treinamento

Servidores e terceirizados participam de Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros nesta 4ª-feira, 24/9

  • Imprimir
Publicado: Terça, 23 de Setembro de 2025, 18h21 | Última atualização em Segunda, 20 de Outubro de 2025, 11h50

Treinamento atende exigências da Lei Lucas e o câmpus também produziu um Manual sobre Primeiros Socorros em Ambiente Escolar

Nesta quarta-feira, 24 de setembro, das 8h às 12h, no miniauditório do IFG-Câmpus Inhumas, será realizada a Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros, ministrada para servidores e trabalhadores terceirizados da unidade. A atividade será conduzida pelo SAMU e atende as exigências definidas na Lei Lucas (Lei N º 13.722/2018).

A organização dessa capacitação é uma iniciativa da Direção-Geral do Câmpus Inhumas, da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) e do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA). Além de ser ministrada pelo SAMU, a capacitação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Inhumas.  

Manual Prático

A Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Inhumas, pedagoga Shirley Carmem da Silva, destaca que também foi produzido, ao longo dos últimos meses, um Manual Prático de Auxílio no Atendimento aos Primeiros Socorros em Ambiente Escolar. O material foi apresentado na semana de planejamento realizada no início de setembro. O conteúdo do manual foi elaborado pelos servidores Josela Palmeira Pacheco (médica),  Leandro Farias Garcia (psicólogo) e Leonardo Essado Rios (odontólogo). A revisão contou com auxílio do estagiário Felipe Antônio Estácio de Morais (curso bacharelado em Engenharia de Software) e a parte de diagramação e ilustração foi desenvolvida pela estudante Bruna Borges da Silva.  

"A ideia de produzir um material informativo e formativo para primeiro atendimento às ocorrências na área de saúde é antiga, mas tomou corpo recentemente, ainda na gestão da professora Érica da Silva Oliveira na Gepex. Em diálogo com os profissionais de saúde do Câmpus Inhumas, lotados na Coordenação de Assistência Estudantil, ela optou pela produção de um manual, que seria colocado à disposição de toda a comunidade escolar", explica a pedagoga Shirley Carmem.

"Esse manual foi, então, elaborado a partir do trabalho competente e cuidadoso dos servidores. O resultado final é um material de excelente conteúdo, com uma linguagem acessível e um visual atraente. E isso significa mais segurança e tranquilidade para toda a comunidade, que saberá como proceder corretamente diante de alguma eventualidade", afirma a atual gestora da Gepex.

O que é a Lei Lucas?

A Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018) é uma lei federal brasileira que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches públicas e privadas, além de locais de recreação infantil. Criada após a trágica morte do menino Lucas Begalli por asfixia em um passeio escolar, a lei visa garantir que profissionais da educação estejam preparados para prestar o atendimento inicial em situações de emergência, aumentando as chances de salvar vidas. 

 

Acesse aqui o Manual Prático de Auxílio no Atendimento aos Primeiros Socorros em Ambiente Escolar.