Com apoio à inovação e ao empreendedorismo, Câmpus Formosa recebe etapa do AgroStartup 2026
Maratona de Inovação reúne jovens talentos no IFG e evidencia o papel do Câmpus Formosa no incentivo à pesquisa aplicada, ao empreendedorismo e à criação de startups
O Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi escolhido para ser palco de mais uma ação voltada ao empreendedorismo e inovação neste sábado, 20 de junho. Por intermédio da Criar Incubadora do Câmpus Formosa, a Maratona de Inovação, etapa do Desafio Agrostartup 2026, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), acontecerá das 7h30 às 18h, no Bloco Tecnológico.
Durante aproximadamente um ano, as equipes inscritas no Desafio Agrostartup passam por várias atividades de formação com integrantes do Senar-GO e com agentes de inovação de todo o Estado. Em nível local, o primeiro momento é uma palestra de sensibilização, que vem seguido pelo Workshop de Ideação. A terceira etapa, a Maratona de Inovação, tem caráter regional. Este ano, todas as fases, assim como a que ocorrerá este sábado, foram realizadas no IFG/Câmpus Formosa.
Reconhecimento
Sediar eventos deste porte pode significar o reconhecimento como centro de incentivo à inovação e de desenvolvimento de tecnologias. Foi no Câmpus Formosa que nasceu a startup vencedora do Desafio de 2025, a RuralZap. Além disso, também é do Câmpus a Criar Incubadora, que se destaca por articular setores do ecossistema e prestar apoio a eventos, palestras e demais formações que envolvem a temática.
O quantitativo de projetos, o engajamento dos alunos, os casos de sucesso são diferenciais do IFG/Câmpus Formosa, por meio da sua incubadora, como ambiente favorável ao empreendedorismo e à inovação. “O núcleo de incubação tem uma atuação bastante energética, engajada e dedicada aos temas. E isso se reflete na motivação dos estudantes, evidenciada pelo grande volume na participação das etapas iniciais do Desafio Agrostartup”, justificou o coordenador da Criar Incubadora do Câmpus Formosa, Diego Alves Rodrigues.
O papel da Criar Incubadora do Câmpus é fortalecer o ecossistema de inovação da região. “Contamos com o apoio dos especialistas do Senar e Sebrae, que têm formação específica em empreendedorismo e inovação e nos ajudam a mobilizar tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa para participar das formações na área”, explicou Diego.
A incubadora apoia estudantes e empreendedores que desejam transformar ideias em negócios a partir da pré-incubação de “sementes” de empresas. Para isso, a Criar do Câmpus já ofereceu edital de pré-incubação para interessados, pelo qual os participantes receberam formação e mentoria dos agentes do núcleo para desenvolverem suas ideias. Atualmente, ela atua em programas do Governo Federal presentes no Câmpus, como Pé no Futuro e Mulheres Mil. “Membros do núcleo também irão atuar em novos cursos propostos para o IFG, em programas como o EnergIF, que serão cursos relacionados a novas fontes verdes energéticas, carregadas de conhecimento científico e de inovação”, explica o coordenador.
Oportunidades
Além do conhecimento adquirido ao longo da jornada de aprendizagem, podem surgir outras oportunidades benéficas aos participantes da Maratona após o encerramento do evento, a exemplo do networking e da própria premiação de 60 mil reais ao vencedor ou vencedores do Desafio. “Iniciativas como o AgroStartup com certeza fortalecem a cultura de inovação entre os estudantes, pois abrem uma infinidade de caminhos que nossos estudantes podem percorrer a curto, médio e longo prazo”, pontuou. “Esse caminho, atrelado ao ensino, pesquisa e extensão, pode se tornar muito promissor para os nossos alunos e alunas”, afirmou Diego.
“Esse é um caminho inovador, em que os estudantes também podem pensar em seguir. Em épocas passadas, os meios de atuação profissional eram muito engessados, se reduziam a trabalho CLT ou concurso. Hoje, com conhecimento científico e competências empreendedoras e inovadoras, há possibilidades aos jovens de redução de desigualdades e inclusão social com a criação de negócios”, disse Diego aos jovens que pretendem transformar conhecimento em soluções para a sociedade.
Conexão
“Essa parceria com o IFG é muito importante. Inclusive, graças a ela, nós estamos conseguindo chegar até o talento, que é o aluno, este jovem que quer entrar no setor do agronegócio”, afirmou Pedro Camilo, diretor de Tecnologia do Senar-GO
O Desafio Agrostartup completa 10 anos em 2026. O diretor de Tecnologia do Senar-GO, Pedro Camilo, destaca o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão durante este tempo, denominado “interiorização da inovação”, que ele explica como o ato de “levar aos municípios do interior do Estado a oportunidade para que os jovens possam conhecer quais são os principais desafios que o produtor rural passa no dia a dia”.
Segundo o diretor de Tecnologia, o Senar acredita que a tecnologia tem o papel fundamental na conexão entre os jovens, seus projetos acadêmico-científicos, e os desafios do setor. “O IFG é importante justamente para fazer com que essa conexão aconteça. No ecossistema de inovação, temos a tríplice hélice entre a iniciativa privada, o governo e as universidades (a academia)”.
A participação dos institutos federais no programa, para Pedro Camilo, é fundamental. “São locais preparados para que estes jovens possam incubar as suas ideias, onde terão todo o apoio necessário com equipe técnica, professores, laboratórios, com a possibilidade de que estes projetos incubados possam se tornar empresas”, avaliou.
SERVIÇO
Maratona de Inovação
Onde: Bloco Tecnológico - IFG/Câmpus Formosa
Quando: 20/6/2026, sábado
Horário: 7h30 às 18h
Credenciamento no local, às 7h30.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
