Acadêmico

Câmpus Goiânia inicia aulas do segundo semestre nesta segunda-feira, 17

  • Imprimir
Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2026, 17h18 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2026, 16h03

Segundo semestre letivo começa com atividades acadêmicas para alunos da unidade

Início das aulas na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, no Câmpus Goiânia do IFG.
Início das aulas na manhã desta segunda-feira, 17 de agosto, no Câmpus Goiânia do IFG.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) retomou as atividades letivas nesta segunda-feira, 17 de agosto, data de início do segundo semestre de 2026 para estudantes de todos os cursos da unidade.

Os estudantes ingressantes dos cursos técnicos e superiores participam de atividades de recepção e acolhimento junto às coordenações de cursos nos três turnos letivos. A volta às aulas marca o retorno da movimentação estudantil no câmpus.

Estudantes ingressantes do curso de Engenharia de Controle e Automação, na recepção realizada pela coordenação no turno matutino.

Também ocorreu acolhimento aos alunos ingressantes nos períodos matutino e vespertino. À tarde, a programação para os estudantes ingressantes dos cursos superiores começa às 13h30, no Teatro do IFG. Após a apresentação da Diretoria-Geral, os estudantes participam, a partir das 14h45, de atividades com as coordenações dos cursos. No turno vespertino, serão recepcionados os ingressantes das licenciaturas em Letras, Matemática, História, Física e Música.

No período noturno, a recepção será destinada aos estudantes do curso técnico integrado em Gastronomia (EJA) e dos cursos técnicos subsequentes em Mecânica, Eletrotécnica e Agrimensura. A atividade começa às 19h, no Teatro do IFG, com a apresentação da Diretoria-Geral. Na sequência, a partir das 20h05, os ingressantes participarão de apresentações das coordenações de cursos.

Datas importantes
De acordo com o calendário acadêmico do Câmpus Goiânia, os estudantes concluintes dos cursos superiores devem realizar, até o dia 27 de agosto, a inscrição para solicitação de colação de grau. As cerimônias estão previstas para os dias 13 e 14 de novembro. 

Também está aberto o período de inscrição para a solenidade de certificação dos concluintes dos cursos técnicos subsequentes e da EJA. Podem participar estudantes que tenham concluído todos os componentes curriculares entre 5 de março e 13 de julho de 2026 e que tenham interesse em participar da solenidade. As inscrições serão realizadas de 18 a 30 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponibilizado na página do Câmpus Goiânia. As cerimônias estão previstas para os dias 17 e 18 de setembro, às 20h, no Teatro.

Assistência Estudantil

Ainda no mês de agosto, estão abertas as inscrições para vagas remanescentes do Programa Auxílio-Alimentação para estudantes dos cursos de graduação e dos cursos técnicos subsequentes.  Os alunos do Câmpus Goiânia têm até o dia 21 de agosto para se inscrever, conforme as regras estabelecidas em edital.

Monitoria, proficiência e estágio

Para 24 de agosto, está prevista a publicação do Edital de Monitoria, que selecionará estudantes para atuar como monitores em determinadas disciplinas. Já no dia 30 de agosto, está prevista a publicação do Edital de Proficiência. Também está programada a divulgação do edital para seleção de vagas de estágio do semestre 2026/2 no Câmpus Goiânia.

Eventos
O segundo semestre letivo também contará com uma programação de eventos acadêmicos, científicos e culturais. Em agosto, o câmpus recebe o Goiânia Art Déco Festival 2026, nos dias 25 e 26.

A partir de 2 de setembro, será realizado o Seminário Local de Iniciação Científica. Em outubro, um dos destaques será a Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2026, prevista para a segunda quinzena do mês.

Na reta final do ano letivo, serão realizados os Jogos Internos – JIF, de 1º a 15 de dezembro. O segundo semestre letivo do Câmpus Goiânia será encerrado em 18 de dezembro, de acordo com o calendário acadêmico.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia