Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Abertas as inscrições do Programa de Divulgação e Popularização da Ciência: IFG Faz Ciência

Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 14h04 | Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 14h04
imagem sem descrição.

Com o objetivo de reconhecer, dar visibilidade e divulgar pesquisas, o Instituto Federal de Goiás (IFG) lança a chamada pública do Programa de Divulgação e Popularização da Ciência – IFG Faz Ciência. O período de submissões vai até dia 31 de outubro e os projetos selecionados serão publicizados por meio de plataformas digitais, com foco em reportagens jornalísticas.

"A Instituição busca continuamente iniciativas de divulgação da ciência para a comunidade. E a essência deste edital é oportunizar a divulgação da ciência e de todos os agentes envolvidos, contemplando o início da elaboração de uma vitrine de pesquisas do IFG", ressalta Lorena Pereira de Souza Rosa, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Também estão entre os propósitos do IFG Faz Ciência: estimular a divulgação científica e fomentar o diálogo entre cientistas e a sociedade; realizar divulgação científica das pesquisas do IFG por meios de comunicação (sites, redes sociais, dentre outros); ampliar o espaço dedicado à divulgação científica nos canais de comunicação do IFG e desenvolver ações de democratização do conhecimento científico, tecnológico e de inovação, visando ao desenvolvimento humano e sustentável.

 “A intenção é que seja um edital institucional e periódico para apresentar para a sociedade as várias pesquisas de excelência que temos e que fazemos aqui no IFG”, ressaltou Lorena Pereira de Souza Rosa, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. As ações têm por objetivo fazer ampla divulgação dos resultados e sobre os impactos sociais, científicos e tecnológicos das pesquisas realizadas no âmbito do IFG. 

Os projetos selecionados serão publicizados em plataformas digitais, nos canais oficiais do IFG, por meio de publicações em mídias sociais e série de reportagens que serão elaboradas pela Diretoria de Comunicação Social (Dicom), que também produzirá um produto de comunicação institucional (publicação digital). Também estão previstos vídeos curtos sobre os projetos selecionados, que serão desenvolvidos pelo Escritório de Divulgação Científica do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab). 


Seleção de projetos

Será selecionado um projeto por Departamento de Áreas Acadêmicas dos 14 câmpus do IFG e um projeto da Reitoria, sendo que as as propostas deverão indicar uma das três áreas de conhecimento, definidas em conformidade com o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): (1) Ciências da Vida; (2) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e (3) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. 

Poderão submeter projetos ao Programa IFG Faz Ciência, os servidores efetivos da Instituição (devem ter, no mínimo, o título de especialista) que possuam projeto de pesquisa concluído ou com em fase de conclusão, com resultados relevantes na área da pesquisa. Os proponentes deverão estar adimplentes com a Instituição quanto à entrega de relatórios e prestação de contas vinculadas aos projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão sob sua responsabilidade. 

Além disso, o proponente deve atender a uma das seguintes condições: ser partícipe de projeto de pesquisa cadastrado no IFG, conforme regulamento aprovado pela Resolução IFG nº 026/2014; ser orientador ou coorientador no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG (PIBIC/PIBIC-EM/PIBITI); ou ministrar aulas em programas de curso de pós-graduação stricto sensu do IFG. As condições e os requisitos para participar do IFG Faz Ciência estão detalhados na chamada pública, que prevê também que o proponente deve possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado há menos de seis meses. 

 

Submissão

As propostas devem ser apresentadas exclusivamente pelo coordenador do Projeto de Pesquisa, sob a forma de Formulário de Descrição do Projeto de Pesquisa Desenvolvido, encaminhadas via Sistema Unificado de Administração Pública (Editais - SUAP: Sistema Unificado de Administração Pública (ifg.edu.br)), Módulo Pesquisa, até o dia 31 de outubro.

A seleção das propostas submetidas será realizada em duas etapas. A primeira etapa é a de homologação, quando será realizada a análise técnica pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Diretoria de Pesquisa e Inovação, Centro de Referência em Pesquisa e Inovação e Diretoria de Comunicação Social, quanto ao cumprimento de todas as normas e prazos estabelecidos no edital. Já na segunda etapa, a de classificação, serão avaliadas as dimensões e os critérios estabelecidos na chamada pública.

 

"O IFG Faz Ciência contribuirá para o fortalecimento da divulgação científica e do jornalismo científico na Instituição. A iniciativa estimulará práticas de cooperação necessárias ao processo de popularização da ciência e para a conexão entre a sociedade e os pesquisadores, ao apresentar os resultados e aproximar ainda mais a ciência das pessoas", destaca Adriana Souza, diretora de Comunicação Social do IFG.

A iniciativa 

IFG Faz Ciência constará do novo Plano de Comunicação, que também terá um projeto para o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação e que prevê o desenvolvimento de uma campanha, reportagens e um Guia Digital de Serviços do Centro de Referência. 

O diálogo para a realização do IFG Faz Ciência, como um projeto estratégico de comunicação, teve início em uma reunião no último dia 7 de julho, após contato da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) com a Diretoria de Comunicação (Dicom), para detalhamento de dois projetos que constam do Plano de Comunicação e que estão alinhados com a área da pesquisa. 

Na reunião, a Dicom relatou as ações desenvolvidas e informou que o atual Plano está em fase de finalização, mas que seria possível incluir dois projetos, na mesma perspectiva do que vem sendo realizado pela Dicom.

Para selecionar os trabalhos, diante da complexidade desta seleção, seja por parte da Dicom ou da Proppg, a DPI sugeriu a realização de uma chamada pública, com critérios bem definidos, e que fosse criado um nome para o projeto.

 

IFG Faz Ciência quer estimular a divulgação científica e fomentar o diálogo entre cientistas e a sociedade

"Esse projeto surgiu a partir do mapeamento das demandas de divulgação e popularização da ciência, valorizando as pesquisas e os pesquisadores do IFG. Temos grandes pesquisas que precisam estar acessíveis à comunidade”, destaca a diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Silva Oliveira Costa.

A diretora de Pesquisa e Inovação do IFG, Lorenna Silva Oliveira Costa, também destaca a importância da divulgação científica para aproximar mais a ciência da sociedade e diz que "essa é a primeira atividade do Escritório de Divulgação Científica do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação". 

Assim,  surge o Programa IFG Faz Ciência,  a partir do diálogo entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) do IFG, por meio da Diretoria de Pesquisa e Inovação (DPI) e do  Escritório de Divulgação Científica do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab), e a Diretoria de Comunicação Social (Dicom) da Reitoria.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria do IFG.

 

Fim do conteúdo da página