IFG está com inscrições abertas para selecionar profissionais e monitores para atuarem no Programa PartiuIF
Inscrições começam nesta quarta-feira, 4, e podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro
O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para selecionar profissionais para desempenhar as funções de professor, monitor e apoio multidisciplinar (psicólogo ou pedagogo ou assistente social) no Programa PartiuIF. Os interessados em participar da seleção podem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 22 de fevereiro.
No total, há vagas distribuídas entre 13 câmpus do IFG, além de uma turma em Quirinópolis. As vagas são para apoio multidisciplinar (18); professor de matemática (18), de língua portuguesa (18) e de ciências naturais (18); e monitores (54). O quadro de vagas completo pode ser conferido no item 3.4 do edital.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no seguinte link: https://forms.gle/p2F65hTwdJt3es8g9.
Todos os documentos para comprovação das informações prestadas devem ser anexados ao formulário eletrônico de inscrição em um único arquivo PDF, seguindo a ordem de preenchimento do formulário. De acordo com o edital, o endereço de e-mail informado no ato da inscrição deve ser obrigatoriamente de uma conta do Gmail, para viabilizar a utilização da plataforma Meet (Gmail/ Google).
Requisitos
Podem se inscrever no processo seletivo para as vagas de apoio multidisciplinar e professor servidores públicos efetivos e ativos de todas as carreiras desde que tenham formação na área pretendida e professores contratados por tempo determinado (Lei n. 8.745, de 1993: Professor Substituto ou Visitante) pertencentes ao quadro do IFG.
Para as vagas de monitor, podem se inscrever os estudantes dos cursos técnicos ou graduação do IFG matriculados a partir do 2º ano nos cursos de regime anual e 2º semestre nos cursos semestrais.
Por se tratar de um câmpus em estágio de implantação, exclusivamente para a turma de Quirinópolis serão aceitas inscrições para a seleção de apoio multidisciplinar e professor de servidores públicos efetivos e ativos da rede municipal e da rede estadual de educação de Goiás. No caso das vagas de monitor da turma de Quirinópolis, serão aceitas, exclusivamente, inscrições de estudantes do ensino médio matriculados a partir do 2º ano na rede pública de ensino ou a partir do 2º semestre.
O resultado preliminar do processo seletivo simplificado será divulgado no dia 2 de março. Recursos poderão ser apresentados no dia 3 e 4 do mesmo mês. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 6 de março. O início das atividades está previsto para o dia 1º de abril.
PartiuIF
O Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PartiuIF) foi instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria n. 1.169, de 2 de dezembro de 2024. Ele tem como objetivo oferecer aulas e atividades voltadas à recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas, visando recompor habilidades e competências essenciais para ampliar as oportunidades educacionais de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O programa é direcionado exclusivamente a estudantes de grupos prioritários, com maior histórico de vulnerabilidade social, conforme definido na Lei nº 12.711/2012, abrangendo estudantes que cursaram integralmente a educação básica em escolas públicas; estudantes provenientes de famílias com renda per capita igual ou inferior a um 1 (um) salário-mínimo; estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas; e pessoas com deficiência.
A carga horária total do curso será de 320 (trezentos e vinte) horas, dividida em dois eixos: I. Básico: composto por três componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, ministrados presencialmente; e II. Suplementar: composto por atividades complementares, tais como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, acolhimento psicopedagógico, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, além de outras atividades pertinentes ao contexto. O novo edital para selecionar estudantes deve ser publicado em breve.
Em caso de dúvidas sobre a seleção ou sobre o Programa, os interessados podem encaminhar e-mail para partiu.if@ifg.edu.br
Acesse informações sobre a seleção:
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.
