18º Festival de Artes

Dança integra a programação do 18º Festival de Artes

  • Imprimir
Publicado: Terça, 18 de Novembro de 2025, 14h48 | Última atualização em Terça, 18 de Novembro de 2025, 14h49

Palco aberto no Pátio Ipê teve apresentações de danças de diversos câmpus do IFG

A dançarina Ana Caroline de Souza faz apresentação da coreografia boneca de pano
A dançarina Ana Caroline de Souza faz apresentação da coreografia boneca de pano

No intervalo do almoço nesta tarde, 18/11, os participantes do 18º Festival de Artes vibraram com as apresentações de danças no palco aberto do Palco Ipê que recebeu o grupo Energize do câmpus Aparecida de Goiânia; a coreografia de Codinome Beija-Flor realizada por uma dupla de estudantes do câmpus Itumbiara; as coreografias boneca de pano e Ventania Dentro de estudantes do câmpus Luziânia. Além disso, foi montada a intervenção artística desenhaAÇÃO, em que foi construído desenho colaborativo em um tecido que será exposto na Galeria Aberta.

A professora Giselle Alves Dias, do câmpus Luziânia, propôs a ação de desenho em tecido como uma ação interativa com a participação do público para a construção de uma obra coletiva. Foi disponibilizado no pátio um tecido e diferentes ferramentas de desenho que podiam ser escolhidas pelos estudantes, como giz de cera, canetão, linhas e tintas. “A proposta é tecer junto, ter a marca dessas diferentes territorialidades marcadas na trama desse tecido que será exposto na Galeria Aberta”, explica a professora. O estudante Bernardo de Souza, do curso Técnico Integrado em Mecânica do câmpus de Valparaíso fez diversos desenhos de animes japoneses no tecido e gostou da experiência. “Nunca tinha desenhado em tecido, é uma coisa nova pra mim, estou gostando muito apesar de ser mais difícil, desenhar é meu passatempo preferido”.

O Palco Aberto recebeu quatro apresentações de dança que animaram a comunidade acadêmica que acabava de sair do restaurante. O estudante do câmpus Cidade de Goiás Anderson fez a apresentação de cada grupo, chamando os aplausos do público.  Foram realizadas: Performance Energize com Andressa, Luana, Ketlhen, Kamyla, Anny, Thiallison e Gabriel, estudantes da Licenciatura em Artes Visuais do câmpus Aparecida de Goiânia que apresentaram uma dança animada com cores e ritmo vibrante para celebrar a energia da dança; a dupla Emilly Ribeiro e Gabriela Miranda, do câmpus Itumbiara, performaram a música Codinome Beija-Flor de Cazuza com movimentos do balé e do jazz contemporâneo; a estudante Ana Caroline de Souza do câmpus Luziânia imitou os movimentos de uma boneca de pano com movimentos leves e fluídos como se estivesse guiada por fios invisíveis; Alliny, Maria Eduarda, Nájila e Sabrina do câmpus Luziânia performaram a música “Ventania Dentro” de Luedji Luna para representar o encontro entre corpo, som e o destino que se constrói numa encruzilhada de diversos caminhos possíveis. 

Ana Caroline que fez a dança da boneca de pano é bailarina desde os 8 anos de idade, foi convidada pela professora Amanda Patriarca para pensar a coreografia solo para apresentação no Festival. “Para mim foi muito desafiador e importante, pude amadurecer a minha forma de dançar, criar novos passos, e receber essa vibração e reconhecimento de pessoas da minha idade é maravilhoso”. A estudante, veio ao Festival pela primeira vez, é estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do câmpus Luziânia, e também aproveita o festival para aprofundar sua habilidade na dança com a oficina "Vogue Old Way - leveza, elegância e força" que ocorre nesta tarde. 

A programação do palco aberto do Patio Ipê continua amanhã com teatro e música. No mesmo horário do almoço serão realizados o espetáculo "Me gritaram negra" do professor Mário Neves Jr. e estudantes do IFG - Câmpus Inhumas (GO)  e a Apresentação: "Roda de Chorinho" do professor Roberto Milet e Conjunto de Choro do IFG - Câmpus Goiânia (GO). 

 

Comunicação Social câmpus Cidade de Goiás