Banda Nilo Peçanha representa o IFG na Conferência Wasbe 2026
Grupo será a única banda estudantil selecionada para a programação do evento internacional, no Rio de Janeiro
A Banda Sinfônica Nilo Peçanha, do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), participará da programação oficial da 21ª Conferência Mundial da Wasbe 2026 ( World Association for Symphonic Bands and Ensembles), um dos mais importantes eventos internacionais dedicados às bandas sinfônicas e conjuntos de sopros. Pela primeira vez realizada na América do Sul, a conferência ocorrerá no Rio de Janeiro.
A apresentação da Banda Nilo Peçanha será no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no dia 21 de julho, às 12 horas. Viajarão para o evento 65 estudantes dos 2º, 3º e 4º anos do curso técnico integrado em Instrumento Musical e mais os professores Marcelo Eterno, Roberto Milet e Daniel Oliveira, além da servidora técnico-administrativa Danielle Pavan e a profissional de apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus Goiânia do IFG, Lowhyenne França dos Santos. A viagem conta com recurso financeiro do IFG, e o grupo ficará alojado no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Segundo o professor de Música do Câmpus Goiânia e regente da banda, Marcelo Eterno, a Banda Nilo Peçanha é a única banda estudantil selecionada para integrar a programação da conferência. "Das bandas estudantis, a única que participará da programação oficial é a Banda Nilo Peçanha. Todas as demais são bandas profissionais, universitárias ou militares. Também somos o único Instituto Federal representado na programação", destaca o docente.
Preparação
Ensaio da Banda Nilo Peçanha no dia 15 de julho, no Teatro do IFG no Câmpus Goiânia, reuniu pais e alunos integrantes do grupo musical.
A preparação para a conferência começou há cerca de dois meses. Nos dias 14 e 15 de julho, foram realizados os ensaios finais no Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia. O último ensaio reuniu pais e responsáveis dos estudantes para apresentar o trabalho de educação musical desenvolvido pela Instituição e esclarecer detalhes da viagem, incluindo aspectos da programação técnica, cultural e formativa.
Para Marcelo Eterno, a participação em um evento internacional representa uma experiência decisiva para a formação dos estudantes. “Essa é uma oportunidade para o aluno. Às vezes, o aluno faz um curso de Música e ainda tem uma certa dúvida se ele irá se profissionalizar ou não. Então esse é um momento que abre a mente do aluno, que vai poder vivenciar junto a grupos muito bons de outros países e do Brasil. E outro lado bom também é a sociabilização. Sair para um evento como esse, com um grupo de alunos, você cria um ambiente de sociabilização entre eles”, reforça o professor.
Repertório
Com o objetivo de representar a identidade cultural de Goiás, a Banda Sinfônica Nilo Peçanha preparou um repertório dedicado à produção musical goiana e brasileira entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. O programa inclui obras como Constâncio, dobrado de Balthasar de Freitas; a valsa Rosinha Rios, de Laurito A. de Pina; o tango Saudade, de Joaquim Edson Camargo; e a modinha Noites Goianas, de Joaquim Santana, considerada uma das principais expressões da canção goiana.
Também fazem parte do repertório Canto do Pajé, de Heitor Villa-Lobos; Fala Meu Louro, de Sinhô; o Prelúdio – Andante, de Edmundo Villani-Côrtes; e Maria Maria, em versão para banda sinfônica. Segundo o professor Marcelo Eterno, as partituras apresentadas vêm sendo recuperadas, editadas e revisadas por professores de Música do IFG, em um trabalho de pesquisa que busca preservar e divulgar a memória musical de Goiás.
Banda Nilo Peçanha
A participação da Banda Sinfônica Nilo Peçanha na Wasbe 2026 representa um marco para o IFG e também para a educação musical em Goiás. A banda foi formada em 1943, na época da antiga Escola Técnica de Goiânia, e consolidou-se como uma das principais referências entre as bandas escolares e acadêmicas brasileiras, desempenhando papel fundamental na formação de músicos, professores e regentes que hoje atuam em diversas instituições de ensino, bandas militares, orquestras e projetos socioculturais em todo o país.
A Banda Nilo Peçanha integra as atividades formativas do técnico integrado em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música, cursos ofertados no Câmpus Goiânia do IFG, funcionando como um importante laboratório de aprendizagem coletiva e prática.
Reconhecimento internacional
Fundada em 1981, a Wasbe reúne profissionais, instituições e conjuntos musicais de todo o mundo com o objetivo de promover a excelência artística e o desenvolvimento das bandas sinfônicas. A edição de 2026 contará com concertos, palestras, oficinas instrumentais, concursos internacionais de regência e composição, sessões de leitura de obras latino-americanas e apresentações de grupos de destaque internacional.
Entre os conjuntos com destaque na programação estão a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, a Banda Sinfônica Nacional da Colômbia, a Banda Sinfônica da Universidade Javeriana, a University of New Mexico Wind Symphony, a Oregon State University Wind Ensemble, a University of Michigan Chamber Winds, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a Mannheimer Bläserphilharmonie, Banda dos Fuzileiros Navais do Brasil, além da Orquestra Mundial de Sopros Jovem da Wasbe e diversas bandas universitárias, militares e profissionais da América Latina, Europa e América do Norte.
Expectativas dos estudantes

Estudante Amanda de Oliveira toca clarinete na Banda Nilo Peçanha.
Para Amanda de Oliveira, estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Instrumento Musical e integrante da seção de clarinetes, a participação na conferência representa uma oportunidade única. "Estamos muito felizes por participar de um evento internacional tão importante. Será também minha primeira viagem ao Rio de Janeiro, e estou com as melhores expectativas”, afirma.
_DanielOlegario.jpg)
Estudante Daniel Olegário afirma que a Banda está preparada para a apresentação no Rio de Janeiro.
O estudante Daniel Olegário Rodrigues Ribeiro, do 3º ano do técnico integrado em Instrumento Musical, trombonista da banda, destaca a dedicação do grupo durante a preparação. "Estamos ensaiando intensamente, com o apoio dos professores, e todos estão preparados", destaca.
_Daniel_Alves.jpg)
O estudante Daniel Alves destaca que concluirá o curso técnico com essa importante oportunidade de participação em um evento internacional de bandas.
Já Daniel Alves dos Santos, aluno do 4º ano do curso técnico integrado em Instrumento Musical e integrante da seção de trompas, afirma que encerrar essa etapa de sua formação participando da conferência será especial. “ Estou muito feliz e também com meu desenvolvimento nesses anos na Banda. Estou no meu último ano do curso técnico em Instrumento Musical. Então vai ser uma saída com chave de ouro”, ressalta.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
