Moda

Professor do IFG é eleito presidente da primeira diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal

O nome de Regis Puppim foi escolhido durante a I Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino, realizada nos dias 5 e 6 de novembro no Campus Divinópolis do CEFET-MG, com a participação de professores de 26 institutos e universidades federais

  • Imprimir
  • Publicado: Terça, 02 de Dezembro de 2025, 10h40
  • Última atualização em Quarta, 03 de Dezembro de 2025, 20h02
Diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino
Diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino

O IFG conquistou um lugar representativo de destaque na área do ensino de moda em universidades e institutos federais. O professor Regis Puppim, docente do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, ministrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Câmpus Aparecida de Goiânia, foi eleito presidente da primeira diretoria da Associação dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino. A escolha do nome de Regis para conduzir a entidade ocorreu durante a I Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino, realizada nos dias 5 e 6 de novembro no Campus Divinópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Minas Gerais. Participaram docentes de 26 institutos e universidades federais que ofertam cursos na área de moda no Brasil.

“É um reconhecimento das outras instituições, dos outros colegas, pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo”, afirma Regis Puppim sobre a representação institucional. No âmbito pessoal, ele também comemora a eleição de seu nome, considerando ser uma honraria e também uma grande responsabilidade. A diretoria ainda é considerada provisória por ter sido lançada no evento com a incumbência de elaborar o primeiro estatuto da Associação, que marcará sua condição permanente.

 

Compartilhamento

A I Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino foi realizada em modo híbrido, presencial e com transmissão simultânea online, via plataformas digitais. “A gente reuniu todos os professores que atuam, pesquisam e lecionam nos cursos na área de moda em toda a rede federal de ensino”, afirmou Regis Puppim, que participou presencialmente. Do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, estiveram também presentes as professoras Alix Costa Lima Pinto Bandeira, que é coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário; Yane Ondina de Almeida e Elisângela Tavares da Silva.

Regis Puppim integrou a organização do evento, que contou com mesas redondas de debate, painéis temáticos, compartilhamento de experiências e boas práticas, além de visita técnica a uma indústria de confecção de moda local e oficinas. Ele avalia que a importância da conferência foi “gigantesca”, pela oportunidade de os participantes compartilharem experiências , dificuldades e estratégias de superação. O professor conta que foram feitos diálogos e reflexões sobre extensão, pesquisa, aquisição de materiais, evasão de alunos e outros temas. A proposta, segundo Regis, é de que a Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal passe a ser realizada anualmente.

 

Experiência em docência e gestão

Regis Puppim é professor no curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, ofertado no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Ele é graduado em Design de Moda e Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás e tem Doutorado em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (UMinho - Guimarães/Portugal). Além de sua experiência como docente em diferentes instituições de nível superior e pós-graduação, Régis Puppim já integrou o Setorial de Moda do Conselho Nacional de Políticas para a Cultura do Ministério da Cultura e é pesquisador nas áreas de Sustentabilidade na Moda, Educação em Moda e História da Moda.

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia