Cinema

Egressos do Bacharelado em Cinema exibem filme na Mostra de Cinema de Tiradentes

  • Imprimir
Publicado: Quinta, 29 de Janeiro de 2026, 08h30 | Última atualização em Quinta, 29 de Janeiro de 2026, 11h35

O longa metragem "Vulgo Jenny" foi exibido no último dia 25/01

Debate do filme "Vulgo Jennhy", realizado no dia seguinte da exibição. Crédito da foto: Universo Produções empresa realizadora do festival.
Debate do filme "Vulgo Jennhy", realizado no dia seguinte da exibição. Crédito da foto: Universo Produções empresa realizadora do festival.

O longa metragem "Vulgo Jenny", exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes nesta semana, dia 25/01, domingo, é realizado por uma equipe repleta de egressos do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG-câmpus Cidade de Goiás. A direção é de Viviane Goulart, egressa da segunda turma do Bancine, com equipe técnica composta por outros nomes que também passaram pela Instituição. O filme é o primeiro longa-metragem de Viviane e ganhou espaço nesta Mostra que é a principal janela de exibição de festival brasileiros.

O filme abriu a Mostra Aurora no domingo, 25/01, integrando a seleção dedicada a diretoras e diretores em estreia no formato de longa-metragem. Nesta edição, foram selecionados seis filmes entre cerca de 200 obras inscritas. Na segunda-feira, 26/01,  o filme foi debatido com a presença da curadora e pesquisadora Maria Chiaretti e do roteirista, diretor e curador Ewerton Belico, em uma conversa que aprofundou as questões formais, narrativas e os atravessamentos do filme, reafirmando a Mostra de Tiradentes como espaço de reflexão crítica e troca entre realizadores e público.

Iniciado ainda durante a formação acadêmica de Viviane Goulart, o projeto nasce a partir de seu primeiro roteiro de ficção, desenvolvido na faculdade e posteriormente expandido e transformado ao longo do processo de produção, realizado entre 2023 e 2025 na capital do estado. "A trajetória de Vulgo Jenny evidencia a importância dos espaços públicos de formação, como o IFG, na construção de percursos autorais no cinema brasileiro, e reafirma o papel das políticas públicas de fomento no desenvolvimento de projetos que nascem no ambiente acadêmico e alcançam circuitos nacionais de relevância", enfatiza Viviane Goulart, diretora do filme.

O longa é resultado de uma produção articulada ao processo do curta-metragem Um Homem Nu, que contou com o apoio do Edital de Fomento aos Novos Artistas (2017), do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), sendo a pós-produção de Vulgo Jenny realizada através do Edital de Finalização de Longa-Metragem da Lei Paulo Gustavo (2023), operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. 

 

 Sobre a Mostra

Esta é a 29ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes que ocorre entre os dias 23 a 31 de janeiro. O encontro é um dos mais importantes espaços de encontro, reflexão, formação, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. Ao longo de quase três décadas, o evento consolidou-se como uma plataforma essencial para a renovação do audiovisual nacional, inaugurando o calendário audiovisual brasileiro e reunindo, anualmente, filmes e debates que ajudam a pensar o presente e projetar o futuro do cinema no país.

 

Sinopse do filme

Jenny é uma vendedora ambulante recém-chegada a Goiânia. Enquanto espera o namorado sair da prisão, conhece Rato e Primo, que a ajudam a se manter na cidade. Em meio a tentativas de sobrevivência em um mundo precarizado, que não lhe oferece muito mais do que drogas e bebidas, conhece Gilberto. O encontro rende mais uma história para Marcão.

Ficha tecnica


Elenco: JULIANA DALLE, MARCO COIMBRA, ARTHUR CINTRA, FRED PRAXEDES, ALLAN JACINTO SANTANA
Participação especial: DANIELLE BORGES DA SILVA
Participação: GABRIELA SILVA, CAROLINE LIZ, LETÍCIA LEMES e DENIS CASIMA
Roteiro e direção: VIVIANE GOULART
Assistente de direção: RAFAEL SIMON
Direção de produção: RAFAEL FREIRE
Coordenação de produção e catering: JOÃO BATISTA SILVA
Direção de arte: PAULO PATAKORI e GABRIELA SILVA
Direção de fotografia: YOLANDA MARGARIDA
Assistente de câmera e logger: BRUNA CHAMELET
Som direto: RAFAEL SIMON
Trilha sonora: DÊNIO DE PAULA e FRED PRAXEDES
Montagem: JOÃO BATISTA SILVA
Colorização: LARRY MACHADO
Sound design e mixagem: ALEXANDRE VENTANA
Produção executiva: VIVIANE GOULART e CECÍLIA BRITO
Controller: VINÍCIUS GOULART
Assistente de produção executiva: KEILA DE FREITAS
Assistente de produção e fotografia: GABRIEL FERREIRA
Imagens adicionais: ANA LUIZA REIS DE SÁ, FELIPE MARIANO e VIVIANE GOULART
Som adicional: ARTHUR CINTRA, HENRIQUE DE PAIVA, JOÃO BATISTA SILVA e AGOSTINHO SÍRIA
Assistentes de edição: HENRIQUE RODRIGUES e AGOSTINHO SÍRIA
Identidade visual e designer gráfico: CAROLINA CHICAROLLI
Motion designer: YOLANDA MARGARIDA
Making of e still: RAFAEL FREIRE e AGOSTINHO SÍRIA
Social media: PAULO PATAKORI
Projeto web: PALLAVRA.COM.BR
Produção associada: DAFUQ FILMES
Produtores: VIVIANE GOULART e JOÃO BATISTA SILVA
Produção e pós-produção
Período de gravação: março a julho de 2023

 Crédito das fotos:  Universo Produções empresa realizadora do festival e Mariana Goulart da produção do filme.