Secitec 2025 encerra com mais de 900 inscritos e quase mil visitantes pelo projeto Conhecendo o IFG
O evento foi marcado por intensa movimentação no Câmpus Goiânia em prol da Ciência e do Meio Ambiente
A Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec 2025) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) encerrou, nesta sexta-feira (14/11), sua segunda etapa. Realizada de 10 a 14 de novembro, a fase complementar do evento somou 250 horas de atividades e integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025*, realizada em todo país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A primeira etapa da Secitec 2025 ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro.
Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a Secitec 2025 promoveu debates, oficinas, exposições e ações culturais voltadas à reflexão socioambiental. A coordenadora-geral da Secitec 2025 e professora da Química do Câmpus Goiânia, Lidiaine Maria dos Santos, destacou a diversidade das atividades e o impacto das discussões propostas.
Veja mais fotos da Secitec 2025
Meio ambiente
Entre os destaques, estiveram palestras que abordaram a conexão entre território, comunidades tradicionais e preservação dos recursos hídricos. A atividade “Rios no Cerrado, oceano no litoral: a relação sagrada dos povos com a água” trouxe uma perspectiva sensível sobre o significado espiritual e ambiental da água.
Roda de conversa: “Ambiente Cerrado, berço das águas: a visão dos problemas da água na Vila de São Jorge” ocorreu na manhã do último dia (14/11) da programação da Secitec 2025.
Já a roda de conversa: “Ambiente Cerrado, berço das águas: a visão dos problemas da água na Vila de São Jorge”, que contou com a presença da líder comunitária da Vila de São Jorge e vereadora Teia Santos, articulou saberes populares e científicos, destacando desafios e soluções voltadas à Chapada dos Veadeiros.
Na programação, foi realizada uma palestra virtual que relacionou Cerrado e oceano, reforçando a interdependência entre ecossistemas, com a participação dos comandantes Luiz Fernando Paranhos Curado e Hitomi, que, diretamente de um veleiro ancorado no Rio de Janeiro, compartilharam vivências sobre as belezas e desafios da vida a bordo.
Eventos integrados
Show da Química foi uma das atividades da Semana da Química, evento integrado à programação da Secitec 2025.
A segunda etapa reuniu também ações da IV Semana do Livro e da Biblioteca, da Semana da Química, do Dia D do Estágio, além de atividades dos projetos de extensão Conhecendo o IFG e Partiu IF. Ao todo, a Secitec registrou 900 inscritos no sistema SUGEP, considerando os eventos integrados.
Outro ponto relevante da programação foi o Dia D do Estágio, voltado à aproximação entre estudantes e agentes de integração. Organizada pela Coordenação de Interação Escola-Empresa do Câmpus Goiânia, a atividade ampliou o acesso a oportunidades de estágio e emprego, incentivou a rede de contatos profissionais e fortaleceu a articulação entre formação acadêmica e mercado de trabalho.
Também durante esta etapa foi apresentado, no dia 11/11, o Núcleo Incubador CRIAR – Câmpus Goiânia do IFG, atualmente em fase de implantação. O espaço pretende fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento de ideias, projetos e negócios sustentáveis, integrando ensino, pesquisa e extensão. A participação é aberta a professores, estudantes e à comunidade externa.
As tendas temáticas instaladas no pátio do câmpus funcionaram como laboratórios a céu aberto, com exposições de projetos, atividades didáticas e práticas lúdicas dos cursos ofertados na unidade. Com o IFG Truck , que se trata de um laboratório maker itinerante, foram apresentados projetos desenvolvidos com impressoras 3D.
Apresentação do Grupo de Saxofones do IFG durante a 2ª etapa da Secitec, no Câmpus Goiânia do IFG.
Na programação da Secitec 2025, as apresentações musicais realizadas por professores e estudantes da área de Música do Câmpus Goiânia do IFG encantaram o público presente no evento.
As expedições formativas também fizeram parte da programação do evento, com visitas técnicas de algumas turmas do Câmpus Goiânia à Serra dos Pirineus e à APA do Ribeirão João Leite – Estação de Tratamento Mauro Borges. Na próxima semana, de 17 a 21 de novembro, haverá a última expedição ao Parque das Emas, que integrará oficialmente o calendário da Secitec.
Conhecendo o IFG
Durante a 2ª etapa da Secitec 2025, o Câmpus Goiânia recebeu cerca de 977 visitantes de 20 escolas públicas, que participaram de visitas guiadas pelo câmpus. Durante as visitas, os estudantes e professores de escolas públicas puderam conhecer laboratórios, espaços acadêmicos, o ginásio e as tendas expositivas dos cursos de História, Física, Matemática, Agrimensura e Cartografia, Química, Sistemas de Informação, Letras/Linguagens, Turismo e Hospitalidade e Engenharia Ambiental e Sanitária.
Professora Giovana Costa, da Escola Municipal João Braz, incentiva seus alunos a ingressarem no Câmpus Goiânia do IFG.
Participante do projeto Conhecendo o IFG há 10 anos, a professora de Matemática da Escola Municipal João Braz, Giovana Costa, reforça o compromisso de incentivar seus alunos do ensino fundamental a ingressarem nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG. “Eu começo trazendo os meninos no 8º e no 9º ano. Gosto de trazer antes do término das inscrições, justamente para incentivá-los. Eles não têm ideia da grandiosidade que é esta instituição”, ressalta.
Continuação
Secitec 2025 terá ainda ações em praças públicas, em Goiânia.
“Embora o evento tenha sido encerrado nesta sexta-feira, diversas ações vinculadas à SNCT continuam ao longo de novembro e dezembro, incluindo atividades dos cursos de Química e Física em praças públicas e a participação do Show da Química na Campus Party Goiânia, no dia 20 de novembro”, adianta a coordenadora-geral da Secitec 2025.

Parte da Comissão Organizadora da Secitec 2025 do Câmpus Goiânia do IFG.
Como balanço do evento, a professora Lidiaine considera que a Secitec 2025 “reafirmou seu papel de promover o diálogo entre ciência, educação, cultura e sociedade, fortalecendo a missão institucional do IFG de democratizar o conhecimento e incentivar práticas sustentáveis”, destaca.
*O Câmpus Goiânia do IFG teve projeto aprovado para a realização da Secitec 2025 a partir da Chamada Pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por meio do Programa Nacional de Popularização da Ciência - Pop Ciência, do CNPq.
Leia mais sobre a Secitec 2025 -2ª etapa do Câmpus Goiânia do IFG:
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
