IFG Luziânia promove roda de conversa sobre enfrentamento à violência contra a mulher
Evento reuniu estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e comunidade para discutir formas de violência, rede de apoio, denúncia e proteção às mulheres
Com o lema “Setembro ainda é Lilás”, o IFG Câmpus Luziânia realizou, na tarde desta quarta-feira, 2 de setembro, a roda de conversa “Questões de autocuidado da mulher e da sociedade”. O encontro promoveu um espaço de informação e diálogo sobre a violência contra a mulher, suas diferentes formas de manifestação e os caminhos disponíveis para buscar ajuda.
Participaram da atividade a promotora de Justiça, Gabriela Paula de Castro, e a diretora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Luziânia, Juliana Roriz. A mesa redonda contou ainda com a participação da diretora-geral do Câmpus Luziânia, Ione Velame; da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Simone Paixão, e teve como mediadora a professora Tânia Mara.
Na abertura, Ione Velame deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de promover, também no ambiente escolar, espaços para discussão de temas relacionados à violência contra a mulher. A diretora ressaltou o papel da informação e do diálogo na conscientização da comunidade e no enfrentamento de situações de violência.
Informação como forma de proteção
Ao longo da atividade, Gabriela Paula de Castro e Juliana Roriz abordaram os diferentes tipos de violência contra a mulher, sinais que podem ajudar a identificar relações abusivas e formas de buscar ajuda. Também falaram sobre os serviços de atendimento disponíveis e reforçaram a importância de romper o silêncio diante de situações de violência.
Entre os pontos discutidos esteve a importância de romper o silêncio e procurar a rede de apoio. As convidadas reforçaram que mulheres em situação de violência não devem ter medo de denunciar nem sentir vergonha de reconhecer e falar sobre o que estão vivendo.
A conversa também possibilitou aos participantes conhecer melhor os serviços disponíveis no município para acolhimento e orientação das mulheres, além da atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência.
Participação da comunidade
O evento reuniu estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e pessoas da comunidade externa. Ao final das exposições, o debate foi aberto ao público, que fez perguntas às convidadas e contribuiu para a discussão a partir de dúvidas, relatos e reflexões sobre o tema.
A roda de conversa foi realizada pelo IFG Câmpus Luziânia, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher de Luziânia (CEAM).
Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.
