Secitec 2026 começa nesta quarta-feira no Câmpus Formosa
De 21 a 24 de outubro, atividades e eventos marcam o mês da ciência, tecnologia e inovação
Começa amanhã a XVII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), com oficinas, palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações culturais e ações complementares integradas para formar a semana mais tradicional do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).
A Secitec é voltada à comunidade acadêmica e externa, permitindo, desta forma, que todos os interessados possam participar das ações desenvolvidas. Para o coordenador do evento, professor Alécio Mattana Junior, “a participação dos estudantes e da comunidade fortalece a ciência e nossa capacidade de encontrar soluções para os desafios da sociedade".
Dentre tantas opções, são ofertadas Aula de DJ sobre Música Eletrônica, Fundamentos da Modelagem 3D, Oficina de Aquarela e Ilustração Botânica, Oficina de Investigação de Casos Criminais, e Minicurso de Arduíno, de Redação Nota 1000 e de Planejamento de Voo e Pilotagem de Drones. As inscrições são gratuitas e estão abertas no Sistema Unificado de Gestão e Pesquisa (Sugepe) do IFG.
Os quatro dias oferecem mais de 30 atividades de temáticas diversificadas, nos três turnos, que vão de oficinas a gincanas e apresentações de pesquisas. Junto com a Secitec, ocorrem também outros eventos, a exemplo da Semanas Acadêmicas dos cursos de Engenharia Civil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Educação de Jovens e Adultos (EJA), concentrados no dia 23.
PREMIAÇÃO DAS OLIMPÍADAS E JIF – Uma das ações da sexta-feira será a Cerimônia de Premiação das Olimpíadas e JIF. Estudantes do Câmpus que participaram de olimpíadas de conhecimento e dos Jogos do Instituto Federal (JIF), etapas estadual e regional, serão reconhecidos em eventos exclusivo.
CONCURSO DE CONTRUÇÃO DE PONTES DE PALITOS DE PICOLÉ – Em sua décima segunda edição, o Concurso se tornou um evento marcante da Semana, por envolver a comunidade na torcida por sua “ponte” preferida. Os protótipos são construídos por estudantes da área de construção civil utilizando palitos de picolé e seguem regras próprias da competição.
CONCURSO DE CONSTRUÇÃO DE PONTES DE PALITOS DE CHURRASCO DE MADEIRA E MASSA EPÓXI – Inspirados nas pontes e palitos de picolé, os organizadores do evento trazem novamente esta competição voltada para estudantes do ensino médio. A disputa é aberta a todas as escolas públicas de Formosa e região.
CAFÉ EMPRESARIAL – 2026 também é ano de Café Empresarial. O evento será realizado na sexta-feira, às 17 horas, para promover a integração entre empresários e o IFG, com o intuito de apresentar as atividades desenvolvidas pela instituição e discutir possibilidades de parcerias.
SICT Local – O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) Local encerrará os eventos paralelos, a partir das 19 horas, em frente ao teatro do Câmpus. No Seminário, estudantes do ensino médio e da graduação apresentam ao público suas pesquisas de iniciação científica e tecnológica.
A Secitec levará à comunidade, mais uma vez, a reflexão, debate e experimentação de educação, ciência, tecnologia e cultura. “É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, despertar a curiosidade e aproximar a ciência do cotidiano. É com educação, pensamento crítico e participação coletiva que construímos um futuro melhor para todos”, declarou o coordenador do evento.
Confira aqui a programação completa.
Acesse a página do evento no site do IFG.
Coordenação de Comunicação Social/ Câmpus Formosa
