Homenagem

Comunidade do Câmpus Goiânia homenageia professora Ana Lúcia Siqueira em cerimônia marcada por arte e emoção

  • Imprimir
Publicado: Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 10h04 | Última atualização em Sexta, 13 de Fevereiro de 2026, 11h00

A homenagem póstuma à docente reuniu familiares, servidores e alunos no Câmpus Goiânia

Câmpus Goiânia do IFG prestou homenagem póstuma à professora Ana Lúcia Siqueira com música e poesia no dia 11 de fevereiro.
Câmpus Goiânia do IFG prestou homenagem póstuma à professora Ana Lúcia Siqueira com música e poesia no dia 11 de fevereiro.

Professora Ana Lúcia Siqueira de Oliveira

A comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou, na noite de quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, homenagem póstuma à professora de Artes Ana Lúcia Siqueira de Oliveira, falecida no último dia 2. Familiares, servidores, estudantes e amigos participaram do encontro, marcado por apresentações musicais, declamações de poemas e momentos de convivência, em frente à biblioteca do câmpus.

Organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas 1 e pela Coordenação da Área de Artes do Câmpus Goiânia do IFG, a cerimônia reuniu diferentes manifestações artísticas e afetivas em memória da docente. O cerimonial foi conduzido pela professora Ema Marta Dunck Cintra, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras.

As apresentações musicais ficaram por conta dos professores de Música Rosana Rodrigues e Gustavo Amui, em dueto de flauta e violão; do Quarteto Goyania, formado pelos docentes Felipe Valoz, Maurício Mendonça e João Henrique Cardoso, com participação do egresso do curso de Música Carlos Aguiar. Também participaram das apresentações o saxofonista Carlos Gontijo e a professora de Música Gabriela Almeida ao violoncelo.

 

Árvore de crochê no pátio do Câmpus Goiânia. Intervenção artística criada pelo professora Ana Lúcia Siqueira com a  participação de estudantes do curso técnico em Cozinha/Gastronomia (EJA) para a disciplina de Artes.

Servidores e amigos também declamaram poemas que destacaram as lembranças, a sensibilidade artística e a dedicação pedagógica da professora Ana Lúcia. Entre os elementos simbólicos recordados esteve a árvore vestida de crochê no pátio do câmpus — intervenção artística realizada pela docente — que será preservada pela comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia. Durante a homenagem, surgiu ainda a proposta de cultivar flores ao redor da árvore, iniciativa sugerida pela coordenadora do curso de Turismo e Hospitalidade, professora Sandra dos Santos.

A professora Lídia Leal apresentou o poema "Voa, Borboleta!", escrito por ela em tributo à colega. Lídia destacou a emoção que marcou a organização da cerimônia e o legado humano e profissional deixado pela docente.

“Organizamos tudo com muita emoção e saudade. Ela permanece em nós, em sua arte, em sua ação pedagógica, na pesquisa e na gestão que desenvolveu. Foi uma pessoa amável, generosa e sempre disposta a compartilhar sua beleza e seu sorriso”, afirmou a professora Lídia.

Estudantes do curso técnico em Cozinha/Gastronomia (EJA), agora ex-alunos da professora, organizaram um café colaborativo para acolher os familiares e convidados. A coordenadora do curso técnico em Gastronomia (EJA) e amiga da docente, professora Lisandra Lavoura, explicou que a iniciativa de servir um café na homenagem surgiu de forma espontânea. “Foi uma demonstração de gratidão pela vida, pela arte e pelas cores que ela nos ensinou a valorizar. Tudo foi preparado com cuidado e carinho”, disse a professora Lisandra.

O esposo da professora Ana Lúcia, Roberto, e o Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia, professor Cristiano da Costa, no descerramento da placa em homenagem à professora falecida.

Durante a cerimônia, foi realizado também o descerramento de uma placa em homenagem à professora, pelo esposo da docente, Roberto, e pelo gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus Goiânia, professor Cristiano Aparecido da Costa, que representou o diretor-geral do Câmpus Goiânia, professor Vinícius Carvalhaes, na homenagem.

Um dos três filhos da professora Ana Lúcia Siqueira, Gabriel, agradeceu pela homenagem realizada pela comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia.

A placa da homenagem foi entregue ao filho Gabriel, que agradeceu em nome da família. “Ela tinha muito orgulho dos alunos que tentavam, erravam e não desistiam. Tenho certeza de que ficaria muito feliz com tudo o que foi feito aqui”, declarou.

A homenagem destacou o legado artístico, pedagógico e humano da professora Ana Lúcia Siqueira. Ela atuou como professora da área de Artes no IFG e dedicou anos de sua vida à educação pública, técnica e tecnológica. Em sua trajetória na Instituição, ocupou cargos de grande relevância, tendo exercido a função de Diretora-Geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG por dois mandatos (2012-2021), desde a implantação da unidade. Também exerceu a função de Coordenadora da Área de Artes e Coordenadora de Recursos Humanos, no Câmpus Goiânia do IFG.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia