Estudantes participam de oficina que envolve jogos e literatura
Oficina será repetida nesta quarta e sexta-feira
.jpeg)
Estudantes do Câmpus Itumbiara estão participando nesta semana de uma oficina que envolve jogos e literatura, e que está sendo ministrada pelo quadrinista do estado do Rio Grande do Norte, Marcos Guerra Tântalo. Na atividade, os participantes são provocados a refletir a valorizar a cultura e folclore brasileiros; e ainda são guiados pelo universo do jogo RPG (Role-Playing Game). E tudo isso aliado à riqueza da literatura e da história do historiador e folclorista, Luís da Câmara Cascudo.
Para aqueles estudantes que ainda querem participar da oficina sobre RPG e literatura, ela também será realizada nesta quarta e sexta-feira, das 14h às 17h, na biblioteca do Câmpus.
O palestrante Marcos Guerra contou que tem se debruçado ultimamente aos jogos de RPG, que são majoritariamente conhecidos pelo uso com a cultural estrangeira. Porém, o Guerra esclareceu que esse jogo possui características muito antigas, sendo que foi inclusive utilizado desde a idade média. Diante disso e da universalidade do jogo, Guerra decidiu que iria utilizar o RPG relacionado à cultura e lendas brasileiras.
O palestrante também contou aos estudantes que o famoso folclorista Câmara Cascudo foi quem iniciou as pesquisas sobre folclore e lendas populares, tendo inclusive publicado centenas de livros sobre esse tema, além de um dicionário. Para Marcos Guerra, criar um RPG sobre folclore e cultura popular nacional e lendas do país é também ser responsável por manter a história do povo e as histórias populares vivas.
E para quem se interessar, o narrador Marcos Guerra também doou ao IFG de Itumbiara uma cópia da revista em quadrinhos dele, chamada “História Peregrinas”.
Perdão Sustentável
Período: de 1º de outubro a 19 de dezembro de 2025
Além da oficina de RPG, mais uma ação está sendo promovida pela biblioteca do IFG de Itumbiara em comemoração à 5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, confira: o Perdão Sustentável tem como objetivo oferecer aos usuários em débito por atraso na devolução de materiais bibliográficos a oportunidade de regularizar sua situação de forma solidária. Durante a campanha, estudantes e demais usuários com multas por atraso poderão substituir o valor da dívida pela doação de itens de higiene pessoal, como: sabonete, escova de dente, creme dental, absorventes, papel higiênico, entre outros itens. Os materiais arrecadados serão destinados a instituições e projetos sociais da comunidade local.
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
