Música

Estudantes do Câmpus Goiânia se destacam no 32º Concurso de Piano de Ituiutaba com premiações e menções honrosas

  • Imprimir
Publicado: Segunda, 06 de Outubro de 2025, 10h20 | Última atualização em Quarta, 15 de Outubro de 2025, 18h35

Os alunos do curso técnico em Instrumento Musical se destacaram com premiações na competição

Estudantes do curso técnico em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia do IFG conquistaram premiações e menções honrosas no 32º Concurso de Piano de Ituiutaba.
Estudantes do curso técnico em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia do IFG conquistaram premiações e menções honrosas no 32º Concurso de Piano de Ituiutaba.

Alunos do curso técnico integrado em Instrumento Musical do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) conquistaram importantes resultados na 32ª edição do Concurso de Piano de Ituiutaba, ocorrido em Minas Gerais, no dia 26 de setembro.

Supervisionados pela professora de Música, Marina Machado Gonçalves, os estudantes Ana Júlia Alves de Jesus, Gabriella Guimarães Oliveira, Fernanda Ignes Alves Fernandes, João Pedro Caetano Araújo, João Pedro Côrtes Garcia, Davi Henrique Tavares Costa, Ruth Gabrielle Rodrigues Matias e Hãwany Thayanthy Sompré Sousa participaram da competição e alcançaram destaque em diferentes modalidades.

Os estudantes Fernanda Ignes Alves Fernandes e João Pedro Caetano Araújo conquistaram o 2º lugar na modalidade Piano a 4 Mãos, além de serem reconhecidos pela melhor peça de confronto na competição.

Já as duplas Ana Júlia Alves de Jesus e Gabriella Guimarães Oliveira receberam menção honrosa pela participação e desempenho na modalidade Piano a 4 Mãos.

Na modalidade Música de Câmara, dedicada a formações instrumentais e vocais, dois grupos formados por alunos do quarto ano do curso técnico integrado em Instrumento Musical também alcançaram destaque.

A dupla João Pedro Cortes Garcia e Davi Henrique Tavares Costa, com piano e oboé; e o duo Ruth Gabrielle Rodrigues Matias e Hãwany Thayanthy Sompré Sousa, com piano e canto, conquistaram ambos o 2º lugar em suas apresentações.

Estudantes premiados
Em seu primeiro concurso de piano, a aluna do curso técnico integrado em Instrumento Musical, Fernanda Ignes Alves Fernandes, conquistou o 2ª lugar junto com o estudante João Pedro Caetano Araújo. Segundo ela, foi com muita felicidade que recebeu a premiação. “Estudamos muito e me encheu de alegria ter conquistado o segundo lugar”, afirma Fernanda. Sobre a conquista, a aluna considera: “Pra mim, representa o início de muitas conquistas que ainda estão por vir e só me motivou mais a continuar”, destaca Fernanda.

O aluno do curso técnico integrado em Instrumento Musical, João Pedro Côrtes Garcia, concorreu na modalidade Música de câmara junto ao aluno Davi Henrique Tavares Costa, e conquistaram o 2° lugar. Para ele, a participação no concurso lhe proporcionou muita experiência musical e artística. “Tocar ao lado do oboísta Davi Henrique Tavares Costa foi muito gratificante pois já somos parceiros de câmara há bastante tempo. Então, pra nós, só aumentou a nossa afinidade musical, sem falar de termos conquistado uma posição no pódio. Foi uma competição que contribuiu muito na minha bagagem musical, pois isso só agrega na minha formação artística, e também como futuro profissional”, ressalta João Pedro Garcia.

Incentivo ao aprendizado
Para a professora Marina Gonçalves, docente dos cursos de Música no Câmpus Goiânia do IFG, a participação em concursos representa um importante incentivo ao desenvolvimento dos estudantes.

“Os concursos de música, neste caso de piano, são grandes estimulantes de crescimento entre os discentes. Vê-se que todos que participam ficam extremamente estimulados e, após participarem, continuam querendo estudar cada vez mais, escolher repertórios desafiadores ou que pensavam estar mais distantes de alcançar. O crescimento geral é bastante perceptível”, destacou Marina.

Além de impulsionar o aprendizado, Marina ressalta que as competições oferecem benefícios práticos e profissionais aos alunos. “Os alunos ainda contam com prêmios pecuniários e um incremento no currículo, o que acrescenta bastante em suas vidas futuras. Para mim, quando participei, os concursos foram de suma importância para que eu me estabelecesse na profissão. Conheci várias possibilidades da carreira, fiz conexões e ampliei meu conhecimento sobre o repertório”, acrescentou a professora.

Segundo ela, a experiência também fortalece o espírito coletivo e colaborativo entre os estudantes: “No geral, os alunos ficam ainda mais unidos e começam a perceber peculiaridades que talvez não tivessem tempo ou contato estando apenas nas aulas”, ressalta a professora Marina Gonçalves.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia