Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos

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Criado: Segunda, 02 de Maio de 2016, 14h43 | Última atualização em Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 09h24

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH) é responsável por propor, planejar, implementar e conduzir as políticas de gestão de recursos humanos, de capacitação, de tecnologia da informação; planejar, supervisionar e subsidiar a avaliação do desempenho institucional; supervisionar a efetivação do Plano de Desenvolvimento Institucional; elaborar e sistematizar a elaboração do Relatório Anual de Gestão.

Pró-Reitor

Amaury França Araujo

 

Contato

Telefone: (62) 3612-2200

E-mail: prodiifg.edu.br

Endereço: Reitoria - Av. Assis Chateaubriand, nº 1.658, Setor Oeste. CEP: 74130-012. Goiânia-GO. 

 

Equipe

Coordenação Executiva

  • Frederico Rodrigues de Souza Lima - Assistente em Administração - Coordenador Executivo

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O organograma da PRODIRH está estruturado da seguinte forma: Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), Núcleo de Estatísticas e Planejamento e Observatório do Mundo do Trabalho.


Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos

A Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) é o setor responsável por toda a Gestão de Pessoal do IFG, desde a publicação dos editais de concurso público, processos seletivos simplificados ou editais de estágio, também pelo o acompanhamento dos servidores ativos e aposentados.

Equipe:
Diretora: Sandra Abadia Ferreira

Contato:

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A Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos é dividida em Coordenações:

 

- Arquivo

É responsável pelo controle de documentos e processos recebidos e expedidos, organização, guarda e manutenção do arquivo (pastas funcionais, processos arquivados na DDRH)

Equipe:

  • Necina Ferreira da Silva - matutino
  • Caio Filgueiras Viana - Técnico em Arquivo - vespertino
  • Cíntia Cândida Frasão - Arquivista - vespertino

Contato:

 https://falecomrh.ifg.edu.br

 

- Coordenação de Aposentadorias e Pensões (CAP)

É responsável por concessão de aposentadoria, pensões por morte e licença prêmio por assiduidade. Também realiza as averbações de tempo de contribuição, emissões de certidões de tempo de contribuição e encaminha os formulários do SISAC para o TCU apreciar a legalidade das aposentadorias, pensões e admissões dos servidores do IFG.

Equipe:

  • Kleuber Assis Vasconcelos - Auxiliar em Administração - Coordenador
  • André Costa Brito - Assistente em Administração - matutino

Contato:

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https://falecomrh.ifg.edu.br

 

- Coordenação da Folha de Pagamentos (CFP)

Coordenação responsável por calcular e operacionalizar os lançamentos no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE e também do SIAPENET das progressões por capacitação e por mérito profissional, incentivos à qualificação, retribuição por titulação (RT), reconhecimento de saberes e competências (RSC), gratificação de encargos de cursos e concursos, funções gratificadas (FG) funções de coordenações de cursos (FCC), cargos de direção (CD), bem como as substituições, alteração de regime de trabalho, abono de permanência, reposição ao erário, decisão judicial de penhora, rescisões de contrato, vacâncias, exonerações e ajuda de custo e os processos de exercícios anteriores. A Coordenação da Folha de Pagamentos também é responsável pelos processos de auxílio-funeral, SEFIP (mensal), RAIS (anual) e homologação da folha de pagamentos.

 Equipe:

  • Vinícius Rocha Pereira - Assistente em Administração - Coordenador
  • Alessandro Pires de Carvalho - Contador - matutino
  • Wesley Gonçalves do Nascimento - Vespertino

Contato:

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- Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS)

A Coordenação de Assistência ao Servidor, vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, foi criada para elaborar, coordenar e executar programas, projetos e ações, de forma interdisciplinar visando a promoção do bem estar físico, emocional e social dos servidores do IFG e de seus familiares, em consonância com os princípios e diretrizes constitucionais, bem como da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público – PASS.  

Objetiva atuar de forma articulada na proposição e execução de programas, projetos e ações de promoção e prevenção da saúde, com base no princípio da interdisciplinaridade, em parceria com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - SIASS/IFG/IFGOIANO.

Núcleos de Atuação da CAS:

Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador

Objetivo: Promover a saúde dos trabalhadores, em caráter preventivo e promocional em conjunto com o SIASS-IFgoiano/Goiás e demais órgãos tais como Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, GEAP-Autogestão em Saúde, Sesi, Senac, entre outros.  

Núcleo de Atendimento Social e Psicológico aos Servidores e Gestores

Objetivo: Assistir ao servidor e sua família, por meio de ações preventivas, em situações decorrentes de problemas sociais, econômicos e psicológicos, contextualizados no ambiente intra e extrainstitucional e também fazer os encaminhamentos das demandas espontâneas e/ou encaminhadas pelos gestores.

 

Equipe:

  • Bruna Borges Frazão - Odontóloga - Coordenadora
  • Sandra Lúcia Gonçalves – Assistente Social - matutino
  • Thaís de Camargo Oliveira - Psicóloga - vespertino

 Contato:

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- Coordenação de Gestão de Pessoas

É responsável pela proposição, implementação, acompanhamento e avaliação das ações de admissão, capacitação e desenvolvimento na carreira do servidor do IFG. Coordena e executa ações de: admissão de servidores efetivos e substitutos. Analisa e emite parecer nos processos referentes a: incentivo à qualificação, progressões funcionais por mérito, concessão de licenças e afastamentos nos termos da legislação, vacância, remoção, redistribuição. 

Equipe:

  • Fabrícia Umeno Ferreira -  Assistente em Administração - Coordenadora
  • Ludmille Dias Ribeiro – Assistente em Administração - vespertino
  • Tainá Ferreira Hermano - Assistente em Administração - matutino
  • Camilla Naves Pascoal - Administradora - matutino

Contato:

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Setor de Capacitações

PROCAP – apenas da Reitoria; acompanhamento de processos PIGE; levantamento e execução de demandas de cursos de capacitação

Equipe:

  • Miriam Antônia Soares Filha Rodrigues - Assistente Social - matutino

Contato:

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- Coordenação de Cadastro (CC)

Fazer inclusão de servidores ativos permanentes, substitutos e temporários no sistema SIAPE bem como prestar suporte aos campus para também realizarem estes procedimentos além de gerenciar as atualizações cadastrais dos mesmos; controlar a documentação de servidores redistribuídos de/para outros órgãos; controlar a frequência dos servidores da reitoria e dos campus e as dos servidores de outros órgãos lotados provisoriamente na instituição, bem como àqueles cedidos da instituição para outros órgãos; cadastrar licenças e afastamentos; realizar as inclusões e alterações de férias; executar no sistema as vacâncias, exonerações, redistribuições e remoções; dar apoio e suporte às demandas dos câmpus, fornecendo dados, compartilhando procedimentos e prestando informações; benefícios tipo auxílio transporte, assistência pré-escolar, ressarcimento a assistência à saúde; distribuir comprovantes de pagamento e rendimento.

Equipe:

  • Divino José Cardoso Nazaré - Administrador - Coordenador
  • Maísa Gonçalves Ferreira -  Assistente em Administração - matutino
  • Maxlanio Dias Sousa -  Assistente em Administração - vespertino

Contato:

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Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) disponibiliza a toda comunidade, que direta ou indiretamente se relaciona com o Instituto Federal de Goiás (IFG), os serviços e facilidades em Tecnologia da Informação (TI) nas áreas de infraestrutura (dados e telecomunicações), sistemas e disponibilização de informações.

É o setor responsável pelo planejamento e desenvolvimento das ações de estruturação, suporte e manutenção do bom funcionamento da tecnologia da informação do IFG.

 

Acesse aqui todos os serviços de TI.

 

Contato

Avenida Assis Chateaubriand, nº 1658, Setor Oeste, Goiânia-GO.
E-mail: dtiifg.edu.br
Fone: (62) 3612-2241/2266

 

Equipe

Diretor de Tecnologia da Informação:

Douglas Rolins de Santana - Docente

 

Gerente de Desenvolvimento e Administração de Sistemas de Tecnologia da Informação

Cristiano Domingues da Silva

 

Área de Sistemas de Informação

Júlio Mota do Nascimento

Luciano Eduardo Braga dos Santos

Renata de Souza Alves Paula Cavalcante

Thiago Fernandes de Sousa       

 

Área de Infraestrutura, Redes e Segurança

Ricardo Martins Moreira

Roberval Lustosa de Aguiar Filho

 

Área de Serviços e Suporte

Hugo do Carmo Mendes Cesar

Marco Túlio Guimarães dos Santos

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Fone: (62) 3612-2266

 


 

Diretoria de Planejamento

A Diretoria de Planejamento é responsável pelo assessoramento no planejamento estratégico da Instituição, a partir do acompanhamento e avaliação sistemática da execução do PDI e pela sistematização do Relatório Anual de Gestão do IFG.

  • Assessorar a PRODIRH nas proposições de elaboração, revisões e atualizações do PDI do IFG;
  • Acompanhar e apresentar semestralmente à PRODIRH o relatório da execução do Planejamento Institucional do IFG;
  • Assessorar a PRODIRH e subsidiar as demais Pró-Reitorias e Direções-Gerais dos Câmpus na elaboração do Plano Anual de Trabalho de cada exercício;
  • Sistematizar, com o apoio de todos os Gestores do IFG, o Relatório Anual de Gestão do IFG para apresentação ao TCU;
  • Dar publicidade às ações institucionais a partir da elaboração e publicação do Anuário do IFG e dos Boletins de Informações Institucionais (BIT) a partir das demandas apresentadas pela Reitoria e/ou Câmpus do IFG;
  • Manter a estrutura organizacional do IFG atualizada nos sistemas computacionais internos e externos, de acordo com o Regimento Interno do IFG;
  • Coordenar as ações vinculadas ao desenvolvimento do escritório de processos do IFG;
  • Apoiar os setores da Reitoria no planejamento das ações institucionais para as quais for designada;
  • Dar suporte às ações de Planejamento dos Câmpus e setores da Reitoria;
  • Atuar junto aos Núcleos de Base do Observatório do Mundo do Trabalho dos Câmpus em articulação com ao OMT e as Pró Reitorias finalísticas;
  • Disseminar a política de gestão de riscos e apoiar sua implementação

 

Coordenação de Processos, Normas e Desenvolvimento Institucional;

Compete a Coordenação de Processos, Normas e Desenvolvimento Institucional: subordinada à Diretoria de Planejamento:

  • Criar/Atualizar as UORG´s conforme solicitado pelos setores solicitantes, e de acordo com o Regimento Geral do IFG;
  • Alimentar o Sistema de Organização e Inovação Institucional - SIORG e o Sistema Integrado de Administração de Pessoal – SIAPE, no concernente às Unidades Organizacionais;
  • Planejar, coordenar e supervisionar a modelagem de processos no IFG, assessorando os Câmpus e os setores da Reitoria

 

Coordenação de Planejamento Estatísticas e Monitoramento/PDI;

Compete a Coordenação de Planejamento, Estatísticas e Monitoramento do PDI, subordinada a Diretoria de Planejamento:

  • Acompanhar as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e alimentar o FORPDI, supervisionando sua efetivação;
  • Dar Suporte aos Câmpus quando da elaboração de seus Relatórios Anuais de Gestão;
  • Dar Suporte aos Câmpus quando da elaboração de seus Planos Anuais de Trabalho – PAT, a luz do que orienta o Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • Contribuir com as Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas da Reitoria quando da elaboração de seus Planos Anuais de Trabalho, de forma a auxiliar na construção das conexões entre estas ações de planejamento;
  • Contribuir com o Gabinete da Reitoria na execução do Planejamento orçamentário da Reitoria;
  • Disponibilizar os dados institucionais através da publicação do Anuário/IFG;
  • Disponibilizar os dados institucionais através da publicação do Boletim de Informações Institucionais (BIT);
  • Disponibilizar dados institucionais quando demandados por outros setores do IFG;
  • Coordenar o trabalho de elaboração do Relatório Anual de Gestão da Instituição.

 

Coordenação do Observatório do Mundo do Trabalho;

Compete à Coordenação do Observatório do Mundo do Trabalho, subordinada à Diretoria de Planejamento:

  • Planejar, realizar estudos, prospecções, coleta e geração de dados sobre arranjos sociais, culturais e produtivos locais e regionais que permitam a melhor definição da atuação dos Câmpus do IFG;
  • Sistematizar, analisar e elaborar relatórios sobre o mundo do trabalho e a oferta de educação profissional, científica e tecnológica local e regionalmente no Estado de Goiás;
  • Estruturar redes e procedimentos pesquisas, análises, produção e sistematização de informação sobre o mundo do trabalho e a oferta de educação profissional, científica e tecnológica, com vistas à avaliação, intensificação e redirecionamento da atuação local e regional de todos os Câmpus do IFG;
  • Subsidiar as instâncias competentes na viabilização da articulação contínua da atuação do IFG com as expectativas sociais, o mundo do trabalho, as políticas governamentais e de Estado que assegurem o desenvolvimento social, científico e tecnológico;
  • Planejar, realizar estudos, prospecções, coleta e geração de dados sobre a atuação profissional dos estudantes e alunos egressos, com vistas na avaliação, dos currículos, a intensificação e redirecionamento da atuação local e regional de todos os Câmpus do IFG;
  • Articular e promover a atuação conjunta das instituições públicas de educação profissional, científica e tecnológica para que não haja sobreposição de atuações e seja otimizada a atuação em rede e ampliado o atendimento às expectativas e necessidades sociais;
  • Dar suporte aos Câmpus na elaboração dos Planos de Ofertas de Cursos e Vagas (POCV);
  • Coordenar o trabalho dos Núcleos de Base do OMT implementado nos Câmpus em articulação com as Pró Reitorias finalísticas.

 

Coordenação Geral de Integridade, Planejamento e Análise de Riscos.

  Compete a Coordenação Geral de Integridade Planejamento e Análise de Riscos subordinada à Diretoria de Planejamento:

  • Disseminar a política de gestão de riscos com o apoio da Auditoria Interna do IFG;
  • Propor a metodologia de gestão de riscos e suas revisões;
  • Definir a ferramenta de tecnologia necessária ao processo de gerenciamento de riscos a partir de dialogo com a DTI/IFG;
  • Dar suporte à identificação, análise e avaliação dos riscos dos processos organizacionais selecionados para implementação da gestão de riscos;
  • Consolidar os resultados das diversas áreas em relatórios gerenciais e encaminhá-los à Diretoria de Desenvolvimento Institucional, que o encaminhará ao Comitê de Governança, Riscos e Controles;
  • Consolidar os resultados das diversas áreas em relatórios gerenciais e encaminhá-los à Área de Planejamento, que o encaminhará ao Comitê de Governança, Riscos e Controles;
  • Oferecer capacitação continuada em gestão de riscos aos servidores do IFG;
  • Elaborar o plano de comunicação em gestão de riscos;
  • Aferir o desempenho da gestão de riscos objetivando a sua melhoria contínua;
  • Construir e propor ao Comitê de Governança, Riscos e Controles, os indicadores de desempenho para a gestão de riscos, alinhados aos indicadores de desempenho do IFG;
  • Solicitar aos encarregados de gerenciar riscos, as informações necessárias para a consolidação dos dados e a elaboração dos relatórios gerenciais;
  • Coordenação da estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade; Orientação e treinamento dos servidores com relação aos temas atinentes ao Programa de Integridade;
  • Promoção de outras ações relacionadas à implementação dos planos de integridade, em conjunto com as demais unidades do órgão ou entidade.