Visitas Técnicas

Visitas técnicas proporcionam conexão dos estudos com o mundo do trabalho e a sociedade

  • Imprimir
Publicado: Terça, 23 de Dezembro de 2025, 10h40 | Última atualização em Terça, 23 de Dezembro de 2025, 10h48

No ano de 2025 foram realizadas 51 visitas técnicas por estudantes de todos os cursos do Câmpus Aparecida de Goiânia e outras oito serão realizadas nos dois primeiros meses de 2026, ainda compreendendo o ano letivo de 2025

Estudantes do 1º ano do curso Técnico Integrado em Alimentos com os professores Luanna Guimarães e Tiago Godoi em visita à Estação de Tratamento de Esgoto da Saneago, pela disciplina Educação Socioambiental
Estudantes do 1º ano do curso Técnico Integrado em Alimentos com os professores Luanna Guimarães e Tiago Godoi em visita à Estação de Tratamento de Esgoto da Saneago, pela disciplina Educação Socioambiental

Estudantes dos cursos do ensino médio técnico e dos cursos de nível superior do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia deverão fechar o ano letivo de 2025 tendo realizado 57 visitas técnicas, conforme informações do Departamento de Áreas Acadêmicas. No período de maio a dezembro foram feitas 51 visitas e 8 estão previstas para até fevereiro de 2026, ainda compreendido no semestre 2025/2. As visitas foram feitas tanto no próprio município de Aparecida, como em outras cidades goianas e no Distrito Federal.

As visitas técnicas contextualizam o conteúdo que os estudantes aprendem em sala de aula e nos laboratórios, o que faz expandir sua visão sobre o mundo do trabalho nas profissões em que estão se inserindo. Para a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professora Lilian Pascoa Alves, as visitas técnicas são fundamentais para uma formação completa dos estudantes, por permitirem que o conhecimento construído em sala de aula “ultrapasse os muros da escola” e se conecte com a realidade do mundo do trabalho e das comunidades.

“Ao vivenciar esses espaços, os alunos conseguem compreender melhor os conteúdos estudados, perceber como a teoria se materializa na prática e conhecer as relações e dinâmicas profissionais. Além disso, as visitas técnicas estimulam escolhas conscientes, despertam interesses e contribuem para a formação técnica, cidadã e humana dos nossos estudantes. Os alunos sempre ficam muito gratos com esses momentos e nos dizem que faz muita diferença”, relata a titular da Gepex.

As visitas técnicas no Instituto Federal de Goiás são regulamentadas em resolução do Conselho Superior da Instituição, consideradas mecanismo de integração entre a escola e a sociedade.  Podem ser classificadas como visitas técnicas: participação em feiras, congressos, seminários e eventos similares; visitas a instituições públicas e privadas; visitas a empresas e/ou institutos de pesquisa, de serviços e/ou produção; e visitas e aulas de campo em ambientes naturais. Em todos esses casos, as visitas devem estar relacionadas às disciplinas dos cursos.

 

Experiências interdisciplinares

Das 51 visitas realizadas até dezembro por alunos do IFG Aparecida, 17 foram feitas com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em tempo integral em Alimentos, Edificações e Química; 7 foram feitas com estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Alimentos e em Modelagem do Vestuário, ambos da modalidade Educação de Jovens e Adultos; 25 com estudantes dos cursos de nível superior: Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue; e 2 com participação aberta a todos os cursos, casos dos eventos institucionais Encontro de Culturas Negras, realizado na cidade de Uruaçu, e Festival de Artes, realizado na Cidade de Goiás.

Para a professora Jéssica de Azevedo Coelho, que acompanhou os estudantes de Aparecida de Goiânia no Encontro de Culturas Negras, o evento é “um espaço fundamental de valorização da identidade negra, capaz de reunir arte, ciência, educação e resistência em uma programação ampla e diversa”. Ela destaca a amplitude geográfica e social, comentando que na edição de 2025, o Encontro reuniu cerca de mil participantes de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, “promovendo uma rica troca de experiências que conectou pesquisa acadêmica e tradição popular”, disse. Ela considera que, além da vivência que proporciona marcas de aprendizado e pertencimento, o evento reafirma o compromisso institucional com a pauta racial.

Algumas visitas aliam áreas curriculares diferentes em um mesmo curso. É o caso da viagem feita no início de dezembro ao Parque Estadual Serra de Caldas Novas (PESCAN) com a turma de 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Os estudantes puderam vivenciar conteúdos das disciplinas “Práticas de Ensino/Estudos Integradores (PEEI): Educação, Meio Ambiente e Sociedade” e “Fundamentos e Metodologias de Ensino de Ciências”, ministradas respectivamente pelos professores Marlei Pereira e Luanna Guimarães/Tiago Godoi.

Por outro lado, alguns ambientes são estudados tecnicamente a partir de enfoques diferentes, dependendo do curso que é realizado pelos estudantes visitantes. É o caso da Estação de Tratamento de Esgoto da Saneago, que foi visitada por estudantes do curso Técnico em Química, com a professora Chelry Fernanda Alves de Jesus, e por estudantes do curso Técnico em Alimentos, com a professor Luanna Elis Guimarães. Os estudantes do Técnico em Química tiveram a oportunidade de conhecer como é feito o tratamento de esgoto, desde a captação até a destinação final. Já os futuros técnicos em Alimentos, na disciplina “Projeto Integrador 1: educação socioambiental” tiveram uma experiência voltada à compreensão da relação entre saneamento básico, saúde pública, segurança dos alimentos e preservação ambiental, reconhecendo a importância do tratamento adequado dos efluentes para a prevenção de contaminações, proteção dos recursos hídricos e garantia da qualidade de vida da população, conforme explicou a professora Luanna Guimarães.

 

Locais e regionais

A maioria das visitas técnicas realizadas no ano foram na Região Metropolitana de Goiânia, em especial nas cidades de Aparecida de Goiânia e Goiânia, compreendendo 31 das visitas. Foram feitas 13 viagens a outros municípios goianos e 5 ao Distrito Federal.

Para os meses de janeiro e fevereiro de 2026, a previsão é de cinco visitas técnicas com estudantes de graduação e três com alunos dos cursos do ensino médio técnico integrado em tempo integral. Duas das visitas serão fora da Região Metropolitana de Goiânia: na Fazenda Santa Branca, município de Terezópolis de Goiás, com estudantes do curso Técnico em Química; e na cidade de Goiás, com estudantes de Pedagogia Bilíngue.

 

 

Visitas Técnicas do ano letivo 2025 por estudantes do IFG Aparecida

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia