Pesquisa

IFG faz seleção interna para inscrição de projetos em edital da Finep

Finep vai conceder apoio financeiro a projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos por centros temáticos

  • Imprimir
  • Publicado: Terça, 13 de Janeiro de 2026, 14h11
  • Última atualização em Terça, 13 de Janeiro de 2026, 14h12
Seleção interna para submissão a edital da Finepe
Seleção interna para submissão a edital da Finepe

 

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), vai selecionar internamente proposta a serem submetidas ao edital da FINEPE de apoio a projetos de pesquisa aplicada realizadas por Centros Nacionais de Infraestrutura Científica de Pesquisa e Tecnologia de Caráter Temático, nas áreas de cadeias agroindustriais sustentáveis, saúde, infraestrutura urbana e mobilidade sustentável, transformação digital, bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas e defesa nacional.

A submissão de propostas pode ser feita até 17 de abril. A proposta deverá ser composta pelo Anexo 1 e Anexo 2, do edital. O Anexo 1 deverá ser submetido em formato .doc (Word), por meio de link de acesso público no Google Drive, utilizando o formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/e97U2tTQrYhVh6ie8. O Anexo 2 deverá ser submetido em formato PDF, por meio do mesmo formulário eletrônico, no endereço: https://forms.gle/e97U2tTQrYhVh6ie8. O Anexo 2 corresponde à anuência da Gerência de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Gepex) e da Direção-Geral do câmpus de lotação do coordenador.

A seleção interna das propostas será feita pela ProPPG, com base nos critérios estabelecidos pelo edital da Finep. O resultado da homologação das submissões será divulgado dia 22 de abril e, o resultado final da seleção, até dia 5 de maio. De 6 a 25 de maio, os coordenadores das propostas selecionadas poderão fazer ajustes nos projetos e complementar a documentação, caso seja necessário. No dia 29 de maio, o IFG vai encaminhar sua proposta à Finepe.

O IFG vai submeter uma única proposta no valor total de R$ 10 milhões. Ele atuará como Instituição Executora, tendo a Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec) como Instituição de Apoio/Proponente, conforme exigência do edital da Finepe.


Acesse o edital do IFG e o edital Finepe (disponíveis no Portal IFG, menu lateral “Pesquisa e Pós-Graduação”, submenu “Editais”, seção “Pesquisa e Inovação”, subseção “Editais em andamento”, link “Edital nº 04 – PROPPG/IFG (Finepe – Pesquisa Aplicada em Centros Temáticos 2025)”.


Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.