadores do Instituto Federal de Goiás (IFG) encontraram a solução, que é apresentada na segunda reportagem da segunda edição do Programa de Divulgação e Popularização da Ciência – IFG Faz Ciência.
O leitor vai conhecer um sistema inteligente criado no Câmpus Goiânia, que usa Inteligência Artificial (IA) para analisar imagens dos painéis fotovoltaicos, identificar aqueles que apresentam algum problema e classificar as anomalias encontradas.
Parte dos pesquisadores criaram uma startup, e o sistema já é comercializado, facilitando a manutenção das usinas que o utilizam, aumentando, assim, a eficiência energética.
O caminho percorrido pelos pesquisadores, da pesquisa inicial à criação da empresa de tecnologia, está descrito na reportagem. De autoria da jornalista Maria José Braga, projeto gráfico da tecnóloga em Design Gráfico Isabela Maia Marinho e diagramação do servidor Kleber Pinheiro Bessa Júnior, ela pode ser acessada aqui em PDF.
Boa leitura!
Diretora de Comunicação Social/Reitoria.
