Solenidade de certificação é realizada na Reitoria do IFG
Concluintes de cursos ofertados em 2025 pelo Projeto AlmEJA participaram do evento
O Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a cerimônia de certificação dos concluintes dos cursos ofertados pelo Projeto EJA/EPT AlmEJA no ano de 2025. O evento também marcou o encerramento dos cursos ofertados pelo Projeto ao longo deste ano.
A solenidade, que foi realizada na Reitoria do IFG, contou com a presença do diretor executivo do IFG, professor Tauã Assis; do gerente de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da Prefeitura de Goiânia, Emerson Martins; da coordenadora de Execução das Políticas de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação do estado de Goiás, Ialba Veloso Martins; da coordenadora-geral, Kênia Hidalgo, da coordenadora pedagógica, Rosselini Diniz Barbosa Ribeiro, ambas do Projeto AlmEJA, e da diretora de EaD do IFG, Helen Betane Ferreira Pereira. Também prestigiaram a solenidade cursistas e seus familiares, além de outros servidores e gestores do Projeto e do IFG.
Segundo a coordenadora-geral do Projeto, Kênia Hidalgo, “foram superadas as nossas expectativas quanto ao número de concluintes nas duas formações ofertadas. Para a formação de professores, foram 93 concluintes (por volta de 84%) e para o Curso de Informática, dos estudantes da EJA, foram 255 concluintes (cerca de 75%). Um número muito significativo considerando a modalidade de Educação a Distância e o público da EJA”. “Tudo isso”, completa a gestora, “foi fruto de um trabalho coletivo acolhedor e rigoroso de acompanhamento e do trabalho de qualidade desenvolvido ao longo do processo formativo”.
A coordenadora pedagógica do AlmEJA, Rosselini Ribeiro, foi a responsável por apresentar alguns dados sobre a oferta de cursos em 2025 e ressaltou: “muitos foram os desafios, mas chegamos ao fim deste ano certos do alcance da educação a distância, que consegue chegar a locais que muitas vezes outras modalidades não chegam”.
Chamando atenção para o princípio da proximidade pedagógica, a coordenadora lembrou que, ao longo de todo o ano, os colaboradores do Projeto buscaram estar próximos dos cursistas: “estivemos separados fisicamente, mas sempre muito próximos pedagogicamente”.
O gerente da EJA da SME de Goiânia, Emerson Martins, destacou a importância dos cursos ofertados e falou sobre os vários estudantes oriundos da rede municipal de Goiânia agradecidos pela oportunidade: “alguns relataram que estavam com medo do curso da EJA, mas depois superaram suas dificuldades, pois, segundo eles mesmos, foram acolhidos ao longo das aulas, e isso é muito especial”.
Emerson também pontuou a importância da bolsa recebida pelos estudantes da EJA: “para além da formação, da inclusão digital e da certificação recebida, o curso chega às mesas das pessoas e renova as esperanças, ajudando a resolver outras situações”.
Ialba Veloso Martins, coordenadora da Seduc, chamou atenção para a importância da parceria da Secretaria de Educação do estado de Goiás com o IFG e disse que ela é muito significativa. Observando os concluintes dos cursos, a gestora lembrou: “esse é um dia muito importante para vocês! É o momento de vocês! E estamos aqui para prestigiá-los. Continuem estudando e acreditando nos sonhos de vocês! Sigam em frente!”. Destacando que também já foi estudante do IFG, “na época da Escola Técnica”, Ialba finalizou elogiando: “essa casa acolhe os estudantes”.
O diretor executivo do IFG, professor Tauã Assis, que na ocasião representou a reitora, Oneida Irigon, lembrou que o projeto tem o apoio inestimável do IFG, por sua importância institucional. Tendo como foco os estudantes da EJA, ele falou a respeito da importância dos recomeços e afirmou: “toda hora é hora de recomeçar”.
No final de seu discurso, o gestor deixou um recado especial aos estudantes da EJA, no sentido de que eles “continuem em suas formações e se sintam bem-vindos na instituição”, e fez um aceno a todos os participantes dos cursos: “que vocês continuem buscando o conhecimento e muito obrigado por fazerem parte desse projeto”.
Projeto AlmEJA
O Projeto AlmEJA é desenvolvido pelo IFG junto com as secretarias municipais e estadual de Educação e busca colaborar com a formação continuada dos profissionais das redes municipais e estadual de ensino que atuam diretamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da EJA e com a formação e qualificação profissional dos estudantes dessa modalidade.
Na atual edição, estabeleceram acordo de cooperação com o Projeto os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Goiânia Oeste, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Senador Canedo, além das secretarias de Educação dessas respectivas localidades e, ainda, de municípios de cidades vizinhas.
O Projeto também fez parceria com a Unidade Prisional Regional Feminina de Luziânia, por meio do Câmpus Luziânia, além da Comunidade Quilombola de Cavalcante, por meio do Câmpus Itumbiara.
Foram ofertadas duas formações: uma voltada a professores das redes municipais e estadual de Goiás e servidores do IFG (Curso de Formação Continuada para profissionais da Educação da EJA); e outra com foco em estudantes do ensino fundamental e médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que fizeram um curso da área de Informática (Curso de Informática Essencial para os estudantes da EJA).
Um dos estudantes do curso FIC voltado aos professores e servidores da Educação é Iraldo Maia. Ele, que é professor da modalidade EJA da Rede Estadual de Ensino, ressaltou a importância do curso: “ao longo de todos os módulos, visualizei a importância do curso no dia a dia”. E completou: “como estou atuando em duas turmas da EJA, os módulos do curso possibilitaram uma boa dinâmica no desenvolvimento do meu trabalho com essas turmas. Adorei o curso”.
Já a cursista Cleudia Alves, do município de São Miguel do Araguaia, que fez o curso Informática Essencial, deixou claro que gostou muito da oportunidade: “gostei muito de participar do curso e aprendi muitas coisas que não sabia. O curso pra mim foi importante e vou levar para minha vida o que aprendi. A informática é essencial para a vida profissional", completou.
Os cursos do Projeto Almeja foram ministrados por meio de aulas síncronas, com momentos em que professores e estudantes estão em interação ao mesmo tempo, no formato on-line. Além disso, foram desenvolvidas atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – Moodle.
Com o fim dos cursos neste ano de 2025, a coordenadora-geral do Projeto, Kênia Hidalgo, destaca que, além de um e-book e livro impresso, serão entregues como produtos educacionais três cursos Mooc, que são cursos on-line gratuitos disponíveis para qualquer pessoa, oriundos de três disciplinas ofertadas no Projeto. “Isso nos deixa muito satisfeitos, pois serão contribuições pedagógicas relevantes para toda a comunidade”, comemora a gestora.
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Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
