Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG promove ação solidária “De IF para IF” para arrecadar doações para mães do Rio Grande do Sul
SOLIDARIEDADE

Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2024, 13h41 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2024, 18h57

A ação visa arrecadar doações na Reitoria e em outros 9 câmpus do IFG  e entregá-las para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul

No dia das mães, 12 de maio, o Instituto Federal de Goiás (IFG), além de homenagear e parabenizar as mães, iniciou uma ação solidária voltada às mães do Sul. Denominada “De IF para IF: dos Institutos Federais às mães do Sul do país”, a iniciativa visa arrecadar materiais, como fraldas descartáveis, lenços umedecidos, leite em pó, absorventes e mamadeiras, para mães do Rio Grande do Sul. Os materiais arrecadados serão levados para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As doações podem ser feitas por qualquer pessoa até o dia 23 de maio na Reitoria e em outros nove câmpus da Instituição.

A ação foi pensada pela Diretoria de Comunicação Social e articulada com a reitora do IFG, professora Oneida Barcellos Irigon, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, a Diretoria Executiva e a Pró-Reitoria de Administração. Além da Reitoria, funcionarão como postos de coleta das doações os câmpus Anápolis, Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Jataí, Luziânia e Uruaçu.

Em uma ação de Instituto Federal para Instituto Federal, os materiais arrecadados serão levados para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul que, assim como o IFG, faz parte da Rede Federal. Com cursos gratuitos em vários municípios gaúchos, o IFRS tem unidades em cidades afetadas fortemente pelas enchentes no Sul, como Porto Alegre, Canoas, Rio Grande, Alvorada, Bento Gonçalves, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Rolante, Sertão, VacariaVeranópolis e Viamão.

Solidariedade

Como ressaltou a reitora do IFG, professora Oneida Irigon, a campanha de arrecadação tem grande importância e impacto positivo para as mulheres e mães: “em uma situação de emergência ou desastre, muitas vezes as pessoas perdem tudo o que possuíam, incluindo itens essenciais para a sobrevivência e cuidado com seus filhos. As fraldas e mamadeiras, entre outros materiais, são produtos fundamentais para garantir a saúde e o conforto dos bebês, especialmente em situações de caos e falta de recursos. Além disso, a campanha também envolve um sentimento de solidariedade e apoio às mães que estão passando por momentos difíceis. Saber que há pessoas dispostas a ajudar e a fornecer suporte emocional e prático pode trazer uma sensação de esperança e alívio para essas mulheres”.

Ainda segundo a gestora, “essa ação demonstra o compromisso social da Instituição em estar presente e colaborar com a comunidade em momentos de crise. Contribuir para a saúde e bem-estar das mães e crianças afetadas pelo desastre é uma forma concreta e significativa de auxiliar na recuperação dessa região. Ela envolve a participação da comunidade, criando uma corrente de apoio e auxílio mútuo”.

Além do Instituto Federal de Goiás, apoiam a ação solidária o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), o Sindicato dos Servidores em Instituições Federais de Educação Tecnológica do Município de Goiânia-GO (Sintef-GO) e seções sindicais vinculadas e as seções sindicais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Participe da ação. Confira os postos de coleta:

• Reitoria: Av. C-198, 500, Jardim América, Goiânia-GO.
  • Câmpus Anápolis: Av. Pedro Ludovico, s/n, Residencial Reny Cury.
  • Câmpus Aparecida de Goiânia: Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira (antiga Rua Mucuri), Qd 1, Lt 1-A – Parque Itatiaia
  • Câmpus Formosa: Rua 64, esq. c/ Rua 11, s/n, Expansão Parque Lago.
  • Câmpus Goiânia: Rua 75, nº 46, Centro.
  • Câmpus Goiânia Oeste: Rua RF 17, Quinhão 1, Fazenda Santa Rita, Residencial Flórida.
  • Câmpus Inhumas: Avenida Universitária, s/nº, Vale das Goiabeiras.
  • Câmpus Jataí (das 8 às 11h e das 14h às 17h): Av. Presidente Juscelino Kubitschek, nº 775, Residencial Flamboyant.
  • Câmpus Luziânia: Rua São Bartolomeu, s/n, Vila Esperança.
  • Câmpus Uruaçu: Rua Formosa, Qds. 28/29, Loteamento Santana.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.