Projeto de ensino promove valorização de saberes populares
São previstas várias ações como oficinas e encontro com mestres da cultura popular
O projeto de ensino “Território de Cultura: giro de saberes popular no IFG” iniciou as ações em outubro e segue com programação até dezembro. Na última semana, dia 06/11, foi realizado o “Encontro com os Mestres e Saberes” no Centro Comunitário do Setor Rio Vermelho, onde estudantes puderam vivenciar junto ao Mestre de capoeira angola Gustávio Pinheiro, Mestre Gunga, seus saberes sobre o Maculelê e o Samba de Roda.
A coordenação do projeto é da professora de Artes Renata Bastos em parceria com o Mestre de Capoeira Angola, Gustávio Pinheiro, Mestre Gunga. O objetivo principal é promover a formação artística, cultural e antirracista de estudantes do IFG por meio da valorização das manifestações de cultura popular de matriz africana presentes na cidade de Goiás. “A iniciativa busca fortalecer os vínculos com o território e valorizar as manifestações culturais locais”, explica a professora Renata.
As ações são voltadas para a comunidade de estudantes do câmpus e tem três principais tipos: Intervalo Batucado: momentos de sensibilização e vivência cultural, por meio de performances musicais durante o intervalo das aulas; Encontro com os Mestres e Saberes: envolve visitas técnicas e encontros com mestres e mestras da cultura popular da cidade; IFG na Roda: propõe vivências práticas com manifestações culturais locais, como o samba de roda e o maculelê, no espaço do câmpus.
A próxima ação prevista é para o dia 13/11, quinta-feira.
