Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (CORAE) - Câmpus Goiânia

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Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 17h49 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 16h55

CORAE - COOORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS E ESCOLARES - CÂMPUS GOIÂNIA

 

Atendimento Presencial: entre os dias 18/07/2022 e 16/08/2022, o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

 

Telefone: (62) 3227-2716.

 

Endereço: Rua 75, Quadra 101, Lote 50, Prédio Anexo I, Setor Central, Goiânia - Goiás. Próximo ao Parque Mutirama e à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). CEP: 74.055-110.

 

Entre as atribuições da Corae do Câmpus Goiânia, estão:

- emissão de alguns documentos relacionados aos cursos técnicos, de ensino médio e de graduação do Câmpus Goiânia, como o histórico escolar;

- a matrícula dos estudantes ingressantes nos cursos técnicos, de ensino médio e de graduação do Câmpus Goiânia;

- a expedição de certificados de conclusão dos cursos técnicos e de ensino médio do Câmpus Goiânia;

- os procedimentos para a colação de grau nos cursos de graduação do Câmpus Goiânia;

- expedição de declaração de proficiência e de certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) quando o IFG - Câmpus Goiânia é a instituição certificadora;

- expedição de declaração de proficiência e de certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) quando o IFG - Câmpus Goiânia é a instituição certificadora;

- expedição de certidão de vida escolar. 

 

Informações e pedidos sobre estágio: entrar em contato com a Coordenação de Interação Empresa-Escola (CIEE) do Câmpus Goiânia. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Informações sobre assistência estudantil (auxílios financeiros): entrar em contato com a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Goiânia. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


ENCCEJA

Para solicitar o certificado ou a declaração de proficiência do Encceja, escolha entre as seguintes opções: Certificado ENCCEJA, Certificado ENCCEJA com Junção de Proficiência ou Declaração de Proficiência, conforme orientações abaixo:

 

  • Certificado ENCCEJA:

Se passou em todas as áreas de conhecimento em uma única edição, ou seja, em todas as disciplinas no mesmo ano, acesse o link a seguir para fazer o pedido: https://suap.ifg.edu.br/encceja_ifg/solicitar_certificado_encceja/?tipo=1

Veja o exemplo de preenchimento do formulário:

http://ifg.edu.br/component/content/article/61-ifg/pro-reitorias/ensino/6788-orientacao-encceja?showall=&start=3

 

  • Certificado ENCCEJA com Junção de Proficiência:

Se passou em todas as áreas de conhecimento em mais de uma edição, ou seja, foi aprovado em todas as disciplinas juntando o ENCCEJA ou ENEM realizado em mais de um ano, acesse o link a seguir para fazer o pedido: https://suap.ifg.edu.br/encceja_ifg/solicitar_certificado_encceja/?tipo=3

Veja o exemplo de preenchimento do formulário:

http://ifg.edu.br/component/content/article/61-ifg/pro-reitorias/ensino/6788-orientacao-encceja?showall=&start=4

  

  • Declaração de Proficiência:

Se não passou em todas as áreas de conhecimento, acesse o link a seguir para fazer o pedido:

https://suap.ifg.edu.br/encceja_ifg/solicitar_certificado_encceja/?tipo=2

Veja o exemplo de preenchimento do formulário:

http://ifg.edu.br/component/content/article/61-ifg/pro-reitorias/ensino/6788-orientacao-encceja?showall=&start=5

 

Prazo para entrega do certificado Encceja: até 45 dias após o pedido encaminhado de forma correta.

Quando o certificado estiver disponível para entrega presencial na Corae, o interessado será informado em seu e-mail pessoal, cadastrado no pedido.

Em caso de urgência, a Corae do Câmpus Goiânia emite declaração informando a conclusão do ensino médio pelo Encceja, enquanto o certificado não estiver disponível para entrega. Para isso, o interessado deve primeiro realizar o pedido do certificado, conforme indicado acima. Depois, solicitar a declaração por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), informando seu nome completo.

 

A emissão da declaração de proficiência Encceja é realizada de forma on-line, por meio do link disponibilizado no comprovante da respectiva solicitação.

 

Em caso de dúvida e para a emissão da 2ª (segunda) via do certificado Encceja, entre em contato com a Corae - Câmpus Goiânia pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO PELO ENEM

O pedido da certificação do ensino médio pelo Enem ou da declaração de proficiência do Enem (1ª via) deve ser feito para o Setor de Protocolo do Câmpus Goiânia. Ao pedido devem ser anexados os seguintes documentos digitalizados e legíveis:

- Certidão de nascimento ou casamento atualizada;

- RG e CPF;

- Comprovante de endereço;

- Certidão de quitação eleitoral. Disponível no site da Justiça Eleitoral: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

- Boletim do Enem retirado da página do INEP (boletim com as notas tiradas no Enem).

 

Prazo para entrega do certificado Enem ou da declaração de proficiência Enem: até 45 dias.

 

Em caso de dúvida ou para a emissão da 2ª (segunda) via do certificado Enem ou da declaração de proficiência Enem, entre em contato com a Corae - Câmpus Goiânia pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


INFORMAÇÕES PARA ESTUDANTES INGRESSANTES

Olá, bem-vindo(a) ao IFG – Campus Goiânia!

Aqui estão informações importantes sobre o IFG.

 

Sistemas On-line do IFG

É preciso que os ingressantes conheçam algumas informações sobre o IFG, disponíveis em: https://drive.google.com/drive/folders/1CuXFoaTDBBgU42Iad0Cwkfdim-EMwJSw

Nesse link, estão: 

  • Instruções iniciais para estudantes ingressantes;
  • Tutorial de acesso aos sistemas Q-Acadêmico e SUAP e ao aplicativo IFG Mobile;
  • Como pedir alteração de dados cadastrais e da fotografia no sistema Q-Acadêmico.

 

O sistema Q-Acadêmico, o sistema SUAP e o aplicativo IFG Mobile são integrados, sendo o login (usuário) o número de matrícula do estudante. A senha é a mesma para todos os sistemas e definida somente no sistema SUAP, conforme tutorial de acesso ao Q-Acadêmico e ao SUAP (item listado acima).

 

Contato do IFG com o Estudante e Alteração de Dados Pessoais

A forma de contato do IFG com o estudante é o número de telefone e o e-mail cadastrados em sua matrícula. Assim, sempre que houver alteração em seus dados pessoais, o estudante deve solicitar a atualização deles pelo sistema Q-Acadêmico.

ATENÇÃO: é muito importante que o estudante mantenha

seu telefone e seu e-mail atualizados

Se, no decorrer do curso, o estudante solicitar a 2ª (segunda) via de sua carteira de identidade ou alterar seu nome devido a casamento, divórcio ou outro motivo, é preciso que envie um e-mail para a Corae do Câmpus Goiânia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), anexando o documento que comprova a alteração no nome. Caso isso não ocorra, o diploma, as declarações de matrícula e outros documentos poderão ser emitidos com seu nome ou outros dados errados.

Caso tenha ingressado com idade inferior a 18 anos, assim que o título de eleitor e o certificado de alistamento militar forem emitidos, o estudante deve enviar esses documentos digitalizados para a Corae também pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se houver alguma pendência em sua matrícula, o estudante deve enviar o respectivo documento para correção para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Aproveitamento de disciplinas

O pedido de aproveitamento de disciplinas deve ser feito ao Setor de Protocolo do Câmpus Goiânia.

Ao enviar o pedido, o estudante deve anexar seu documento de identificação digitalizado e legível, o histórico escolar com as disciplinas para as quais solicita aproveitamento e as ementas dessas disciplinas. As ementas precisam estar carimbadas e assinadas pela coordenação do curso da instituição de ensino. O Setor de Protocolo abrirá um processo para a solicitação.

Para que ocorra o aproveitamento, a disciplina concluída deve ter no mínimo 75% da carga horária de sua equivalente no IFG.

A carga horária e as ementas das disciplinas dos cursos do IFG - Câmpus Goiânia estão disponíveis no projeto pedagógico do curso, na aba Guia de Cursos – Câmpus Goiânia acessível pelo link http://cursos.ifg.edu.br/local/CP-GOIANIA/campus

Em caso de dúvida, entre em contato com a coordenação do curso.

 

Inscrição para Monitoria e Prova de Proficiência

Para inscrever-se como monitor e realizar prova de proficiência (aceleração de curso), consulte os editais do Câmpus Goiânia, na aba Editais do Ensino, pelo link http://ifg.edu.br/goiania/campus/ensino/editais

 

História do IFG, Informações Gerais e Acadêmicas, Rotinas Acadêmicas

Para conhecer a história da do IFG, obter informações gerais e acadêmicas e conhecer as rotinas acadêmicas, acesse o link: http://ifg.edu.br/component/content/article/61-ifg/pro-reitorias/ensino/11789-manual-do-aluno?showall=&limitstart=

 

Calendário Acadêmico 

Acesso o calendário acadêmico pelo link http://www.ifg.edu.br/calendario-academico 


ACESSO AOS SISTEMAS Q-ACADÊMICO E SUAP E AO APLICATIVO IFG MOBILE

O Sistema de Gestão Acadêmico do IFG é o Q-Acadêmico e está integrado ao sistema SUAP e ao aplicativo IFG Mobile. Assim, a senha e o login (usuário) de todos os sistemas são os mesmos.

Nesses sistemas, você terá acesso aos seus horários de aula e poderá solicitar vários serviços on-line, como declaração de matrícula e frequência, a alteração de dados pessoais, a inclusão de fotografia, dentre outros.

A definição da senha é realizada no sistema SUAP, de acordo com os seguintes passos:

1) Acesse a página do IFG: https://www.ifg.edu.br/;

2) Selecione a aba ALUNO;

3) Selecione o ícone SUAP;

4) Selecione a opção Esqueceu sua senha?;

5) Dentro da janela Solicitação de mudança de senha, no campo Usuário, digite o número de sua matrícula. No campo CPF, digite o número de seu CPF. Não se esqueça de marcar a caixa Não sou um robô;

6) Ao pressionar o botão enviar, será aberta outra janela, indicando que foi enviado para o e- mail cadastrado no ato da matrícula a instrução de alteração de senha. 

Caso não encontre a instrução na sua caixa de e-mail, veja na caixa de SPAM.


ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS E DA FOTOGRAFIA NO SISTEMA Q-ACADÊMICO

Sempre que houver mudança de seus dados pessoais, como e-mail, número de telefone, endereço, dentre outros, o estudante deverá solicitar a atualização pelo sistema Q- Acadêmico.

É facultado ao estudante a substituição de sua fotografia. A fotografia cadastrada no sistema Q-Acadêmico será a mesma do sistema SUAP e do aplicativo IFG Mobile.

Para alterar qualquer dado cadastral, acesse o Q-Acadêmico pelo site do IFG ou utilize o link  http://academicoweb.ifg.edu.br/;

1) Na tela inicial do Q-Acadêmico, selecione a opção Pedido de Alteração de Dados Cadastrais;

2) Outra tela será aberta. Nela, selecione a caixa de verificação, situada do lado esquerdo do item que deseja atualizar ou alterar e insira o valor correto na caixa do lado direito. Itens não selecionados não serão alterados. Não se esqueça de pressionar o botão enviar no final da página;

3) Se quiser trocar a fotografia, o procedimento é similar. Ao marcar a caixa de verificação, localizada à esquerda da célula Foto Atual, automaticamente uma janela será aberta para a escolha da fotografia. Indique o local onde está a fotografia, selecione a fotografia e pressione o botão Open;

4) Somente será aceita fotografia no formato *.jfif; *; *.pjpeg, *; *.pjp e *.jpg. A fotografia pode ser movida e recortada pelo estudante;

5) Observe que a imagem da direita será a enviada para o sistema. Quando considerar adequado o ajuste, pressione a caixa Salvar;

6) Ao salvar a sua fotografia, você visualizará a imagem antiga e a atual. Envie fotografias no modelo de fotografias de documentos de identificação, como o RG. Ou seja: tiradas de frente, com fundo claro e sem adorno na cabeça, como chapéu, boné ou touca que possa impedir a visualização de sua face. Não envie fotografia com outra pessoa, de lado, caricatura ou qualquer outra forma de expressão gráfica. A sua fotografia não será aceita imediatamente;

7) Não se esqueça de pressionar o botão Enviar no final da página.


DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA E FREQUÊNCIA

A declaração de matrícula e frequência está disponível no sistema Q-Acadêmico, por meio do site: https://academicoweb.ifg.edu.br/

O estudante acessa com seu número de matrícula e senha. A declaração é emitida com código de autenticação, que garante a validade da declaração.

Caso seja estudante veterano e precise de uma declaração atualizada, primeiro deve renovar a matrícula para 2022/2 no sistema Q-Acadêmico pelo site: https://academicoweb.ifg.edu.br/


HISTÓRICO ESCOLAR

O pedido de histórico escolar deve ser realizado presencialmente na Corae do Câmpus Goiânia. 

O histórico escolar emitido pela Corae do Câmpus Goiânia apresenta assinaturas. 

O histórico escolar sem assinaturas (espelho do histórico escolar) está disponível no sistema Q-Acadêmico, por meio do site: https://academicoweb.ifg.edu.br/O estudante acessa utilizando seu número de matrícula e senha.


CALENDÁRIO ACADÊMICO

Para acessar o calendário acadêmico clique no link http://www.ifg.edu.br/calendario-academico 


CANCELAMENTO E ACRÉSCIMO DE DISCIPLINAS

O pedido de cancelamento ou acréscimo de disciplinas deve ser encaminhado para a Gerência de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino (GAAAE) do Câmpus Goiânia.


APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

O pedido de aproveitamento de disciplinas deve ser feito ao Setor de Protocolo do Câmpus Goiânia.

Ao enviar o pedido, o estudante deve anexar seu documento de identificação digitalizado e legível, o histórico escolar com as disciplinas para as quais solicita aproveitamento e as ementas dessas disciplinas. As ementas precisam estar carimbadas e assinadas pela coordenação do curso da instituição de ensino. O Setor de Protocolo abrirá um processo para a solicitação.

Para que ocorra o aproveitamento, a disciplina concluída deve ter no mínimo 75% da carga horária de sua equivalente no IFG.

A carga horária e as ementas das disciplinas dos cursos do IFG - Câmpus Goiânia estão disponíveis no projeto pedagógico do curso, na aba Guia de Cursos – Câmpus Goiânia acessível pelo link http://cursos.ifg.edu.br/local/CP-GOIANIA/campus

Em caso de dúvida, entre em contato com a coordenação do curso. 


TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

O pedido de trancamento de matrícula deve ser feito no Setor de Protocolo do Câmpus Goiânia.

Ao fazer o pedido, o estudante deve anexar seu documento de identificação digitalizado e legível. O Setor de Protocolo abrirá um processo para a solicitação.

No pedido, o estudante deve especificar para qual ano e semestre deseja o trancamento do curso.


REABERTURA DE MATRÍCULA (DESTRANCAMENTO)

Para reabertura da matrícula (destrancamento), o estudante deve ser feito no Setor de Protocolo do Câmpus Goiânia.

Ao fazer o pedido, o estudante deve anexar seu documento de identificação digitalizado e legível. O Setor de Protocolo abrirá um processo para a solicitação.

No pedido, o estudante deve especificar para qual ano e semestre deseja a reabertura de matrícula.


TRANSFERÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

O estudante ou seu responsável (caso o estudante seja menor de idade) deve solicitar a transferência no Setor de Protocolo do Câmpus Goiânia, que abrirá um processo para seu pedido.

O estudante deve anexar ao pedido seu RG e o RG do seu responsável (este último RG para casos em que o estudante é menor de idade).

Quando a documentação de transferência estiver pronta (inclusive o histórico escolar), o estudante receberá um e-mail informando isso. 

Para que a transferência seja realizada, é preciso que o estudante não tenha débitos com a Biblioteca, a coordenação do seu curso, a Coordenação de Eventos, a Coordenação de Gestão Orçamentária (CGOF) e a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). Caso tenha algum débito, primeiro o estudante deve regularizá-lo, para somente depois solicitar a transferência.

Se tiver alguma nota ou frequência pendente de registro pelos professores em alguma disciplina, o estudante deve primeiro pedir para a coordenação do seu curso realizar o lançamento da nota ou da frequência no seu histórico escolar, para somente depois pedir a transferência.

Prazo para emissão da documentação de transferência: até 15 dias.