Oportunidade

IFC abre inscrições para curso Técnico em Defesa Civil EaD com 630 vagas em 5 polos no país

  • Imprimir
Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2026, 13h31 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2026, 13h41
A inscrição é GRATUITA e deve ser realizada exclusivamente de forma online
 
 
O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com as inscrições abertas, até 08/05, para o processo seletivo para o curso Técnico Subsequente em Defesa Civil na modalidade Educação a Distância (EaD), com ingresso previsto para o segundo semestre de 2026.

São ofertadas 630 vagas, distribuídas entre os seguintes polos no país:

  • IFAP – Macapá: 150 vagas;
  • IFFluminense – Macaé: 90 vagas;
  • IFG – Senador Canedo: 150 vagas;
  • IFPI – Teresina Central: 90 vagas;
  • IFPR – Curitiba: 150 vagas

Expansão nacional

A formação integra uma iniciativa de expansão nacional, contemplando diferentes regiões do país e ampliando o acesso à qualificação na área de Defesa Civil.

A ampliação do curso em nível nacional foi viabilizada por meio de parceria entre o Instituto Federal Catarinense e órgãos do Governo Federal, incluindo os Ministérios da Educação; da Integração e do Desenvolvimento Regional; e da Justiça e Segurança Pública, além da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e apoio da Casa Civil da Presidência da República.

Sobre o curso

O curso tem um ano e meio de duração e é destinado a candidatos que já concluíram o Ensino Médio. Será ofertado em formato híbrido, com 80% das atividades a distância e 20% presenciais (aulas a cada dois meses, conforme calendário), realizadas nos polos participantes.

Inscrição

A inscrição é GRATUITA e deve ser realizada exclusivamente de forma online, por meio do Portal do Candidato (https://candidato.ifc.edu.br/).

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado por meio de sorteio público eletrônico. Cada participante receberá um número para concorrer às vagas disponíveis, conforme o polo escolhido no momento da inscrição.

Sistema de Ações Afirmativas

O edital também prevê reserva de vagas por meio do sistema de ações afirmativas (cotas), além de ampla concorrência. As inscrições são gratuitas, e é de responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do cronograma, além de possíveis atualizações publicadas no site do IFC Campus Camboriú.

Para mais informações, confira aqui o edital