APRESENTAÇÃO PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

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Criado: Quinta, 02 de Março de 2017, 11h08 | Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 11h30

Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

A pesquisa constitui-se como um dos pilares da formação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, a qual, por premissa, visa produzir conhecimentos nas diversas áreas e em sintonia com as demandas do desenvolvimento local, regional e nacional, de modo a atender aos interesses da sociedade e contribuir para uma formação humana e cidadã dos trabalhadores brasileiros, assegurando-lhes uma permanente atualização ante os avanços e desafios sociais e tecnológicos.

A pesquisa é a articulação dos saberes existentes com as necessidades dos indivíduos e da sociedade, afinal ciência e tecnologia são produções humanas marcadas por escolhas políticas e culturais. Por isso, a pesquisa vai além do caráter acadêmico atrelado à formação na pós-graduação. Ela tem como premissa a busca de respostas às necessidades que emergem na articulação entre os currículos desenvolvidos pela instituição educativa e os anseios da comunidade.

A Gerência de Pesquisa, Pós- Graduação e Extensão (Gepex) é o órgão subordinado à Direção-Geral do Câmpus Jataí e tem por finalidade implementar as políticas relacionadas à Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Extensão no Câmpus, em conformidade com as orientações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Goiás (IFG).

 

Contato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (64) 3605 – 0850

 

 

  


Equipe

 

Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
Marluce Silva Sousa - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (64) 3605 – 0850
Horários: Segunda a sexta-feira: 7h às 12h e 14h às 17h

 

Auxiliares Administrativos

Antônio Tomaz de Andrade - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (64) 3605 – 0850
Horários: Segunda a sexta-feira: 16h às 22h

Ernane Mendes Souza Freitas - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (64) 3605 – 0850
Horários: Segunda a sexta-feira: 7h às 13

 

Coordenação do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

Paulo Henrique de Souza - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (64) 3632 – 8610

 

Secretaria de Pós-Graduação

Mara Sandra de Almeida - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (64) 3632 – 8620

 

 

 


Cadastro de Projetos de Pesquisa/Câmpus Jataí/2019

ORIENTAÇÕES

 Prezada/o Proponente (servidor/estudante):

1) Leia, com atenção, o Regulamento do Cadastro de Projetos de Pesquisa (Regulamento). Verifique os prazos.

2) Preencha e assine os seguintes documentos:  

3) Transforme todos os documentos em PDF.

4) Abra processo no SUAP (suap.ifg.edu.br), com toda a documentação, e remeta à GEPEX do Câmpus Jataí, conforme a imagem a seguir.

5) Aguarde a emissão dos pareceres da Geppex e do Conselho Departamental, assim como a orientação para dar início ao Projeto.

6) Dê início ao Projeto e apresente todos os documentos solicitados pela Geppex, atentando-se aos prazos:

7) Elabore o relatório final (Modelo de Relatório) envie à Geppex após a conclusão do Projeto.

8) Aguarde a emissão Certificado de Conclusão, que será encaminhado pela Geppex.

Tendo qualquer dúvida, procure a Geppex!!! 

 


Indicadores 2020

 

Grupos de Pesquisa

Laboratório de Automação - Autolab

Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade (NEPECS)

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências e Matemática (NEPECIM)

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Meio Ambiente (NEPEMA)

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estruturas (NEPE)

Núcleo de estudos e pesquisas em planejamento urbano

Núcleo de Informática em Educação (NINE)

Núcleo multicampi de pesquisas e estudos em Linguagem (Numpel)

Aproveitamento de Fontes Alternativas de Energia

Projetos de Pesquisa (CPP)

Nas Sendas da leitura e da produção de texto na Educação Técnica e Tecnológica: investigações em língua materna e estrangeira, do continuum técnico-acadêmico às práticas sociais

Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás: Uma Avaliação do Ponto Vista de seus Professores e Alunos

Caracterização e Mapeamento de Solos na Região do Sudoeste Goiano

Análise da Educação da Diversidade Étnico Racial no Ensino Superior no Brasil: o caso IFG

Análise descriptiva e interpretativa do programa nacional do livro didático do ensino médio do Brasil: a opinião dos agentes avaliadores

Análise da Estabilidade a Pequenas Perturbações de Sistemas Elétricos de Potência Considerando a Ação de Disposivos Facts e de Controladores Suplementares de Amortecimento do tipo ESP e POD

Sinais específicos em Libras: disciplina de algoritmo do Curso de Tecnologia em análise e Desenvolvimento de Sistemas

Compostagem: alternativa de aproveitamento dos resíduos sólidos utilizando diferentes modelos de composteiras

Utilização de redes sociais para aprendizagem formal e informal: a realidade dos alunos de cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio do Ifg

Projetos de Iniciação Científica/Tecnológica

Modelagem matemática e heurísticas para otimização de uma usina de concreto

Uso dos Algoritmos Genéticos na Otimização do problema das N-Rainhas e no Problema da Corda Focal Mínima

Estudo do impacto da utilização de manta térmica isolante, a partir de embalagens Tetra Pak, no conforto térmico de residências populares na cidade de Jataí/GO

Uso do Algoritmo Genético na Otimização de uma Treliça Espacial

Aplicação de Redes Neurais Artificiais (RNA) na Engenharia Elétrica

Estudo das Manifestações Patológicas das Construções Locais

Geração de Energia Elétrica por meio de Placas Solares  Fotovoltaicas

Estudo teórico das propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas de superfície semicondutora dopadas com metais de transição sobre o InAs(110)

Modelagem matemática e heurísticas para o problema de restauração de serviço em redes de distribuição de energia elétrica

Livro Didático de Matemática e Física: da escolha a utilização pelas escolas públicas do Ensino Médio em Jataí- Goiás

Análise de tendência e aplicação do operador de cruzamento uniforme em Algorítmo Genético para seleção de Variáveis

Comportamento dinâmico de microvigas

Leitura e escrita de textos acadêmicos na Educação de Jovens e Adultos: das prescrições às práticas de sala de aula 

O uso de novas tecnologias no ensino de literatura

 

 

 

 


 

EVENTOS PARA PROMOÇÃO DA PESQUISA

 

Mostra de Iniciação Científica 2020

24 de junho de 2020

8h às 17h

 

Informações

Comunicado 1

Comunicado 2 - Comunicado 2 Retificado

Comunicado 3 - Modelo de slides IFG - 2020

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Programação 

Sala 1 (PIBIC-EM) - https://meet.google.com/uet-wgku-etp

14h Turning words into knowledge: a study on the process of translation

14h30min “FanFic sem era uma vez...a história é outra! ” Relação padrão versus mudança

15h Educação na terceira idade: diagnóstico do analfabetismo e dos projetos de educação para idosos em Jataí

15h30min  A Violência Física e Simbólica contra o professor

16h O IFG-Câmpus Jataí é um lugar de fomento à inserção de meninas na carreira científica? (PIBIC Af)

 

Sala 2 (PIBIC) - https://meet.google.com/qsa-owzi-mrz

8h Dimensionamento de peças estruturais em madeiras por meio do software JWood

8h30min Determinação do fator de utilização ótimo para definição da orientação de pistas de pouso/decolagem (PIBITI) (novo horário)

9h Método de identificação das causas de atrasos dos serviços por making do

9h30min Determinação da umidade de equilíbrio da madeira de Cupiúba para a utilização na indústria da Construção Civil

10h Estudo da Estabilidade em Sistemas Presa Predador

10h30min Roteiro de cálculo com auxílio de planilha eletrônica para levantamento de cargas de edifícios de múltiplos pavimentos em concreto

 

Sala 3 (PIBITI) - https://meet.google.com/zvf-jkyo-kmt

14h Imagens de satélites e o ensino de sensoriamento remoto num curso técnico de Agrimensura (PIBIC)

14h30min Robótica Educacional: desenvolvimento de módulos didáticos com uso de materiais reutilizados

15h Alocação de capacitores e filtros passivos em rede de distribuição de energia elétrica para compensação da potência reativa considerando harmônicas

15h30min Estudo do Potencial Eólico, Complementaridade Sazonal e Viabilidade Econômica para Instalação de Minigeradores Eólicos na Região da Bacia do Rio Paranaíba

16h Inversos monofásico com controle e proporcional - multirresonante (PR) e mortecimento ativo para aplicação em microgeração distribuída

 

  

Mostra de Iniciação Científica 2019

17-04-2019

  

Mostra de iniciação científica (17/04/2019)

 

 

Seminário Local de Iniciação Científica 2019

29 DE MAIO DE 2019

 

O Seminário Local de Iniciação Científica será realizado no hall de entrada e nos miniauditórios da Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí, no dia 29 de maio de 2019, com os objetivos de contribuir para a conclusão e divulgação das pesquisas realizadas por estudantes e servidores do IFG, além de preparar os trabalhos para a apresentação no Seminário Institucional de Iniciação Científica.

O trabalho escrito, referente à pesquisa realizada em 2018/2019, deverá ser redigido conforme o modelo de Resumo Expandido constante no Anexo 1 e enviado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  até o dia 13 de maio de 2019, para ser encaminhado e receber contribuições dos avaliadores no dia da apresentação do pôster ou da comunicação oral. A banca será constituída por dois servidores/pesquisadores do próprio Câmpus Jataí, os quais serão indicados pelos orientadores.

Ao enviar o Resumo Expandido, os orientadores deverão optar por apresentação de pôster ou comunicação oral. Serão selecionados 19 trabalhos para a primeira modalidade e 16 para a segunda. O resultado do tipo de apresentação será divulgado no dia 17 de maio de 2019, juntamente com o modelo de pôster. Sugere-se o uso do mesmo pôster já impresso para a Mostra de Iniciação Científica 2019, uma vez que não há recursos institucionais para a impressão.

Os trabalhos selecionados para a comunicação oral deverão ser apresentados para a banca e o público, na ordem da programação a ser divulgada, por um tempo de até 10 minutos, seguidos de 05 minutos para comentários dos membros da banca. Com relação aos pôsteres, eles deverão ser apresentados aos membros avaliadores que estarão presentes no momento reservado à exposição.

As contribuições da banca, tanto ao trabalho escrito quanto à apresentação serão feitas no momento das apresentações, não tendo caráter avaliativo e quantitativo, mas sim de contribuir para a forma escrita, normas e o conteúdo de cada projeto.

 

Seminário Local de Iniciação Científica 2018

  

No dia 18 de setembro de 2018, a Geppex promoverá o Seminário Local de Iniciação Científica, com os objetivos de contribuir para a divulgação da pesquisa realizada por estudantes do IFG e de preparar os trabalhos para a apresentação no Simpeex 2018.

 

Para a inscrição do Resumo Expandido, veja as orientações: Orientações SLIC

Para a participação como ouvinte, se inscreva: Inscrição

 

  


 

PUBLICAÇÕES DOS SERVIDORES

Livros publicados com participação de servidores do Câmpus Jataí

Acesse

 

Livro: Ensino por investigação, alfabetização científica e tecnológica

 

Livro: Educomunicação

 


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

 

 Participação professora Rita

A profa. Dra. Rita Rodrigues de Souza participou do II Encontro de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais ocorrido nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Itumbiara, com o seguinte tema: “Alfabetização Científica: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de professores”. O evento foi promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais – NuPEPE.

Durante o evento, a professora apresentou o relato de experiência Pesquisa/mostra científica: um instrumento de ensino e aprendizagem no ensino médio técnico integrado integral na sessão de comunicação oral Ensino por Investigação e Alfabetização Cientifica e Tecnológica I. O relato apresentado foi um dos 19 trabalhos selecionados para compor um livro em versão digital e impressa, segundo a profa. Dra. Marlene Ribeiro, presidente da Comissão Organizadora.

 

O professor Celso de Carvalho Braga participou do II Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente, em Guimarães Portugal, nos dias 4 a 8 de junho de 2018. Apresentando o trabalho entitulado "Levantamento batimetrico do reservatório da usina hidrelétrica de Caçu - Goiás - Brasil", que é parte da pesquisa de doutorado do professor. Participou ainda como moderador na sessão temática " Monitoramento, métodos e técnicas de pesquisa em bacias hidrográficas e recursos hídricos".

 

 

Carlos Cézar Evento

O trabalho de pesquisa 'Study of the contribution of the augmented reality for the teaching of organic chemistry in high school' representa parte dos resultados de uma dissertação de mestrado  da sub-linha de pesquisa Ensino de Química do Mestrado Profissional pertencente ao Programa de Pós-Graduaçao em Educação para o Ensino de Ciências e Matemática do IFG Câmpus Jataí e foi apresentado na 41ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ)  em Foz do Iguaçu-Paraná, no período de 21 a 24 de maio de 2018.
 
A pesquisa, que trata da contribuição da realidade aumentada para o ensino de química orgânica, é de autoria dos professores Carlos Cézar da Silva (orientador), Sérgio Henrique de Almeida (orientado) e teve o apoio do Programa institucional para a participação em eventos científicos e tecnológicos do IFG (IFG).
 
 
  
 
O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) é realizado, desde 2006, com o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Em 2018, o evento foi realizado em Recife (PE), de 27 a 30 de novembro, sob a coordenação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Nesta 12ª edição, o Connepi teve como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico. O IFG, Câmpus Jataí foi representado pela apresentação dos resultados de dois projetos de extensão, em forma de pôster, das professoras Rita Rodrigues de Souza e Laísse Silva Lemos.

 

 

  


 

RELATO

GUSTAVO DE ASSIS COSTA

ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL NO INESC TEC - Porto

A busca por um estágio pós-doutoral é um processo longo e que exige bastante disciplina e persistência por parte do candidato, envolvendo muita leitura e pesquisa. No meu caso, estive envolvido por um período de aproximadamente 2 anos, em busca de oportunidades pois, eu havia projetado realizar o estágio no exterior. Uma primeira limitação que encontrei foi a exigência, feita pela maioria dos institutos de pesquisa e/ou universidades, de se obter financiamento por meio de bolsa de pequisa. No meu caso, mesmo após ter sido aceito por um renomado pesquisador da Rutgers University (The State University of New Jersey - EUA), infelizmente não tive êxito na obtenção de bolsa nem pela CAPES e nem pela CNPq, principais órgãos financiadores de pesquisa no Brasil.

Mesmo assim, continuei com minhas buscas e encontrei a ERCIM (https://fellowship.ercim.eu/), Consórcio Europeu de Pesquisa para Informática e Matemática, que oferece bolsas para doutorandos de todo o mundo. Dentre as várias instituições participantes, fiz a busca por pesquisadores da minha área de interesse. Ao encontrar algumas oportunidades, tentei uma submissão de candidatura pela ERCIM mas, mais uma vez não obtive sucesso.

Mediante o cenário, resolvi mudar minhas estratégias e encontrei ótimas oportunidades procurando especificamente por centros de pesquisa aplicada, os quais ofereciam posições que iam de encontro aos meus interesses pessoais. Foi assim que consegui a aprovação por meio de edital público para uma bolsa de pós-doutorado pelo INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (https://www.inesctec.pt/), instituto associado à várias universidades, incluindo a Universidade do Porto, , aonde desenvolvi meus trabalhos.

O INESC é uma instituição privada sem fins lucrativos que desenvolve atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, e pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Os vários laboratórios existentes possuem associação com as principais universidades de Portugal.

 

 Figura 1: Prédio do INESC TEC, junto à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

 

A bolsa tinha como objetivo o estudo e desenvolvimento do estado da arte de métodos da área de Inteligência Artificial, como Data Mining, Machine Learning e Deep Learning, aplicados a problemas de manutenção preditiva através da construção de modelos de detecção antecipada de anomalias. O projeto, intitulado FailStopper, envolvia a análise de dados de sensores que foram preliminarmente instalados em dois vagões do Metro do Porto para monitoramento das unidades de ar comprimido.

 

 Figura 2: Oficina de manutenção do Metro do Porto em Guifões, Portugal.

  

As unidades de produção de ar comprimido da frota do Metro do Porto é um sistema sem redundância que mais contribui para o cancelamento de viagens em operação.

  

Figura 3: Unidade de ar comprimido do vagão do Metro do Porto

Como resultado, foi desenvolvido um Software de monitoramento on-line que, a cada cinco minutos, processa os arquivos com os respectivos dados produzidos pelos sensores. Por meio da interface do sistema, os responsáveis pelo processo de manutenção do Metro do Porto poderão acompanhar a evolução dos sinais obtidos, acompanhar a sinalização de alarme quando houver alguma avaria previamente detectada pelo modelo, além de poderem visualizar a localização em tempo real dos vagões.

Seguem abaixo a visualização de algumas telas da interface do Software que foi desenvolvido para o projeto.

 

 

O desenvolvimento deste projeto foi extremamente desafiante e ao mesmo tempo motivante para mim pois trouxa à tona diversos desafios conceituais e práticos no tocante ao uso de diferentes ferramentas e modelos. Foi bastante produtivo vivenciar o ambiente de produção técnica de alto nível, com o clima organizacional de uma instituição que atende a várias empresas ao redor do mundo. Além do desafio profissional, houveram também os desafios culturais, climáticos e de costumes. Para mim e para minha família, este período de de estada em Portugal foi um desafio mas também um grande aprendizado para todos.

Foto da família às margens do Rio Douro