Laboratório Maker promove aprendizagem prática e cooperação entre estudantes
Espaço oferece condições para aprendizagem ativa e experimentação científica com baixo custo e alta relevância pedagógica
Impressoras e canetas 3D, óculos de realidade virtual, máquina CNC laser para cortar e gravar materiais com alta precisão, chapas de MDF, kits robótica, entre outros itens. O Laboratório Maker do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) está em funcionamento há dois meses e oferece condições para transformar ideias em produtos de forma simples, criativa e de baixo custo.
Os laboratórios makers nascem como desdobramento do projeto institucional Go Makers Go, aprovado no edital Mais Ciência na Escola (CNPq/MCTI/FNDCT, chamada 13/2024), como um espaço que incentiva servidores e estudantes a explorar, criar soluções e desenvolver protótipos em equipes multidisciplinares.
Com a coordenação do professor Thiago Mureebe Carrijo, o Laboratório Maker do Câmpus Águas Lindas conta com quatro estudantes bolsistas, que no momento estão fazendo os primeiros experimentos e aprendendo a manusear os equipamentos.
Atualmente dois projetos do câmpus estão sendo contemplados na área da Física e da Química: o monitoramento de polinizadores “Colmeia Inteligente IoT: monitoramento do comportamento de abelhas com tecnologia maker” e “Calorímetro digital de baixo custo com arduino”.
O laboratório atuará como espaço de apoio à disciplinas curriculares, à iniciação científica e à ações voltadas para comunidade externa, como oficinas de prototipagem, popularização científica e parcerias com escolas públicas da região.
Para desenvolver atividades no laboratório, uma equipe do câmpus ficará disponível toda terça, quinta e sexta-feira para desempenhar ações de ensino, orientações, capacitação e gestão do espaço. Interessados em propor ideias devem entrar em contato com o coordenador pelo e-mail: thiago.carrijo@ifg.edu.br
Inauguração
A inauguração do Laboratório Maker do Câmpus Águas Lindas foi realizada no dia 22 de setembro, e teve a participação do Secretário Municipal de Educação, Fábio Gonçalves Campos, do Coordenador Regional de Educação (CRE) de Águas Lindas, Francisco Wagner Silva de Sousa, do então diretor-geral do câmpus, prof. Tiago Gomes de Araújo, e do coordenador do Projeto Mais Ciência na Escola no câmpus, prof. Thiago Mureebe Carrijo.
No município de Águas Lindas de Goiás foram implantados dois laboratórios makers: um no câmpus e outro no Colégio Estadual Olavo Bilac.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

