Abertas inscrições para monitores do programa Pé de Futuro
O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, publicou o Edital nº 38/2025, que trata do processo de seleção simplificada para contratação de mentores(as) que irão atuar no Programa Pé no Futuro no Câmpus Jataí. As inscrições estão abertas de 29 de outubro a 5 de novembro de 2025, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível neste link.
O Programa Pé no Futuro tem como objetivo oferecer formação e acompanhamento em empreendedorismo para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio de cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Os mentores selecionados atuarão no desenvolvimento de atividades didáticas, acolhimento e acompanhamento dos estudantes, contribuindo para a promoção da inclusão produtiva e do protagonismo juvenil.
Ao todo, o edital oferta 11 vagas para mentores(as) distribuídas entre componentes curriculares como Introdução ao Empreendedorismo, Noções sobre Inteligência Artificial, Descoberta do Problema, Introdução à Fabricação Digital e Pitch e Planos Futuros, entre outros. As aulas ocorrerão predominantemente no turno noturno, com algumas atividades na modalidade a distância.
Podem participar da seleção servidores efetivos e docentes substitutos do IFG, além de profissionais externos com formação em áreas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e Engenharias, ou com ensino médio completo e experiência comprovada nas temáticas dos cursos. A remuneração prevista é de R$ 160,00 por hora de atividade.
O processo seletivo será composto por análise técnica documental, com pontuação conforme titulação e experiência profissional. O resultado final está previsto para 12 de novembro de 2025, e as atividades devem iniciar a partir de 24 de novembro de 2025.
O Programa Pé no Futuro é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), executada pelo IFG em parceria com fundações de apoio e demais instituições públicas, visando fortalecer a formação empreendedora e o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí
