Fórum das Licenciaturas do IFG

  • Imprimir
Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h40 | Última atualização em Quarta, 08 de Outubro de 2025, 12h08

Fórum das Licenciaturas do IFG

 

O Fórum das Licenciaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma instância colegiada permanente e autônoma que se caracteriza como espaço de reflexão, debate e proposição de políticas institucionais e sociais direcionadas à formação inicial e continuada de professores. Atualmente, é constituído de acordo com a composição prevista em seu Regulamento

Entre outros objetivos, as atividades do ForLic visam qualificar o debate e as ações de fortalecimento da formação de professores no âmbito do IFG e subsidiar os trabalhos de elaboração e sistematização de projetos.

 

Em debate:

Atualmente, o Fórum está debatendo a Resolução nº 4/2024/CNE/CP, que dispõe sobre sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).

As reuniões mensais incluem debates sobre estágio, curricularização da extensão e relação teoria-prática nos cursos de Licenciatura.

 

Cronograma das ações em 2025/2:

Ação 

Período

Entrega 

Constituição de GT para elaboração de minuta da Resolução em substituição à Res. 31/2017/IFG

Agosto de 2025

Publicação de Circular em setembro/2025

Reuniões quinzenais do GT de elaboração

Setembro/2025 - Dezembro/2025

Entrega da minuta para apreciação no Fórum em abril/2026

Reuniões mensais do Fórum para estudo e discussão da Resolução CNE/CP 04/2024 (Extensão, Estágio…..)

Até dezembro de 2025

Dezembro de 2025 

Apreciação da Minuta das novas Diretrizes 

Abril - junho/2026

Entrega da Minuta aprovada no Fórum para a PROEN

Apreciação e aprovação da Minuta no Conepex 

Atividade com participação de representantes do Fórum 

Agosto/2026

Aprovação da minuta no Conepex e entrega para o Consup em agosto/2026 

Apreciação e aprovação da Minuta no Consup 

Outubro 

Publicação da Resolução em outubro/2026

Reformulação dos PPC dos cursos de Licenciatura 

Outubro/2026 - Abril/2027

Entrega para a Proen até maio/2027


 Material de Apoio:

RESOLUÇÃO 161/2023 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 28 de março de 2023.

PORTARIA MEC Nº 378, DE 19 DE MAIO DE 2025

DECRETO Nº 12.456, DE 19 DE MAIO DE 2025

 

 


Fórum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG

 

O Fórum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG tem como objetivo discutir concepções, as políticas e as legislações para este nível de ensino, bem como assegurar o acompanhamento e a consolidação das Diretrizes curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado à EPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, além de propor reflexões, debates e proposições de políticas institucionais direcionadas para os cursos técnicos integrados.

 


Fórum da EJA

 

O Fórum da EJA é uma instância colegiada permanente e autônoma que se caracteriza como espaço de reflexão, debate e proposição de políticas institucionais e sociais direcionadas à formação de jovens e adultos.

Entre outros objetivos, as atividades do Fórum EJA visam qualificar o debate e as ações de fortalecimento da formação qualificada de jovens e adultos trabalhadores no âmbito do IFG e subsidiar os trabalhos de elaboração e sistematização de projetos voltados para a modalidade Atualmente, é constituído de acordo com a composição prevista em seu Regulamento.

 RESOLUÇÃO 210 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 16 de outubro de 2024.

 


Política de Ingresso

 

A Política de Ingresso no IFG, normatizada pela Resolução CONSUP 108/2021 tem como objetivo regular os processos de democratização do acesso dos estudantes nos diversos níveis de ensino ofertados pelo IFG, consolidar as ações afirmativas como política institucional e acompanhar os processos seletivos realizados.

 

Histórico

Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023), em sua página 141 descreve  as POLÍTICAS DE INGRESSO previstas na instituição.

Com o objetivo de democratizar o acesso das/os estudantes ao IFG, propõe-se o acompanhamento constante dos processos seletivos para acesso ao ensino médio integrado ao técnico, à educação de jovens e adultas/os, à graduação e à pós-graduação, de forma a garantir a consolidação das ações afirmativas como política institucional.

Considerando a responsabilidade social da Instituição, o IFG deve:

a. destinar vagas dos cursos de Licenciatura e de especialização para professoras/es da rede pública em exercício;

b. adotar mecanismos de inclusão social, como os já adotados nos processos seletivos para o público de Jovens e Adultas/os;

c. democratizar o acesso dos estudantes por meio da adoção das cotas sociais, étnico-raciais e pessoas com deficiências, às/aos alunas/os oriundas/os de escola pública;

d. democratizar o acesso das/os estudantes por meio da ampliação das formas de acesso;

e. dispensar a aplicação de instrumentos de classificação e/ou seleção em processos de ingresso de alunos nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e nos cursos Técnicos Subsequentes, se o número de candidatas/os for inferior ou igual ao número de vagas;

f. garantir a gratuidade de todos os processos de ingresso;

g. garantir um processo seletivo adequado ao perfil social, econômico e cultural das/os estudantes da EJA;

h. consolidar a Comissão de Verificação das Auto declarações Étnico-raciais (CPVA) no Programa de Ingresso na Graduação e na Pós-Graduação por meio das Ações Afirmativas.

A Política de Ingresso no IFG, normatizada pela Resolução CONSUP 108/2021 tem como objetivo regular os processos de democratização do acesso dos estudantes nos diversos níveis de ensino ofertados pelo IFG, consolidar as ações afirmativas como política institucional e acompanhar os processos seletivos realizados.

 

Diagnóstico/Consulta Pública

A RESOLUÇÃO 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 29 de outubro de 2021 que aprova a Política de Ingresso dos cursos técnicos integrados, subsequentes, superiores de Graduação e de formação especial, presenciais e a distância, estabelece no Art. 8, no parágrafo 3º, que a decisão da forma de ingresso nos cursos técnicos integrados será realizada após consulta pública e diagnóstico coordenados pelo Centro de Seleção/PROEN.

No início do mês de março do corrente ano, a Pró-reitoria de Ensino iniciou o planejamento e desenvolvimento dos trabalhos relativos à elaboração do diagnóstico previsto na Resolução supracitada.

Considerando que a RESOLUÇÃO 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG não discrimina a metodologia a ser adotada para a elaboração do Diagnóstico, o Grupo de Trabalho, constituído por meio das Portarias 1248 – REITORIA/IFG, de 16 de maio de 2023 e 1458 – REITORIA/IFG, de 13 de junho de 2023, definiu as seguintes ações a serem realizadas:

  • Constituição de Grupo de Trabalho com representantes da Câmara de Ensino, das Coordenações/Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino, do Centro de Seleção, das Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente, da Diretoria de Ações Sociais/PROEX, da Diretoria de Políticas de Educação Básica e Superior/PROEN e da Coordenação de Expedição e Registro de Diplomas/DGA/PROEN;
  • Realização de reuniões periódicas para estudos e definição das bases conceituais de análise;
  • Realização da Consulta Pública;
  • Aplicação de questionários para as equipes multidisciplinares, para os gestores e para os docentes que atuam nos cursos de ensino médio integrado;
  • Elaboração do Diagnóstico;
  • Publicização do documento “Diagnóstico dos processos seletivos dos cursos técnico integrados do IFG” à comunidade acadêmica;
  • Envio do Diagnóstico à secretaria do Conselho Superior/CONSUP do IFG.

No que se refere a metodologia foi definido que caberia ao Diagnóstico, por meio da análise de um conjunto de dados, apresentar em que medida os princípios institucionais vinculados ao ingresso, permanência e êxito tem sido atendidos e, a partir dessa perspectiva, subsidiar o Conselho Superior do IFG na definição da forma de ingresso dos cursos técnicos integrados a ser adota nos próximos 03 anos. Ou seja, não haveria uma indicação no documento da forma de ingresso a ser adotada, pois compreende-se que cabe ao Conselho Superior, como órgão máximo da instituição, deliberar sobre a matéria.

A metodologia previu o cotejamento de um conjunto de dados relativos à ocupação das vagas a partir das políticas afirmativas, especificamente em relação à condição econômica e/ou étnico racial e origem escolar.

  • A primeira Consulta pública foi disponibilizada à comunidade acadêmica no período de 25 de maio a 05 de junho.

Confira aqui o Documento Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados do IFG (1ª edição)

  • A segunda Consulta pública foi disponibilizada à comunidade acadêmica no período de 02 de abril a 18 de julho.

Confira aqui o Documento Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados do IFG (2ª edição)

 

Documentos