Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) manifesta seu profundo e imensurável pesar diante da trágica e brutal violência ocorrida no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), que vitimou duas servidoras ontem, 28 de novembro.
Neste momento em que o luto abala toda a Rede Federal, o IFG estende seu abraço de conforto e a irrestrita solidariedade a toda a comunidade do CEFET/RJ — familiares, técnicos-administrativos, docentes e estudantes.
É com um sentimento de profunda vulnerabilidade que reconhecemos que todos nós, diariamente, saímos de casa com a expectativa de retornar em segurança às nossas famílias após o trabalho. A brutalidade deste ato no ambiente de trabalho nos alerta que a violência é uma ameaça real e inaceitável, e que ninguém deveria enfrentar o medo ou a insegurança nesse espaço.
A perda dessas educadoras é irreparável. Uma tragédia como esta nos convoca a uma reflexão urgente: o ambiente acadêmico deve ser, acima de tudo, um espaço de segurança e acolhimento. Sendo assim, o IFG reafirma seu compromisso inadiável de fortalecer e implementar ações de prevenção à violência e gestão de conflitos.
É urgente intensificar o diálogo interno e com as demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) para garantir espaços seguros para todos nós, onde o respeito e a integridade prevaleçam sempre.
As vidas de Allane e Layse foram interrompidas de forma brutal, em um ato que reforça a gravidade do feminicídio no Brasil e a urgência de enfrentá-lo com políticas institucionais, responsabilidade social e compromisso permanente com a proteção e o respeito às mulheres.
Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas, Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, e com a comunidade do Cefet/RJ.
Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon
Reitora
Instituto Federal de Goiás (IFG)
