Narrativas de histórias singulares e atualidades se entrelaçam em coletânea de livros da Rede Federal
Coleção com 5 volumes foi lançada em 9 de outubro, durante a 5ª Semana Nacional da EPT em Brasília (DF)
Nem em seus melhores sonhos, Nilo Procópio Peçanha, patrono da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e o primeiro e único presidente negro do Brasil, imaginaria que as 19 Escolas de Aprendizes Artífices que criou, em 23 de setembro de 1909, resultariam na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Essa verdadeira revolução na educação possui histórias singulares e atualidades que estão na coletânea “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”, lançada no dia 9 de outubro, em Brasília (DF), durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica.
Com mais de 600 câmpus em funcionamento e mais de 100 em implantação, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui origem em uma trajetória que completou 116 anos em 2025, mas sua temporalidade se amplia para quase dois séculos, considerando que, além dos 38 Institutos Federais e 2 Cefets, a Rede é formada pelo Colégio Pedro II, criado em 1837.
A Coletânea possui cinco volumes e apresenta os contextos regionais das instituições que compõem a Rede Federal, destacando o processo de interiorização e a capilaridade em todas as regiões brasileiras. É a materialização de uma memória compartilhada, que conecta a tradição e a inovação, consolida a identidade e amplia a visibilidade dessas instituições e de uma política pública educacional que é transformadora.
Livros
A coleção reúne 41 capítulos, correspondentes a cada uma das instituições da Rede Federal, divididos em cinco volumes – um para cada região do país, com textos sobre o passado e o presente dessas instituições, articulando sua trajetória histórica às transformações contemporâneas.

Os textos de 140 autores apresentam as trajetórias históricas de cada uma das instituições, estabelecendo um diálogo entre a memória e a inovação educacional.
Acompanham essas narrativas um painel fotográfico que reforça a memória visual de cada experiência, com imagens de todos os câmpus das instituições da respectiva região, oferecendo um registro sistemático e atualizado da presença territorial e institucional da Rede Federal em todo o país.
O lançamento da coletânea foi de cinco volumes em versão impressa, com a distribuição de 5 mil exemplares para as bibliotecas dos institutos federais, dos Cefets e do Colégio Pedro II. A versão digital possui licença aberta com disponibilização de acesso nos repositórios das instituições da Rede. As sinopses dos livros estão na página eletrônica da Editora do Instituto Federal de Goiás.
Coedição
O processo de editoração foi conduzido pelo Instituto Federal de Goiás (Editora IFG) em coedição com sete editoras parceiras, constituindo um verdadeiro projeto em rede: Colégio Pedro II (Imperial Editora), Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes), Instituto Federal Goiano (Editora IF Goiano), Instituto Federal do Maranhão (Editora IFMA), Instituto Federal da Paraíba (Editora IFPB), Instituto Federal Sul-rio-grandense (Editora IFSul) e Instituto Federal do Pará (Editora IFPA).
A identidade gráfica da coletânea é inspirada em espécies arbóreas brasileiras, simbolizando a diversidade e a longevidade da Rede: Jequitibá – Sudeste; Ipê – Centro-Oeste; Juazeiro – Nordeste; Araucária – Sul; e Samaúma – Norte.
A coleção foi produzida com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, como parte do orçamento direcionado à organização da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), organizada em 2024 pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).
5ª SNEPT
O momento escolhido para o lançamento da coletânea de livros da Rede Federal foi a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que neste ano teve como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”. O lançamento durante a Semana ampliou o alcance e o vínculo entre passado e futuro da educação tecnológica e estabeleceu um diálogo entre memória histórica e inovação educacional. A coleção mostra que as juventudes que hoje inovam são herdeiras de uma tradição educacional iniciada em 1909 e que até hoje transforma o país e está em todas as regiões brasileiras.
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria IFG/Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
