Câmpus Águas Lindas abre processo eleitoral para composição local da comissão de igualdade étnico-racial
Professores, alunos e técnicos podem se candidatar a partir desta quinta-feira (7)
A Diretoria-Geral do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) emitiu um Memorando-Circular informando à comunidade acadêmica a abertura do processo eleitoral para a escolha dos membros locais da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR). As inscrições de candidaturas estarão abertas entre os dias 7 e 13 de maio de 2026. A iniciativa segue as orientações da Resolução Consup/IFG nº 81/2021 e do Memorando nº 26/2026 da Diretoria Executiva da Reitoria, que estabelecem diretrizes para a organização das comissões nos câmpus da instituição.
A CPPIR constitui-se como uma instância institucional de caráter permanente, responsável por propor, acompanhar e fortalecer políticas voltadas à promoção da igualdade étnico-racial, contribuindo para a construção de um ambiente institucional mais justo, inclusivo e democrático.
Cada um dos três segmentos – docente, técnico-administrativo e discente – elegerá um representante titular e um suplente. Para se candidatar, os interessados devem preencher formulário eletrônico. Conforme o cronograma, a lista de candidaturas homologadas será divulgada entre os dias 14 e 18 de maio, e o período para eleição dos membros dos segmentos docentes, discentes e técnicos administrativos será de 19 a 25 de maio. O mandato dos eleitos terá duração de dois anos.
A Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial desenvolvida pelo IFG estabelece-se conforme os seguintes princípios: valorizar a diversidade étnico-racial e cultural da sociedade; implementar políticas institucionais que desenvolvam relações humanas mais equitativas, superando desigualdades de gênero e étnico-raciais; construir a igualdade entre as pessoas, valorizando e respeitando as diferenças e possibilitando a equidade de direitos; e a promoção da colegialidade, participação e democratização dos processos, ações e políticas institucionais.
Cronograma:
|
Data/Período |
Ações |
|
30/04/2026 |
Memorando da Direx com Orientações para Eleição |
|
04 a 06/05 |
Memorando da Diretoria Geral com aviso para abertura de inscrições dos candidatos às vagas da CPPIR Local |
|
07 a 13/05 |
Período para as inscrições dos candidatos |
|
14 a 18/05 |
Período para divulgação das candidaturas |
|
19 a 25/05 |
Período para eleição dos membros dos segmentos docentes, discentes e técnico administrativos. |
|
26 a 28/05 |
Período para as Diretorias enviarem as Atas ao Gabinete da Reitoria. |
Confira o Memorando-Circular n°2/2026
Acesse o formulário de inscrições
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
