Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre inscrições para seleção de agentes territoriais de cultura

IFG abre inscrições para seleção de agentes territoriais de cultura

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2024, 16h34 | Última atualização em Terça, 14 de Maio de 2024, 16h34

Bolsistas selecionados atuarão como agentes territoriais de cultura do Programa Nacional dos Comitês de Cultura

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, está com inscrições abertas até 27 de maio, para a seleção de agentes territoriais de cultura. Os selecionados atuarão como bolsistas do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Todas as informações sobre a seleção estão no Edital nº 07/2024.

Os interessados em participar da seleção devem possuir idade igual ou superior a 18 anos e desenvolverão, como parte das atividades do projeto, em seu território de atuação, atividades de promoção do acesso à cultura, ações de articulação, mobilização e comunicação social, bem como um processo de mapeamento e sistematização em seus territórios no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura.

Cada aluno bolsista selecionado para atuar como Agente Territorial de Cultura receberá os seguintes valores: Bolsa (mensal) de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais) durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período; Auxílio inclusão digital de R$ 1.000,00 (um mil reais), depositado em parcela única; Auxílio inclusão digital (mensal) de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), durante o período de 12 meses, podendo ser renovado por até igual período.

Podem participar da seleção pessoas físicas que possuam os seguintes requisitos: ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos; ser alfabetizado e ter habilidades mínimas no uso de tecnologias digitais, características essenciais para desempenhar as atividades de formação, mobilização e sistematização previstas para o papel de Agentes Territorial de Cultura – ATC; residir na Região Imediata da Unidade da Federação correspondente àquela da vaga para a qual irá se inscrever; indicar, no ato da inscrição, para qual vaga irá se candidatar e em qual Unidade da Federação; possuir reconhecida atuação na área cultural em seu território; ter disponibilidade de atuação de 20h semanais, distribuídas entre 5 (cinco) horas de formação e 15 (quinze) horas de atividades planejamento, mobilização no território e sistematização das atividades realizadas.

Todos os requisitos necessários aos candidatos e as informações complementares constam do edital publicado. As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2141/, no período entre os dias 8 de maio até  às 23h59min do dia 27 de maio de 2024 (horário de Brasília).

Edital e Programa

O edital é realizado com recursos da União, por intermédio da Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), repassados ao IFG por meio do Termo de Execução Descentralizada para a realização do Programa dos Agentes Territoriais de Cultura no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura (SCC/MinC) na região Centro-Oeste do Brasil, que compreende as seguintes Unidades da Federação:  Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Distrito Federal (DF) e Goiás (GO).

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) tem como objetivo “ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC)”.

Os Agentes Territoriais de Cultura Agentes Territoriais de Cultura (ATC), conforme o inciso IV do art. 5º da Portaria  MinC n° 64/2023, são: “pessoas físicas, selecionadas por meio de editais, representativas da diversidade social, cultural, étnico-racial e de gênero de suas localidades, com conhecimento acerca das dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades, onde realizarão ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, mediante formação continuada, que contribuam para o desenvolvimento territorial”.

Nesta primeira fase, o PNCC ofertará 601 (seiscentas) vagas iniciais de Agentes Territoriais de Cultura, distribuídas nas cinco regiões do país, os quais serão selecionados pelos Institutos Federais parceiros do Programa, sendo 64 (sessenta e quatro) na Região Norte, 175 (cento e setenta e cinco) na Região Nordeste, 56 (cinquenta e seis) na Região Centro-Oeste (cinquenta e seis) na Região Centro-Oeste, 203 (duzentos e três) na Região Sudeste e 103 (cento e três) na Região Sul.

Informações

Edital de Chamada Pública 07/2024/PROEX/IFG – Seleção de agentes territoriais de cultura do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC): https://ifg.edu.br/editais-extensao

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria